Bolsonaro disse ainda que a inflação se combate com mais produção, citando o financiamento da agricultura familiar.
Bolsonaro disse ainda que a inflação se combate com mais produção, citando o financiamento da agricultura familiar.| Foto: Evaristo Sá/AFP/24-05-2019

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite de quinta-feira (12), durante transmissão pelas redes sociais, que tem conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre ações para controlar a inflação no País, mas culpou as medidas de combate ao coronavírus como responsáveis pela alta nos preços, afirmando que, agora, “a conta chegou”. “Não queiram que o governo federal resolva tudo, não dá para resolver. No mais, estamos tendo inflação? Sim. E é no mundo todo. Nos últimos 12 meses está na casa dos 9%. É um número grande", lamentou, afirmando que não é possível fazer milagre. "Você se lembra lá atrás, e teve apoio de parte da população, o fique em casa, economia a gente vê depois? Querem que agora a gente faça milagre?”

Bolsonaro citou ainda algumas ações que o governo tem tomado para tentar reduzir a alta nos preços. “Tenho conversado com o Paulo Guedes muito sobre esse assunto. Algumas medidas estão sendo tomadas para combater a inflação”, listando algumas ações do governo federal, como a independência do Banco Central, financiamento para a agricultura familiar pela Caixa Econômica Federal. "Nós combatemos a inflação com mais produção. Não tem outro caminho. Alguns acham que devo dar uma canetada ou congelar os preços, ou suspender a exportação de alguma coisa para ficar mais barato no Brasil. Isso não dá certo. Leva a uma coisa pior que a inflação. Leva ao desabastecimento”, alertou.