Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou um convite para o ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida explique os estudos para a privatização da Petrobras.
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou um convite para o ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida explique os estudos para a privatização da Petrobras.| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

A Comissão de Fiscalização Financeira e de Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18), um convite para o ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida explicar os estudos para a privatização da Petrobras e falar também sobre o aumento dos combustíveis. A proposta foi feita pelos deputados do Psol Ivan Valente (SP) e Sâmia Bomfim (SP), que originalmente pediam a convocação do ministro. Por se tratar de um convite, a presença de Sachsida não é obrigatória. O ministro deve falar aos deputados no dia 22 de junho.

“O governo atual planeja, no apagar das luzes, privatizar a empresa, seja da forma convencional, seja por dentro, com a venda de seus ativos mais rentáveis e estratégicos, reduzindo seu papel a mera produtora e exportadora de petróleo bruto para garantir lucro aos acionistas”, argumentam os deputados oposicionistas no requerimento onde pediam a convocação do ministro.

A proposta acabou sendo alterada para convite por iniciativa do deputado Aluisio Mendes (PSC-MA). “O ministro já se mostrou disponível a vir a essa comissão no dia 22 de junho”, afirmou o parlamentar, que disse concordar que Sachsida deve explicar suas declarações sobre a privatização da estatal. O convite será estendido também ao presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho.