Censo Marco Aurélio STF
O Censo, pesquisa mais profunda e precisa sobre a população do Brasil, deveria ter ocorrido em 2020, mas foi adiado por falta de verba.| Foto: Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (18) que prepara um plano para realizar o Censo 2022, que incluirá a necessidade de recursos orçamentários a serem repassados ainda este ano. Segundo o órgão é urgente a recomposição do orçamento de 2021 para dar conta das etapas preparatórias para a pesquisa no próximo ano. O comunicado ocorre na esteira da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a realização do Censo Demográfico em 2022.

"A Direção do IBGE prepara um plano para cumprimento da decisão judicial que estabeleceu a realização do Censo Demográfico em 2022. O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao Instituto ainda este ano, para que o Censo ocorra no ano que vem - por enquanto, sem data definida. A prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021", diz um comunicado do IBGE.

O Censo Demográfico, realizado a cada dez anos, visita todos os cerca de 71 milhões de lares brasileiros. A pesquisa deveria ter ocorrido em 2020, mas foi adiada pela pandemia da Covid-19.