Sandro Barreto frisou que a estatal tem preços livres, que seguem a flutuação internacional.
Sandro Barreto frisou que a estatal tem preços livres, que seguem a flutuação internacional.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante audiência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, realizada na quinta-feira (21), o gerente-geral de Comercialização no Mercado Interno da Petrobras, Sandro Barreto, afirmou que não há qualquer perspectiva para a estabilização dos preços dos combustíveis. Segundo ele, no momento existem pressões de aumento de consumo com o inverno no Hemisfério Norte e com a aceleração da produção global a partir da melhoria dos números da pandemia de Covid-19.

Barreto explicou que os países produtores de petróleo vêm aumentando a produção de derivados, mas não há como saber se o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda está próximo. O gerente frisou que a estatal tem preços livres, que seguem a flutuação internacional. “O mercado de commodities é extremamente volátil, nervoso. Taxa de câmbio também tem uma variação bastante intensa, às vezes de um dia para o outro. E o que a Petrobras busca na sua política de preços é justamente evitar o repasse dessa volatilidade imediata para a sua precificação no mercado brasileiro”, declarou.