O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em sessão desta sexta (18).| Foto: Reprodução/TV Câmara
Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de "mentiroso" na sessão da Casa realizada nesta sexta-feira (18). O deputado reagiu a uma fala de Bolsonaro que, em uma transmissão nas redes sociais, atribuiu a Maia a perda de validade da Medida Provisória que estabelecia o 13º salário do Bolsa Família.

"O Presidente da República mentiu em relação à minha pessoa. Essa é uma articulação conjunta pra desqualificar a imagem dos adversários do Presidente. Hoje o próprio ministro Paulo Guedes confirmou que o presidente é mentiroso, quando confirmou que não há recursos [para o pagamento do 13º do Bolsa Família]", afirmou Maia.

O presidente da Câmara foi além e, em seu pronunciamento, afirmou que Bolsonaro "não teve coragem" de costurar uma expansão do Bolsa Família ou uma possível prorrogação do auxílio emergencial.

Publicidade

"Se o presidente tivesse tido coragem, poderíamos estar discutindo a expansão do auxílio emergencial e o 13º salário [do Bolsa Família]. Fizemos muitas propostas, muitos economistas considerados liberais fizeram propostas para expansão do auxílio emergencial ou fortalecimento do Bolsa Família. Hoje não estamos discutindo um novo programa social porque o Presidente da República pediu ao relator [da PEC Emergencial] Márcio Bittar que nada de gatilho fosse votado. Se hoje o Presidente não consegue promover uma melhora do Bolsa Família pra esses milhões de brasileiros que ficarão sem nada a partir de janeiro, a responsabilidade é exclusiva dele", completou Maia.