i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Venezuela

Chávez quer reduzir alíquota de imposto para combater inflação

  • PorReuters/Brasil Online/O Globo Online
  • 16/02/2007 05:43

O presidente venezuelano Hugo Chávez prometeu na quinta-feira reduzir o imposto sobre valor agregado da Venezuela para combater a inflação mais alta da América Latina, apesar da adoção de mecanismos de controle de preços terem gerado escassez de carne e açúcar em supermercados.

Chávez informou que vai reduzir o IVA em 5 pontos percentuais, para 9,5 por cento, até julho, em uma medida que custará anualmente ao governo até 8 trilhões de bolívares (3,7 bilhões de dólares) em receita, mas também reduzirá a inflação em 3 pontos percentuais.

O mandatário tem enfrentado oposição e críticas da mídia por conta da inflação de 17 por cento do último ano e tem tentado manter os custos de alimentação baixos apesar dos controles que causaram distorções em cadeias de suprimentos e geraram prateleiras vazias em algumas ocasiões.

O ex-soldado, que está promovendo uma campanha de nacionalização neste ano, reiterou ameaça de estatizar empresas que seu governo acredita estarem colaborando com a inflação ou com a escassez da oferta de alimentos.

Falando em seu programa de televisão ``Alô Presidente'', Chávez instruiu seus simpatizantes e os militares para serem vigilantes e denunciarem tais ``especuladores''.

O objetivo oficial do governo é manter a inflação em até 12 por cento este ano.

Chávez informou que o IVA será reduzido em uma primeira fase em 1o de março em 3 pontos percentuais e de novo, em 2 pontos, em 1o de julho.

Para compensar a perda de receita, Chávez informou que seu governo criará novos impostos, incluindo um que envolverá a propriedade privada dos mais ricos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.