• Carregando...
 | Henry Milléo
| Foto: Henry Milléo

O charme de um casarão construído na década de 1960 por uma família de origem ucraniana conquistou os empresários Midori Ohata, especializada em produção de fantasias, Elyane Fiuza, estilista de bolsas, e Marcos Crocetti, idealizador do Café Il Crocetti. Os três resolveram unir forças para concretizar o sonho de abrir um local aconchegante e com estilo para tocar seus negócios e receber clientes. Assim que conheceram a casa, de dois pavimentos, localizada no Largo da Galícia, no Bigorrilho, não tiveram dúvidas: estava ali o imóvel que procuravam. A reforma tem projeto geral da arquiteta Caroline Petrelli, que também assina os interiores dos ambientes de Elyane – escritório e showroom da marca Elyane Fiuza Luxury Bags – e de Midori, o atelier e loja Criatura de Marte, em todo o pavimento superior. Batizada de Espaço Galícia, a casa abre as portas para o público em soft opening nessa quinta-feira. Caroline, que pesquisou a história do imóvel, conversou com a coluna sobre o restauro e decoração do local.

O que o olhar de arquiteta viu na casa?

Arquitetura eclética, cheia de detalhes, em um imóvel que foi construído e habitado por uma família de origem ucraniana, bastante religiosa, como todos os imigrantes que vieram daquele país. Isso fica evidente em detalhes como a cúpula na fachada, sobre uma pequena torre puramente decorativa. A cúpula remete a elementos bizantinos de igrejas da Ucrânia, que misturam referências orientais e ocidentais. Também há os nichos para santos.

Qual o principal desafio da reforma?

Manter ao máximo as características originais da casa e ao mesmo tempo trazer toques contemporâneos e elegantes na decoração, com cores modernas que trazem personalidade, como no showroom das bolsas. Mas essa modernidade não interfere nos elementos originais do imóvel, e sim, conversa com eles. A casa tem belos pisos em madeira, com tacos colocados em diferentes padrões; sancas decoradas; uma escada em dois lances com corrimão em madeira e piso com detalhe em granitino, além de muitas janelas, especialmente no andar superior, que tem muita luminosidade.

* * * * *

Primavera ainda mais florida

Com a chegada da primavera, a Esalflores promoveu, na noite de segunda-feira, a festa de inauguração da sua nova loja em Curitiba, no Rebouças, que passa a ser a maior floricultura e Garden Center do Sul, com mais de 3 mil m², e conta ainda com o espaço Esalcafé, com grãos especiais da bebida e tortas holandesas. O local passa a promover cursos regulares de jardinagem e paisagismo. Na foto, a arquiteta Regina Yanaga, responsável pelo projeto da loja, com Antônio José Esperança, presidente da Esalflores, e Bruno José Esperança, diretor geral da empresa.

Para cima e avante

A Daiken Elevadores aposta firme no crescimento do mercado de elevadores residenciais. Presente em 15 estados brasileiros, a empresa, que está entre os três maiores fabricantes nacionais do segmento, vem registrando crescimento contínuo de 25% ao ano desde 2011. As quatro linhas de elevadores contemplam diferentes orçamentos e estilos arquitetônicos.

Não falta estilo

Não poderia ser diferente: os 18 anos da Inove, dos empresários Eviete Dacól e Alceu Bomfim Jr, serão celebrados com uma festa cheia de estilo e design, nessa terça-feira, dia 30. A comemoração será marcada pela inauguração da Mostra Inove Decor, com onze ambientes assinados por Clarice e Simone Volpi, Cláudia Horta e Edison Vello, Cybele Kinoshita, Deborah Nicolau, Helena e Letícia Rolim de Moura, Mariana Stockler e Carolina Posanske, Marina Canhadas e Sabina Bottarelli, Michele Krauspenhar, Nadia Bentz, Vanderlan Farias e Beto Lemos, Savana Lazaretti e Viviane Busch.

Plano diretor em debate

A revisão do Plano Diretor de Curitiba, que está em andamento, é o tema do evento que o Grupo Gonzaga promove para clientes investidores dia 1º de outubro. O arquiteto e urbanista Luís Henrique Fragomeni é o convidado do Ciclo de Palestras "O Futuro do Investimento Imobiliário em Curitiba". Fragomeni, que foi presidente do Ippuc e professor de Planejamento e Desenho Urbano na UFPR, vai falar sobre os principais desafios do Plano Diretor, instrumento básico de política territorial que determina como será o desenvolvimento do município.

Na prática

Os arquitetos e sócios da Union Architectural Concept, Thiago Salcedo, Ernest Böhm, Beatriz Empinotti e Fernanda Alvarez, vão ministrar palestras na Semana Acadêmica de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores da Universidade Tuiuti do Paraná, que começa amanhã e vai até dia 3 de outubro. O profissionais abordarão temas como a arquitetura de interiores na prática, croquis e estruturas.

Arquitetura em foco

Os elegantes ambientes da Artefacto Curitiba foram cenário para a posse da nova diretoria da Asbea-PR, prestigiada por profissionais de escritórios de arquitetura associados à entidade. Recepcionados pela equipe da loja, os convidados fizeram visita guiada à Mostra 18 Espaços para 18 Personalidades e confraternizaram com o presidente da Asbea-PR, Keiro Yamawaki, na foto com Jordana Fraga, gerente de mercado da Artefacto, Keila Giacomeli, gerente comercial da marca, e Orlando Ribeiro, que acaba de deixar a presidência da associação.

De Masi em Curitiba

O pensador, autor e sociólogo italiano Domenico De Masi, que esteve em Curitiba nessa semana, participou do evento de lançamento da 13.ª Feira de Gestão da FAE. Antes de apresentar sua palestra, De Masi conversou com o presidente do Secovi-PR, o sindicato das imobiliárias, Luis Antônio Laurentino (à esq.), e dirigentes da instituição de ensino, entre eles, Jorge Apostolos Siarcos, diretor geral da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (à dir.).

Quem precisa de TV?

Um dos ambientes da Casa Cor Paraná 2014 vem chamando a atenção não só pelo décor, mas também por substituir a TV por um imenso aquário na sala de estar. A Sala Brasileiríssima, criada por Janaina Macedo, tem o conceito de refúgio urbano, trazendo elementos em madeira, mobiliário com linhas orgânicas, plantas nativas no paisagismo e o aquário de 500 litros. Montada pela Planeta Aquários, a peça inclui cinco espécies de peixes e plantas amazônicas.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]