• Carregando...

Para muitos brasileiros no exterior a seleção canarinho é uma espécie de resgate da identidade nacional. Para a estudante Angélica Cristina Marrero, de 16 anos, isso não é diferente. Angélica viajou ao México em abril de 2005 para conhecer outra cultura e aprender o idioma espanhol. Além disso, a estudante queria trocar a rotina de São Paulo por um lugar mais calmo e menos violento. Escolheu a paradisíaca Cancún que, mesmo repleta de turistas o ano todo, guarda as características bem mexicanas do povo local. Em tempos de Copa, a palavra é sua Angélica:

"É a primeira que vez viajo sozinha e fico tanto tempo longe da minha família num lugar tão distante como o México. Aqui soube valorizar certas coisas: se na minha terra não me importava tanto com o futebol, agora acho emocionante ver o time do nosso país jogando. Uma sensação sem igual.

Fiz amizade com muitos brasileiros que estão em intercâmbio aqui no México, adoramos sair e ver os jogos entusiasmantes da seleção brasileira em um desses bares que freqüentamos para comemorar alguma ocasião especial. O pessoal se junta para festejar ou simplesmente para ver uma boa partida de futebol junto com a torcida adversária mexicana. No caso, a emoção dos gols de nosso país é terrível para os torcedores do time oposto.

No colégio onde estudo todos os meus amigos ou conhecidos perguntam por que time vou torcer na Copa. Brasil ou México? Para não me fazer de mal agradecida no país que me acolheu, desconverso. ‘Para o time que ganhar’, respondo. Mas a verdade é que sou brasileira e adoro a seleção de meu país, não importa se vença ou perca.

Independente da minha torcida pessoal, a Copa aqui no México já contagiou todo mundo: até as pizzas e a Coca-Cola estão ‘vestidas’ com as cores mexicanas e muita gente tem uma pulseirinha do time. No canal MTV-Latina abriram um bloco sobre futebol em que sempre fazem aquelas propagandas meio malucas. Numa delas, um jogador brasileiro é ‘massacrado’ por um mexicano; tem uma outra com alemães cujo tema salsicha.

O futebol aqui é uma paixão como em muitas partes do mundo, e os mexicanos não esperam a hora de finalmente ganharem a Copa para ficarem tão contentes como nós quando vencemos nosso primeiro mundial. Mas é meio difícil, já que eles não têm a ginga que o brasileiro tem.

Não vejo a hora que passe um jogo Brasil e México para poder sair com meus amigos brasileiros e nos juntarmos aos mexicanos para assistirmos juntos à partida. Vamos mostrar qual é a verdadeira torcida e também a ‘onda’ que fazemos muito bem."

Leia a história anterior: Entre moinhos de ventos a animação dos torcedores na Holanda.

Leia as matérias e conte sua história no blog da Copa.

Confira a cobertura completa do mundial no site da Copa.

Próxima história: nas ricas terras árabes, brasileiros vão se virar para acompanhar a Copa - Arábia Saudita, nesta terça-feira (30/05).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]