• Carregando...

O total de trabalhadores empregados no setor de construção civil no País caiu 0,86% em novembro ante outubro, com o fechamento de 30,6 mil vagas (saldo das contratações menos demissões). Com o resultado, o setor empregava 3,514 milhões de trabalhadores em todo o País ao final de novembro.

Os dados fazem parte da pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 13, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em novembro deste ano, a queda mais acentuada em números absolutos ocorreu na Região Sudeste, onde foram cortadas 21,9 mil vagas. Em seguida aparecem Centro-Oeste (5,6 mil), Norte (4 9 mil) e Sul (3,2 mil). Já no Nordeste, foram abertas 5,1 mil vagas de trabalho.

O levantamento mostra que a queda não foi tão acentuada quanto a verificada na passagem de outubro para novembro de 2012, quando o setor fechou 42,7 mil postos.

Na avaliação do presidente do Sinduscon-SP, Sergio Watanabe, a diminuição no número de empregados se deve a fatores sazonais, como o início do período de chuvas e a conclusão de uma série de obras. "Sazonalmente, a redução no contingente de empregados na construção civil é comum no final de cada ano", afirmou, em nota.

Na comparação entre o acumulado de janeiro a novembro de 2013 e os mesmos meses de 2012, o número de trabalhadores empregados no ramo aumentou 0,95%. Já no período dos últimos 12 meses encerrados em novembro, o levantamento mostra acréscimo de 1,13% com 39,3 mil contratações.

São Paulo

No Estado de São Paulo, em novembro, as empresas da construção somavam 898,3 mil empregados com carteira assinada, indicando declínio de 0,73% em relação a outubro, com o fechamento de 6,6 mil vagas.

Na comparação do acumulado de janeiro a novembro de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior, houve acréscimo de 1,12%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]