• Carregando...

Petrobras e YPFB retomam negociações, diz Rondeau

Após o presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmar que responderia ao ultimato da Petrobras , o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou que as negociações entre as petroleiras estatais brasileira e a boliviana, a YPFB, foram retomadas . As negociações sobre o destino das duas refinarias da Petrobras na Bolívia tinham sido suspensas , quando Morales retirou por decreto, assinado no domingo, o direito da Petrobras de comercializar petróleo e derivados produzidos nas suas unidades.

Leia matéria completa

A Petrobras, grupo Ultra e Brasken estão criando um grupo de trabalho para desenvolver estudos com o objetivo de encontrar uma alternativa para a manutenção da operação da Refinaria Ipiranga, do grupo Ipiranga, adquirido recentemente pelas três empresas.

A informação foi dada, nesta terça-feira, pelo Diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ao explicar que o grupo vai analisar que tipos de produtos poderão ser produzidos na refinaria, que fica no Rio Grande do Sul e tem uma capacidade de processar cerca de 14 mil barris diários de petróleo.

Devido aos preços baixos de venda dos derivados da Petrobras ao mercado interno, que não estão acompanhando as cotações internacionais, a Refinaria passou a dar prejuízo nos últimos anos, obrigando o grupo Ipiranga a paralisar suas atividades de processamento. A refinaria, neste momento, está importando condensados (óleo leve) para produzir nafta para a central petroquímica do Pólo do Rio Grande do Sul.

- O grupo de trabalho está sendo criado nesta semana e terá prazo de 60 dias para procurar o que podemos definir formas que gerem recursos para a unidade, ou seja, encontrar que produtos podem ter maior valor agregado - disse o diretor.

Sobre a refinaria de Pernambuco, no próximo dia 23, acontecerá uma audiência pública em relação à parte de licenciamento ambiental. A expectativa do diretor da Petrobras é de obter as licenças ambientais já no próximo mês de julho. Nesta quinta-feira, a diretoria da Petrobras deverá também aprovar o processo de licitação para a contratação dos serviços de terraplanagem no local onde será construída a refinaria. Sobre a participação da PDVSA, estatal petrolífera da Venezuela no projeto, segundo Paulo Roberto Costa, continua apenas assinado um memorando de intenções.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]