Os serviços da operadora de celular TIM funcionavam normalmente na manhã desta sexta-feira em em Curitiba e região, após uma falha deixar usuários sem sinal na quinta-feira (20). Durante a tarde e a noite de quinta, clientes tiveram dificuldades para utilizar os telefones móveis para realizar ligações ou transmitir dados. O problema perdurou das 18h30 às 21h30, quando a rede voltou a funcionar na capital.
Durante a manhã desta sexta-feira, a assessoria de imprensa da empresa informou que os técnicos da TIM permaneceram de plantão durante a madrugada. Conforme a empresa, depois de realizado o conserto na central, não houve registro de novas quedas no sinal.
Pelas redes sociais, canal pelo qual inúmeras reclamações foram feitas durante o "apagão" na rede, também não havia usuários relatando interrupções no sinal. A reportagem também fez testes de ligações e envio de dados por celulares da operadora, e não teve dificuldades para a utilização dos serviços da empresa.
O problema
A operadora disse, em nota, que foi constatada uma falha de rede para a transmissão de voz e dados via 3G. A empresa não soube especificar a causa, mas lamentou os transtornos e disse reforçar seu compromisso junto aos clientes.
Suspensão
A TIM recebeu em julho de 2012 uma punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa dos problemas de sinal registrados em 18 estados do Brasil - inclusive no Paraná. As vendas de planos de telefonia foram suspensas no dia 23 de julho e vigoraram até o dia 3 de agosto. A empresa também foi acusada de derrubar propositalmente o sinal dos usuários. A TIM nega a prática.
Além da TIM, as operadoras Claro e Oi também foram impedidas de vender planos de telefonia em alguns estados do Brasil pela Anatel.



