
O índice geral de faltosos na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado no domingo (9) foi de 13,2%, segundo dados preliminares. O curso com menor abstenção foi Pedagogia, com 11% de faltosos, seguido por Tecnologia em Alimentos, com 11,7% de faltas. Já o curso com maior número de abstenções foi Tecnologia em Construção de Edifícios, no qual 33,9 % dos inscritos para participar não compareceram. Até agora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) contabilizou 93,4% dos dados.
A realização da prova ocorreu com tranqüilidade em todo o país. Foram 2.274 locais de aplicação do Enade, em 1.065 municípios. Mais de 38 mil profissionais trabalharam na aplicação do exame.
O Enade é composto de 40 questões, sendo dez de formação geral, comum a todas as áreas, e 30 específicas. Nas duas partes, foram elaboradas questões discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. As provas e gabaritos estão disponíveis na página do Inep.
Nesta edição do Enade foram avaliados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; além dos cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.



