O Ministério da Educação (MEC) divulgou as provas e gabaritos do do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes Enade 2008, aplicado neste domingo (9), em todo o país. Ao todo, 564.415 universitários deviam participar do exame que avalia 23 áreas de conhecimento. A aplicação aconteceu em 2.274 locais. São analisados 24.842 cursos de graduação de 2.367 instituições de ensino superior.
Segundo o MEC, a aplicação da prova transcorreu com tranqüilidade. A realização do Enade 2008 contou com cerca de 38 mil profissionais, entre coordenadores de locais de prova e fiscais, nas mais de 18 mil salas onde os estudantes realizaram as provas.
Entre os presentes na prova, estiveram figuras como a da atleta Rebeca Gusmão , que é estudante do curso de educação física no no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). A jovem defendeu a prova, porque acredita que ela ajude no desenvolvimento das faculdades.
Os alunos escolhidos pelo MEC qeu não tenham feito a prova perderão o direito de receber o diploma de conclusão de curso até que regularize sua situação, já que o Enade é componente curricular obrigatório.
Além dos alunos selecionados pelo Inep, 101.892 estavam inscritos para o exame como irregulares (aqueles selecionados em anos anteriores que não cumpriram com a obrigação) e 1.022 foram inscritos como voluntários.
A prova foi igual para ingressantes e concluintes do mesmo curso. Houve questões objetivas e discursivas, sendo 10 de formação geral (comuns a todas as 23 áreas) e 30 específicas (por área).
São considerados ingressantes aqueles alunos que, até o dia 1º de agosto, concluíram entre 7% e 22% da carga horária total do curso. E, concluintes, os que, na mesma data, cumpriram pelo menos 80% da grade curricular ou estão em vias de concluir o curso.



