| Foto:
Ouça este conteúdo

Responsável por editar e publicar textos sobre educação na Gazeta do Povo, recebo diariamente centenas de sugestões de pautas. E, muitas vezes, ao avaliar as comunicações das Pontifícias Universidades Católicas de todo o país, me pergunto: o que ainda há de católico nas PUCs? É tanto conteúdo abertamente contrário aos mais básicos preceitos da Igreja Católica, sem espaço para o contraditório, que é difícil de acreditar.

CARREGANDO :)

Sejamos pragmáticos: qualquer funcionário que se preze não sai falando mal da empresa para a qual trabalha, sob pena – justa pela deslealdade – de amargar uma demissão sem perdão.

Nos trabalhos intelectuais, busca-se um conhecimento verdadeiro, baseado em uma metodologia científica com evidências ou, ao menos, lógica no debate de ideias sobre questões nas quais ainda não há certezas e diálogo com quem apresenta uma argumentação diferente, mas bem fundamentada. E sem todas essas premissas, discordar do patrão – em um jornal, universidade, etc. –, ainda mais com campanha contra, justifica, sim, ser convidado a procurar outro lugar para trabalhar. Mais: uma personalidade nobre nem aceitaria prestar serviços a uma organização com a qual não compartilha os mesmos princípios.

Publicidade

Essa coerência, que se espera de qualquer pessoa honesta, está em falta em muitas PUCs, tanto do lado dos professores quanto dos seus dirigentes. A “síndrome de Galileu” se repete de forma tupiniquim nos corredores das pontifícias. Tupiniquim porque docentes e alunos que assumem o papel de “heróis” contra as “maldades da Igreja” não têm, nem de longe, a genialidade científica de Galileu Galilei – lembrando que Galileu morreu como um bom católico, em sua cama e o caso está bem explicado em diversos livros (como “Galileu: pelo copernicanismo e pela Igreja”, de Annibale Fantoli).

Os exemplos de afronta direta à Igreja nas PUCs, sem evidências científicas e com argumentação fraca, são incontáveis.

O teólogo marxista e dissidente Leonardo Boff, por exemplo, é peça-chave em cursos, eventos, seminários e palestras em diversas PUCs do Brasil. Sua próxima aparição em uma pontifícia, será no curso de pós-graduação Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global, da PUCRS. Não haveria nenhum problema em convidá-lo para dar conferências se houvesse alguma evidência científica no que ele diz. Mas o que Boff faz não é mais do que continuar a instrumentalizar a fé católica para fazer política, disfarçando o ato de “justiça social”. Confronta abertamente a antropologia católica, com uma visão marxista de que a religião, na prática, é irrelevante para trazer bem social. O que é um absurdo histórico (a bibliografia, para quem tem honestidade intelectual de procurar, é vasta). Mas quem sou eu para condená-lo por pensar assim? Só é difícil entender por que gente como ele e da“Teologia da Libertação”, que tem quase nada de católico (para eles, liturgia e sacramentos não têm valor) ou original (os pobres são preocupação da Igreja desde o século I), é convidada para ensinar em uma universidade pontifícia.

Outro exemplo é a propaganda do poliamor. Apesar de não ter benefícios comprovados por pesquisas sérias, esse comportamento é idolatrado nas faculdades de psicologia das PUCs e outros departamentos. Uma “expoente” desse pensamento é a psicóloga Regina Navarro Lins, que deu aula na PUC-Rio por 18 anos e continua a participar de cursos esporádicas nas pontifícias – segundo outra sugestão de pauta recebida aqui na minha mesa. A sua disciplina é lugar de ataque ao casamento, sem bases filosóficas ou empíricas, a partir de suas “experiências de consultório”, e o tema é “ensinado” com um verniz científico duvidoso. O conjunto já seria bastante questionável – pesquisas mostram como a monogamia é benéfica para a economia e a sociedade –, mas muito mais quando a cátedra está em uma pontifícia, onde o casamento monogâmico é defendido como um caminho de crescimento e felicidade pela antropologia cristã.

E infinitas são também as iniciativas, dentro das PUCs, que buscam divulgar com orgulho cursos que promovem o aborto como solução (tendo pessoas como Angela Davis no comando), a ideologia de gênero e o movimento feminista no que tem de falacioso e incoerente. E, claro, colocando a Igreja como opressora e responsável por “reprimir” a sexualidade à rédea solta – sinal de progresso e liberdade para esses professores. Novamente: a liberdade de opinião existe e está aí, mas fazer isso dentro de uma universidade pontifícia? Sem dar lugar ao contraponto? Sem argumentos cientificamente convincentes?

Publicidade

Esses e outros casos, como querer excluir a Igreja das decisões administrativas (lembram do “#DomOdilonaomerepresenta” na PUCSP?), dão vergonha alheia: a crítica é ácida, mas ninguém quer deixar de se aproveitar dos edifícios e outros benefícios das pontifícias, que só o são por estarem vinculados à Igreja Católica. Do ponto de vista de caráter, deplorável.

Tenho certeza de que, além dos padres e das capelas, seja possível encontrar algo genuinamente católico nas PUCs. Como a busca pelo verdadeiro conhecimento e a harmonia entre a fé e a razão. E, sobretudo, a misericórdia – haja misericórdia! – com quem pensa diferente ou expõe teorias sem pé nem cabeça.

A dúvida que paira, porém, é se o saldo é positivo não só para a Igreja, mas para um verdadeiro pluralismo – que para ser real, deve aceitar e dialogar com a visão católica no que tem de científico. Ainda mais quando se tolera ideologias sem fundamento, com consequências deletérias, e ninguém parece se importar com isso.

* Denise Drechsel é editora de Vida e Cidadania.