• Carregando...
Fechamento das escolas causam muitos prejuízos aos estudantes no Brasil e no mundo
Fechamento das escolas causam muitos prejuízos aos estudantes no Brasil e no mundo| Foto: Unsplash

Quase 14 meses após a suspensão das aulas presenciais no Brasil, a situação ainda é incerta em boa parte dos estados quanto à reabertura das escolas. Enquanto isso, muitos alunos ainda não conseguem acompanhar as aulas online, o aprendizado remoto está longe do ideal e as perdas educacionais se acumulam.

Diversos estudos mostram um cenário cada vez mais desafiador para a educação. A cada dia em que as escolas ficam fechadas, a situação se agrava. Alunos de baixa renda e as crianças em fase de alfabetização estão entre os mais prejudicados. Confira alguns textos que explicam a complexidade dessas questões:

Além disso, a aprendizagem dos alunos brasileiros - que antes da pandemia já atingia níveis longe dos ideais - tem regredido nos últimos meses. Entenda o caso:

Crianças e adolescentes fora da escola também correm riscos de serem submetidos à violência ou sofrerem com a insegurança alimentar. Leia mais:

Apesar do receio de alguns setores, estudos já comprovaram que a abertura das escolas não foi fator decisivo para a disseminação do coronavírus:

Mas os sindicatos têm se mostrado contra o retorno das aulas. Alguns exemplos disso:

Uma das soluções para o impasse é a inclusão dos professores nas listas de prioridade para vacinação contra Covid-19. Saiba mais:

Contudo, o fechamento das escolas não é um problema que afeta apenas o Brasil. Milhões de crianças e adolescentes estão fora das instituições de ensino e muitos deles correm o risco de não retomar os estudos quando a pandemia acabar:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]