• Carregando...
Candidatos entram no câmpus de Agrárias da UFPR | Tatiana Duarte/Gazeta do Povo
Candidatos entram no câmpus de Agrárias da UFPR| Foto: Tatiana Duarte/Gazeta do Povo
  • A candidata Geovana Scussiato espera o início da primeira fase no câmpus de Agrárias da UFPR
  • Flávia Pacheco conta com o apoio da mãe, Rosângela
  • Marina, que tenta Zootecnia, não fez o Enem e agora conta com 90% da nota da UFPR para passar

A poucos minutos do fechamento dos portões, às 13h30, para o início da primeira fase do Vestibular 2011 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o trânsito é lento nas proximidades de alguns locais de prova.

A caminho da Universidade Positivo, o local que mais concentra candidatos, o movimento é intenso, mas o trânsito flui e agentes orientam os motoristas. Dentro do câmpus muitos estudantes aguardam o início das provas, marcado para às 14 horas.

No câmpus de Agrárias da UFPR, no Juvevê, os estudantes também aguardavam o início das provas. Geovana Scussiato, 18 anos, tenta Medicina Veterinária pela segunda vez e está bem confiante, mesmo não tendo feito o Enem, que representa 10% da nota da UFPR. "Chutei os 10%", disse ela, que chegou com bastante antecedência, às 12h30, para não correr risco de se atrasar.

Marina Lima de Souza, 18 anos, catarinense de Videira, também dispensou o Enem e conta apenas com 90% da nota para passar em Zootecnia.

Flávia Pacheco, que tem 17 anos e tenta Medicina Veterinária, fez o Enem, mas nem por isso estava mais tranquila. Quase sem conseguir falar, ela contava com o apoio da mãe, Rosângela Pacheco Silva, pouco antes de entrar.

Candidatos

Mais de 43,8 mil candidatos concorrerão às 5.540 vagas. Neste ano, a UFPR vai destinar 10% das vagas em cada curso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que classifica candidatos a instituições públicas exclusivamente pela nota do Exame Nacional do ensino Médio (Enem). Além disso, o Enem terá peso de 10% na nota final dos estudantes que fizerem o vestibular. Mesmo com os problemas encontrados no exame, a Federal disse que pretende manter o uso do exame em seu processo seletivo.

Locais de Prova

Outra mudança neste ano é quanto aos locais de prova. A principal alteração foi a exclusão do câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), lugar que até o ano passado concentrava o maior número de candidatos, cerca de 10 mil. Para realocar o grande número de inscritos, o Núcleo de Concursos precisou alterar a distribuição dos candidatos, fazendo cinco substituições.Continuam sendo 28 pontos espalhados por toda a cidade. O que concentra mais candidatos é a Universidade Positivo, no Campo Comprido, com 6.272 inscritos. Em seguida está o câmpus da Uniandrade no Santa Quitéria, com 4.263 pessoas, e o terceiro maior local é o câmpus da Faculdades do Brasil (Unibrasil), no Tarumã, que terá 3.889 vestibulandos. Além da UP, outras instituições entraram para a lista, como o Colégio Marista Santa Maria, no bairro São Lourenço (1.624 candidatos) e a Faculdade Radial, no Cristo Rei (842 candidatos).

A prova

A prova trará 80 questões de múltipla escolha, todas valendo um ponto, e haverá cinco horas para resolvê-las, o que dá 3 minutos e 45 segundos para responder cada uma. O diretor do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz, recomenda ao aluno iniciar a prova pelas disciplinas em que tem mais facilidade. O método é importante tanto para garantir mais pontos quanto para aumentar a confiança durante o exame.

"Em relação ao Enem, a prova da Federal é muito menos cansativa, pelo nível de contextualização e pelo número de questões", afirma o professor Fernando Luiz Fruet Ribeiro, diretor do Curso Unificado. Segundo ele, a Federal exige mais conhecimentos específicos que o Enem, exame que cobra os assuntos de forma global e exige muita interpretação de texto.

Confira mais detalhes sobre a primeira fase do vestibular da UFPR

HoráriosFechamento dos portões: 13h30Início da prova: 14 horasDuração: cinco horas. Não será permitida a saída antes das 15h30.

ÔnibusConsulte qual linha dá acesso ao seu local de prova: www.urbs.curitiba.pr.gov.br.

O que levarDocumento de identidade, comprovante de ensalamento, caneta esferográfica com tinta preta e escrita grossa, lápis ou lapiseira e borracha.

O que não levarRelógios, armas e aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, calculadora, agenda eletrônica). Os aparelhos eletrônicos devem ser colocados no saco plástico fornecido pelo aplicador. Também não é permitido usar bonés, gorros ou chapéus.

Comida e águaSerá proibido alimentar-se dentro das salas de prova: barrinhas de cereais, bolachas, refrigerantes, sucos, chocolates e outros alimentos terão de ficar do lado de dentro da mochila. Em cima da carteira serão permitidas apenas garrafas de água, desde que sejam transparentes e estejam sem o rótulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]