A lista
Relembre a lista de livros cobrada neste ano pela UFPR:
Anjo negro, de Nelson Rodrigues
Felicidade clandestina, de Clarice Lispector
Inocência, de Visconde de Taunay
Novas diretrizes em tempos de paz, de Bosco Brasil
O bom crioulo, de Adolfo Caminha
Poemas escolhidos, de Gregório de Matos
Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles
São Bernardo, de Graciliano Ramos
As questões
Em geral, o vestibular da UFPR inclui seis perguntas de múltipla escolha sobre as obras. Os organizadores da prova recomendam a leitura integral dos livros.
Ousados? Adequados? Improdutivos? Poucos? Muitos? As opiniões sobre os livros cobrados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) variam bastante entre os professores de Literatura procurados pela Gazeta do Povo. Há quem discuta a desproporção do número de livros pedidos com a qualidade e a quantidade de questões sobre eles. Outros, interessados que os alunos adquiram o hábito da leitura, advogam por uma lista menor, mas factível. A presença pouco frequente de autores paranaenses na lista também é sentida por muitos professores.
A professora Iara Bemquerer Costa, uma das coordenadoras do Núcleo de Concursos da UFPR, explica que alguns critérios são seguidos para definir a lista de obras. São considerados o valor literário, a variação de gêneros e a adequação das obras em relação à faixa etária média dos candidatos. "Se for considerada a questão da diferença daquilo que está no programa e o volume avaliado é importante notar que isso acontece com outras disciplinas, é impossível colocar tudo", lembra.
Análises
Para o professor João Amalio Ribas, do Curso Acesso, a definição dos livros deve ser discutida. "A lista das obras não é factível e não cumpre o seu papel de estimular a leitura", afirma. "A minha sugestão é avaliar quantas obras um aluno realmente consegue ler com proveito e profundidade em um ano de vestibular, momento em que ele tem muitas outras matérias para estudar, para que ele não se sinta um incapaz e de fato aprenda", continua.
O professor Fábio Bettes, do Curso Positivo, acredita que a qualidade da avaliação aumentaria se o tema da Redação também abordasse questões de Literatura Brasileira. "O estudante acaba tendo de produzir cinco textos a partir de temas que não avaliam a sua capacidade de reflexão, é uma pena. Por que não repensar a prova?", questiona.
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