i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

Voto eletrônico em xeque? O que se sabe sobre a lentidão na apuração e o ataque hacker ao TSE

  • Brasília
  • 16/11/2020 16:37
Centro Integrado de Comando e Controle (CICN) do TSE: atraso na divulgação dos resultados da apuração das eleições 2020 causou desconforto no tribunal.
Centro Integrado de Comando e Controle (CICN) do TSE: atraso na divulgação dos resultados da apuração das eleições 2020 causou desconforto no tribunal.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A apuração dos votos da eleição municipal em todo o país foi marcada pela falha em um supercomputador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que gerou um significativo atraso na divulgação dos dados, algo inédito desde a adoção da urna eletrônica, em 1996. O sistema que abriga as informações da Justiça Eleitoral também foi alvo de uma tentativa de ataque hacker, mas o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, assegurou que a investida foi totalmente neutralizada.

Na manhã desta segunda-feira (16) ainda havia algumas cidades onde não se sabia quem eram os prefeitos e os vereadores eleitos. Maceió e São Paulo, por exemplo, começaram o dia sem saber os nomes dos vereadores que ocuparão as Câmaras municipais a partir de 1.º de janeiro de 2021. Na capital alagoana, o resultado da eleição para prefeito só foi conhecido às 9 horas desta segunda.

Os problemas registrados serviram de munição a críticos da urna eletrônica e do sistema de votação digital, mas o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, garante que o ocorrido não afeta em nada a credibilidade das eleições no Brasil. "A ideia de que a demora [na apuração] possa trazer algum tipo de consequência não faz nenhum sentido, porque o resultado das eleições já saiu no momento em que a urna imprimiu o boletim", disse.

Veja tudo que sabe sobre os ataques hackers ao TSE e a lentidão na apuração dos votos, e o impacto que isso teve:

O que aconteceu no dia da eleição? 

Foram três episódios diferentes que chamaram a atenção neste domingo (15) de eleições municipais. Primeiro, foi identificado uma tentativa de ataque hacker ao sistema do TSE para derrubar o site às 10h41 da manhã, segundo Barroso. O ataque, explicou ele, não foi bem sucedido.

Também houve o vazamento de dados de servidores do TSE, por volta das 9h25 do domingo, que foi consequência de um ataque hacker que ocorreu em uma data ainda não identificada, mas anterior a 23 de outubro deste ano.

Por fim, houve uma demora significativa na totalização e divulgação dos resultados das eleições em todas as cidades brasileiras.

O que causou a lentidão na apuração dos votos?

A maneira de totalização dos votos mudou nesta eleição. Até 2018, cada um dos Tribunais Regionais Eleitorais computava os votos em seu estado e enviava o resultado ao TSE. Nesta eleição, o TSE centralizou a contagem.

"Preciso dizer que desde o primeiro momento eu não tive simpatia por essa opção, mas era a opção estabelecida e foi ela que eu segui. E muito possivelmente, por ser uma novidade, pode estar na origem da instabilidade que nós sofremos", disse Barroso em uma coletiva de imprensa na noite de domingo.

Mais tarde, em coletiva concedida durante a madrugada, o ministro afirmou que, apesar de não ter simpatia pela opção, ela foi sugerida pela PF. "A centralização foi uma recomendação da perícia da Polícia Federal em nome de se prover maior segurança à totalização. Então é até possível que a centralização tenha sido a causa dessa lentidão. Mas foi uma decisão técnica, decorrente de uma recomendação da Polícia Federal", argumentou.

Além disso, houve um problema de hardware. O ministro explicou que um dos núcleos de processadores do supercomputador que totaliza os votos falhou e precisou ser reparado. Por isso, o processo de somar os votos ficou mais lento.

Há relação entre o ataque hacker e a lentidão para divulgar os resultados?

O ministro Luiz Roberto Barroso, presidente da Justiça Eleitoral, garantiu neste domingo que a tentativa de derrubar o site do TSE não tem relação com a demora na divulgação dos resultados. A Polícia Federal, de todo modo, investiga os ataques hackers e pode chegar a novas conclusões.

O episódio abre brecha para fraude?

Em entrevista coletiva à imprensa, Barroso minimizou o atraso e garantiu a integridade do sistema eleitoral. "A demora não compromete minimamente a integridade do sistema", afirmou o ministro. Ele também disse que não tem "controle sobre o imaginário das pessoas".

O ministro também negou que a tentativa de ataque para derrubar o site coloque em dúvida a segurança do sistema de votação. Barroso reforçou que as urnas não funcionam em rede e que é possível comparar os resultados com o boletim impresso após o fim da votação.

Barroso também afirmou que a PF investiga o episódio de vazamento de dados de servidores do TSE, mas garantiu que foram vazadas apenas informações irrelevantes e que não afetam o sistema eleitoral. O ataque partiu de Portugal, segundo o ministro.

O ministro ainda afirmou que “sofrer ataques não é privilégio do TSE” e que “o significado é saber se o ataque produziu resultados. Nesse caso, o ataque foi inócuo”, disse.

Barroso também lembrou que, desde 1996, quando o Brasil adotou o uso de urnas eletrônicas, nunca houve comprovação de fraude.

Qual foi a reação do bolsonarismo?

Perfis bolsonaristas e de outros políticos passaram o dia todo neste domingo divulgando mensagens apontando para supostas fraudes eleitorais e falta de credibilidade do TSE. Também houve uma defesa do voto impresso por parte desses políticos.

“Agora mais do que nunca temos que voltar a falar em #VotoImpresso como forma de conferir a votação eletrônica. Ninguém me convence que o sistema trave dessa forma sem fraude envolvida. Posso estar errada, por isso quero poder conferir os votos da minha urna”, escreveu a deputada Carla Zambelli (PSL-SP).

“O que houve com os conservadores? Erramos, nos pulverizamos ou sofremos uma fraude monumental?”, escreveu também a deputada em outro post.

Filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também falou em fraude. “Noticiam que TSE foi atacado por hackers. TSE nega. Então são expostos bancos de dados do TSE. Isso traz um clima de insegurança, que faz as pessoas desconfiarem que o atraso na divulgação possa ser um novo ataque hacker ou manipulação já que não há transparência”, escreveu.

“Preparem-se, o TSE vai jurar que seu sistema é seguro. Aham, a gente acredita. Apuração transparente com possibilidade de recontagem já! Exigimos voto impresso”, escreveu a deputada Bia Kicis (PSL-DF).

O próprio presidente Jair Bolsonaro também levantou dúvidas sobre a apuração. "Nós temos que ter um sistema de apuração que não deixe dúvidas. É só isso. Tem que ser confiável e rápido. Não deixar margem para suposições. Agora [temos] um sistema que desconheço no mundo onde ele seja utilizado. Só isso e mais nada", disse em frente ao Palácio Alvorada na manhã desta segunda-feira (16). 

"Muita gente fala sem ouvir o povo. No meu caso, estou sempre ouvindo a população e eles querem um sistema de apuração que possa demorar um pouco mais, não tem problema nenhum, mas que seja garantido que o voto que essa pessoa deu vá para aquela pessoa de fato", continuou.

Segundo a Folha de S. Paulo, uma investigação da SaferNet, que trabalha em parceria com o Ministério Público Federal no monitoramento de fraudes eleitorais, aponta que os ataques hackers sofridos pelo TSE foram uma “operação coordenada” para “desacreditar a Justiça Eleitoral”.

De acordo com Barroso, o atraso de “algumas horas” não prejudica a credibilidade da Justiça Eleitoral no país. O ministro ressaltou que nunca houve comprovação de fraude eleitoral desde a adoção das urnas eletrônicas, em 1996. “Fraude havia no sistema de cédulas”, disse o presidente do TSE.

Segundo o ministro, a eleição digital eliminou a possibilidade de fraudes e voltar ao voto em papel seria “um equívoco”.

Que melhorias no sistema são pensadas pelo TSE no futuro?

Ao ser questionado sobre a declaração de Bolsonaro, que citou a necessidade de um sistema eleitoral "aperfeiçoado" para 2022, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que "tudo nessa vida pode ser aperfeiçoado ao longo do tempo". "Portanto a resposta é sim", disse ao ser perguntado se avaliava essa necessidade.

Ao ser questionado sobre quais aperfeiçoamentos devem ser feitos, o presidente do TSE citou o projeto "Eleições do futuro", que testam novas formas de votação eletrônica, e a própria superação do problema técnico enfrentando na totalização dos votos.

"Hoje (domingo, 15), por exemplo, tivemos problema que produziu atraso, não é grave mas produziu problema e, portanto, acho que pode ser aperfeiçoado, e além disso temos Eleições do Futuro, que pode apresentar alternativa mais eficiente", disse.

Com informações de Estadão Conteúdo

52 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 52 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Decio mango

    17/11/2020 20:50:39

    Essa eleicao foi um experimento da nossa esquerda judiciaria de como roubar a eleicao em 2022..o barroso ja disse que em 2022 o eleitor(trouxa)..podera votar pelo telefone...na verdade ele quis dizer que o eleitor nem precisara votar..a maquinha vai votar por ele

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • N

      Nelson

      17/11/2020 18:52:50

      Será mesmo que houve realmente atraso na apuração? Nesta eleição não havia um foco centrado para um candidato a presidência, nem para 26 governadores estaduais e um distrital, 27 ou 54 senadores, 513 deputados federais e pouco mais de um milhar de deputados estaduais. A votação do último dia 15 de novembro foi para uma quantidade imensamente maior de candidatos, pois haviam mais de 5.570 prefeituras e vagas para mais de 60.000 vereadores. A meu ver, o erro foi querer centralizar as informações em Brasilia e através do TSE fazer a divulgação. Apenas pergunto por que tirar o holofote dos estados e transferi-lo para o TSE?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        sebastião orlando machado

        17/11/2020 17:22:17

        Todos sabemos que o sistema não é confiavel, sabemos que é sim manipulado,e que foi concebido para evitar possiveis auditorias. Oque não sabemos ainda é, porque o senhor da sabedoria e dono da verdade o todo podersos ministro Barroso, inssiste tanto em defender este sistema? O homem ja fala em voto por telefone. imaginem isso!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • Z

          Zyss

          17/11/2020 14:44:57

          Já se sabe que o purpurina Barrosa mentiu... Inventou um tão de supercomputador e inteligência artificial.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            D. L. Paiva

            17/11/2020 14:36:15

            O problema aqui não está na totalização dos votos, o problema é saber se a tal urna eletrônica vai destinar o meu voto para o meu candidato. Como saber isso? Como confirmar? Não tem jeito. Quem sabe se o programa já não está programado para destinar tantos por cento para um candidato, tanto para outro, etc, cada urna tendo uma porcentagem diferenciada para não gerar suspeita. Vai saber!Aí é onde está o problema.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Jose Antonio

              17/11/2020 14:14:39

              Tem gente q só faltam as “penas” para estarem completos. Vamos novamente tentar explicar, sem os famosos desenhos”: nos USA alega-se fraude, mostram as provas e daí recontam. Aqui na Banania, primeiro mundo dos **** , se frauda por adulteração de software (será, ou não?) e não existe possibilidade de recontar. Ok? Ahhh... e todos são felizes por serem enganados. Resultados em segundos... Rsrsrsrs.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Sr. Walker

                17/11/2020 14:05:57

                bolsonaristas ajudaram e participaram do ataque ao site do TSE. Perdedores

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Maquiavel

                  17/11/2020 13:03:12

                  Imagina como vai ter fraude no Pix então, não vai ter nenhum comprovante de papel!! Prefiro ficar com o velho dinheirinho de papel...: kkkkk kkkkk

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • H

                    Harrison

                    17/11/2020 13:00:23

                    Porque melhorar a transparência de negócios, de atividades políticas, de gastos e do voto em nosso País é tão difícil? Porque os togados e os políticos do Senado e da Câmara nos negam esse direito? Há algo podre por trás das cortinas...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Maquiavel

                      17/11/2020 12:59:02

                      Ué, mas nos EUA a votação não é no papel e falaram que teve fraude??? Se quiserem fraudar tanto faz eletrônica ou papel!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        MARA CLAUDIA DIB DE LIMA

                        17/11/2020 12:51:59

                        Eu não acredito que querem voltar pro papel...tempos difíceis.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Joe@BR

                          17/11/2020 12:43:00

                          O fato que todos vamos morrer não é argumento para concluir que não se deve tomar precauções para manter a vida. O fato de que qualquer eleição é fraudavel não justifica deixar de usar o método MENOS fraudável. Elementar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcelo

                            17/11/2020 12:01:48

                            Primeiro: eu tentei justificar meu voto desde 8:30 da manhã e não conseguia. Mas alegam que o ataque hacker começou às 10:41h. Por que não consegui justificar antes dentro da base de dados do TSE? Segundo: as fraudes não foram comprovadas porque eles não quiseram aceitar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • W

                              WILMAR J G SANTOS

                              17/11/2020 11:56:54

                              Quem garante que o software da urna vai colocar meu voto no candidato certo? Um boletim totalizador não diz nada se o software interno da urna estiver violado. No mais, o que custa colocar uma impressora de supermercado do lado da urna e emitir um boletim a cada voto? Emite um boletim, de maneira que o eleitor não tenha acesso, mas consiga verificar visualmente, corta o papel e cai numa urna lacrada. Pronto, fim de todas as paranoias e discussões.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • W

                                WILMAR J G SANTOS

                                17/11/2020 16:41:54

                                Eu entendo que tudo pode ser violado. Mas tendo um cupom a cada voto, vc confere visualmente seu voto. Depois, se algum maluco criticar a contagem electronica, vc conta os tickets daquela urna e esfrega na cara dele. Sei lá, me parece tão simples de resolver e acabar com essa discussão besta que não leva a nada.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • D

                                D. L. Paiva

                                17/11/2020 14:39:35

                                Esse é o ponto!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                F.H.O

                                17/11/2020 12:10:34

                                Realmente... se existir a intenção de fraude tudo é possivel... mas a fraude pode existir no papel ou na urna eletrônica. Se a contagem for no papel quem garante que vão contar certo? E na urna tambem não adianta fazer impressão a cada voto... posso imprimir uma coisa e contar outra. Porém, a fraude é mais difícil na urna eletrônica. E a culpa de uma fraude estaria somente na justiça eleitoral.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • F

                              F.H.O

                              17/11/2020 11:49:56

                              Acredito que a urna eletrônica seja inviolável, pois está fora da rede. No final da eleição é possível auditar quantos votos existem em cada urna através do boletim de votos que ela emite no final ... e é possível ver quantas pessoas votaram com o livro de assinaturas de cada seção. Esse processo de listar votos de cada urna é realizado com transparência junto a fiscais e quem mais queira acompanhar. Já o envio das informações é feito via rede mas com processos criptográficos. Se o servidor que recepciona estiver sob ataque... logicamente demoraria mais para atender a requisições verdadeiras.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Emerson

                                17/11/2020 11:30:27

                                Sem dúvida um prato cheio de dúvidas e intrigas para que os nossos líderes apaixonados por técnicas retrôs possam solicitar a volta do pombo correio, das carrocinhas e burricos de carga e do voto impresso e daquelas urnas igual coador de café da bisavó.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • Z

                                  Zenão

                                  17/11/2020 11:26:14

                                  O problema é a falta de transparência; ficou a dúvida se o problema decorreu conforme as versões dadas pelo TSE ou do ataque hacker q o TSE disse q havia sido frustrado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rubens Farias

                                    17/11/2020 11:14:23

                                    Quanta esquizofrenia vejo aqui. Paranoicos de plantão. Nosso sistema é o melhor do mundo. A turminha do Carlos Bolsonaro agiu e não conseguiu. Voto no papel é ridículo, daqui à pouco essa turma vai querer queimar bruxas na figueira

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Antonio Cousseau

                                      17/11/2020 11:00:21

                                      QUANDO LUTAMOSPOR UM PAÍS SÉRIO, DEVEMOS TER A CERTEZA QUE PODEMOS CONFERIR E AFERIR AQUILO QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA. ALGUÉM AQUI TEM MEDO DE VOTPO IMPRESSO? PORQUE? OO SERÁ QUE MINISTRO DO STEQUER SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        Rubens Farias

                                        17/11/2020 11:08:57

                                        Acéfalo as eleições americanas aconteceram no dia 3 de novembro até hoje NÃO acabou a Contagem dos votos. No Brasil 4 horas depois das eleições TODOS já sabiam o resultado das eleições. O número de votantes foi quase o mesmo. Ai você acha que o nosso sistema é ruim? Pensa com a tua cabeça se possível, não pensa com a cabeça dos marginais filhos do Bolsonaro.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Montenegro

                                      17/11/2020 9:43:51

                                      Com Boulos no segundo turno em São Paulo, não dá pra acreditar em mais nada.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        Rubens Farias

                                        17/11/2020 11:09:54

                                        Isso se chama DEMOCRACIA. Eu JAMAIS votaria nele.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      FRANCISCO WELLINGTON FRANCO DE SOUZA

                                      17/11/2020 9:42:47

                                      A questão não é o voto eletrônico ou impresso. O que está, ou deveria estar, em discussão com a sociedade são os mecanismos de auditagem das urnas eletrônicas, de modo a permitir a verificação de possíveis "erros". Dizer que não houve fraudes desde a adoção das urnas eletrônicas é o mesmo que acreditar em Papai Noel. Por que o medo?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        Rubens Farias

                                        17/11/2020 11:11:10

                                        Prove que houve? A sua paranoia não significa que houve fraude. EXISTE SIM auditoria.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Cidadão Brasileiro

                                      17/11/2020 4:39:54

                                      Quem são os grupos já em investigação no STF a que Barroso se referiu? Bolsominions, tremei, pq se isso cheirar a ação coordenada para desferir um golpe à própria democracia, a imensa maioria dos políticos se sentirá ameaçada e expurgará os implicados Veremos já por quem seria contra a uma CPI spin-off daquela das fake-news.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                        17/11/2020 4:16:49

                                        A eleição foi fraudada .....Boulos no segundo turno é a maior mentira é o maior fraude . Essa paralização foi armada e o Barrosa está por detrás deste esquema . A urna eletrônica não dá lista .....não existe comprovação ...de o cidadão votou. O voto deveria ser impresso .....Barrosa não deixou....

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • S

                                          Sartan

                                          17/11/2020 16:06:28

                                          Só porque seu umbigo não aceitou o resultado, não quer dizer que a eleição é fraudada. como disse o Rubens isso é democracia, nem sempre seu candidato leva. o resto é chororo

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Rubens Farias

                                          17/11/2020 11:11:58

                                          ESQUIZOFRÊNICO.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Celso Contaefer

                                        17/11/2020 3:05:36

                                        De novo vamos fechar a porta da frente deixando abertas as janelas e a porta de trás, como no petrolão. Só se fala em urna quando todo o processo, da carga do software em cada urna, até a votação, fechamento das urnas, transmissão, apuração e divulgação, é passível de fraude. É tiveram o cuidado de remover todos os meios de verificação, recintagem ou auditagem.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          F.H.O

                                          17/11/2020 2:34:31

                                          A fraude pode ser cometida sob qualquer meio de apuração de votos. Portanto, essa tese bolsonarista de que as nossas urnas eletrônicas são inseguras é totalmente sem nexo. Até nisso Bozo quer imitar Trump. Isso sim é que é triste é desanimador.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Carlos Roberto

                                            17/11/2020 1:51:34

                                            Muito triste e desanimador assistir a Globo News e ver aqueles esquerdopatas fanáticos insinuando que o Presidente está por trás da incompetência do TSE.....

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              F.H.O

                                              17/11/2020 1:20:37

                                              Família Bozo louca pra difamar o sistema eleitoral brasileiro. A fraude não depende do sistema de votação. No papel seria pior.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Austríaco-PR

                                                17/11/2020 0:53:17

                                                "O Barro" garantiu que não houve fraude. Podemos confiar. Só não podemos auditar, porque isso é coisa desses bozofacistóides. Como podem desconfiar de um SStf tão honrado e diligente.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • B

                                                  Bingo Two

                                                  17/11/2020 0:46:35

                                                  Nunca antes neste país, se viu tamanho ataque a democracia. E o desmonte do que funciona, e o desmonte de reputações, e o desmonte do estado de direito. Se esgravatar bem, vai se chegar nos mentores do bolsonarismo, os piratas digitais.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Pedro Silva

                                                    16/11/2020 23:58:15

                                                    Gazeta coloca um título de artigo igual à esse, depois aparece em lista de blog de fake news e não sabe o porquê. Uma das coisas mais horripilantes contra a democracia foi o uso do Gabinete Institucional pra livrar o filho do presidente de denúncias de corrupção, e não o voto eletrônico. Citar Zambeli e chapeiro de hamburguer pra comentar sobre sistema de votação é pedir pra acabar a matéria como se fosse piada.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • H

                                                      H. Romeu Pinto

                                                      16/11/2020 23:29:23

                                                      A conclusão que chego é que na faculdade para **** , nós brasileiros, tiramos o "diproma" com louvor! Só aqui no chimpanzil tropical temos uma "justiça" eleitoral, regiamente bem, mas muito bem remunerada, que só atrapalha...digo trabalha a cada dois anos e que, pasmem, tem a mesma serventia de um olho mágico numa porta de vidro!!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Clóvis José Lucena de Medeiros

                                                        16/11/2020 23:07:29

                                                        É isso aí ! Não digo que houve fraude mas sou favorável sobre a necessidade de poder confrontar o voto eletrônico com o real voto do eleitor. Há, sim, especialistas que atestam a possibilidade de alterar a urna (ver documentário do brasil paralelo a respeito).

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • B

                                                          Bingo Two

                                                          17/11/2020 0:48:49

                                                          Não arranhe chifre em cabeça de cavalo. O interesse do Bozo e causar o caos social. E do jeito que está, até 2022 isto acontecerá. O povo que se ligue, porque nossa democracia está por um fio.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        Paulo

                                                        16/11/2020 22:05:35

                                                        Tem gente que fala em gado e em jegue. O que se vê são torcedores da política bque votam em um candidato e dão carta branca ao candidato. Podem fazer o que quiserem, inclusive roubar. Temos que votar e ver o que o eleito faz durante o mandato e, se for o caso, não mais elege-lo. Lamentavelmente não é isso que acontece. No fim, bem lá no fim vai faltar alfafa prós dois: os jegues e o gado.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Luiz Maia

                                                          16/11/2020 21:57:03

                                                          Para começar, deveriam repassar uma parcela fundo partidário à Justiça Eleitoral e remunerarem os mesários pelas quase 13 (treze horas) de trabalho escravo.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • I

                                                            Ivan

                                                            16/11/2020 21:55:21

                                                            GP, ja solicitei cancelamento da assinatura duas vezes... e até agora nada... quanta transparência... precisa de procon para ter meu direito de consumidor atendido? Sei que deve estar difícil pra vcs... mas vcs optaram por manter o constantino... me deixa optar por cancelar..

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            3 Respostas
                                                            • R

                                                              RPM

                                                              17/11/2020 8:36:04

                                                              Estão sem dinheiro e vem por a culpa no Constantino para encerrar a assinatura. Kkkkkk

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • I

                                                              Ivan

                                                              17/11/2020 0:56:56

                                                              Bingo Two: Só quero ter meu direito de escolher o que eu quero consumir. Simples assim

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • B

                                                              Bingo Two

                                                              17/11/2020 0:50:15

                                                              Vai ouvir as bolhas da internet. Vc vai ficar feliz da vida e não passará ódio ouvindo coisas que te desagradam.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • O

                                                            Odair Jose

                                                            16/11/2020 21:29:40

                                                            Eu só acredito na urna se houver voto impresso que possa ser visto e validado pelo eleitor através de uma “janelinha” transparente e que ao confirmar seja automaticamente depositado em alguma urna. Se o eleitor vê o papel impresso antes de ele ser depositado na urna reduzimos a chance de fraude pois existem validações. 100% confiável nada é, mas da forma que está hoje não é nada confiável. E ainda criaria um percentual de checagem em locais aleatórios para auditar as urnas a cada eleição.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • B

                                                              Bingo Two

                                                              17/11/2020 0:50:37

                                                              Huuummmm. Sei.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • B

                                                            Bingo Two

                                                            16/11/2020 21:17:57

                                                            A direita brasileiro já preparou terreno para 2022, ao fazer ataques orquestrados contra a democracia. Agora aparecem os apócrifos críticos a democracia, tendo como líder nada mais nada menos que o Bozo. O povo do Brasil que se cuide, porque a instalação do caos e condição pata o golpe final.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              Alcir Carlos Sereni

                                                              16/11/2020 21:02:56

                                                              em torneio de haker em Israel, levaram 20` para romper o sistema do TSE. MAS ELE PRECISA DE IMPRIMIR O VOTO E COMPROVANTE, COMO FICA O DIREITO DO CONTRADITÓRIO?, não se pode provar que tive somente esses votos, ou mais.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                CSG

                                                                16/11/2020 20:54:24

                                                                O voto eletrônico não esta em xeque , só quem dúvida é a turma que faz Muuuuuuuuuuu.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                Fim dos comentários.