paulo dantas
Paulo Dantas (MDB), governador de Alagoas, foi afastado do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).| Foto: Carlos Villa Verde/Assembleia Legislativa de Alagoas

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, negou nesta terça-feira (18) o pedido do governador afastado de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), para voltar ao cargo. No último dia 13, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou o afastamento de Dantas do cargo até o final do mandato, por 10 votos a 2. Ele disputa o segundo turno da eleição contra Rodrigo Cunha (União Brasil).

A defesa do governador afastado argumentou que a investigação não apontou provas concretas do seu envolvimento no esquema. No entanto, Rosa Weber entendeu que não cabe à Corte analisar as provas nesse recurso apresentado pela defesa, informou o jornal O Globo.

A ministra considerou que restabelecer o cargo do emedebista poderia colocar em “risco” o “patrimônio público e a moralidade administrativa”. Dantas foi apontado pela Polícia Federal como beneficiário de suposto esquema de "rachadinha", quando exercia o mandato de deputado estadual em 2019.