• Carregando...

É o maior dos desafios. Nas conversas de cada Olimpíada sente-se o desdém, como se não fosse tão importante o título, embora todos façam questão de lembrar tratar-se da única conquista de peso ainda não alcançada pela seleção brasileira de futebol.

Certo que em tempos passados nem se poderia considerar essa possibilidade, pois a concorrência com os países comunistas era indigesta. Com o veto a atletas profissionais e sem limite de idade para os participantes dos jogos, o grupo da Cortina de Ferro podia contar com todos os seus principais jogadores, os mesmos das seleções principais, uma vez que, oficialmente, não havia profissionalismo no futebol daqueles países – eram todos militares ou funcionários públicos. E aí era carga pesada para nossos jovens convocados.

Com a fixação de um limite máximo de idade e a abertura do Leste Europeu, já passou a haver um equilíbrio maior de forças. Mas ainda assim não conseguimos chegar à tão esperada medalha de ouro. E nesse meio caminho já fizemos até papelão, como desprezar uma medalha de bronze na solenidade oficial de entrega.

Hoje começa a nova caminhada. A princípio sem problemas, contra um adversário frágil, o Egito, na sempre úmida Cardiff. Aliás, essa primeira fase não deverá ser problema para a seleção brasileira, que pode até utilizar as partidas para entrosar mais a equipe para os momentos decisivos a partir dos jogos eliminatórios – Espanha, México e Uruguai são adversários a serem considerados.

Na comparação com jornadas anteriores, tecnicamente este grupo de agora é o melhor já reunido para a competição. Tanto que os jogadores mais experientes, acima dos 23 anos, foram escolhidos mais pela estabilidade técnica e pela liderança do que pelo que poderiam representar em talento, ao contrário de convocações anteriores: Rivaldo em 1996 e Ronaldinho Gaúcho em 2008, só para citar dois exemplos.

Temos agora jogadores acima da média. Neymar, Lucas e Oscar, por exemplo, jogam em qualquer clube do futebol mundial. Tanto que o mercado está em ebulição em torno deles (e do jeito como as coisas andam somente o santista voltará a jogar no Brasil). A defesa é sólida, a partir do capitão Thiago Silva, e não deverá sentir a troca de goleiro na última hora, pois nós, paranaenses, sabemos de todas as qualidades do ex-atleticano Neto.

Pela primeira vez na história olímpica o Brasil entra como favorito no futebol masculino. Mas favorito mesmo, não da boca para fora como em edições anteriores. Um bom trabalho nos Jogos de Londres poderá, inclusive, estabelecer a base do time que irá nos representar na Copa do Mundo daqui a dois anos. Ou isso ou todo trabalho de renovação realizado até agora será desperdiçado por causa das inevitáveis pressões que viriam a reboque de um tropeço.

O único cuidado é não permitir que os meninos se empolguem nesses primeiros jogos. Se tiverem consciência da força que têm, tudo será resolvido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]