• Carregando...

A 24 horas do início da Copa, aumentou a ansiedade da torcida brasileira, afinal, o jogo de abertura será entre Brasil e Croácia. Uma das poucas coisas que o nosso povo não abre mão é assistir aos jogos oficiais da seleção. Claro que não existe mais aquele clima místico do passado, mas de quatro em quatro anos as pessoas se reúnem para torcer pela seleção mais vitoriosa na história do torneio.

Para mexer com a galera, o futebol inspirou compositores e cantores. O grande Pixinguinha lançou o choro 1x0, inspirado na vitória sobre o Uruguai, em 1919, quando o Brasil foi campeão sul-americano com gol de Friedenreich, na segunda prorrogação. O choro é de difícil interpretação para os flautistas, não tem letra e a ligação com o futebol fica por conta do título.

Na Copa de 1938, Carmem Miranda gravou o samba Deixa falar, com a participação do compositor e narrador esportivo Ary Barroso, descrevendo o hipotético gol de Perácio contra a Tchecoslováquia. Na Copa de 1950 estourou o passodoble de Braguinha Touradas de Madrid, cantado pela plateia do Maracanã na goleada sobre a Espanha. Entre sambas e marchas comemorando os títulos mundiais da seleção, Gustavo Adolfo compôs a sua obra-prima em 1970: Pra frente Brasil, transformado no hino oficial do tri.

Entre bordões patrióticos em peças publicitárias e tentativas de sensibilizar a torcida com músicas, nenhuma delas conquistou a massa. Talvez quando a bola começar a rola amanhã e o time der em campo a resposta esperada. Para que isso aconteça, a seleção terá de entrar no clima com os jogadores transformando utopias em realidades.

Está chegando a hora e começar bem é fundamental, pois ajuda na parte psicológica, aumentando a capacidade do grupo na redução da pressão natural da estreia. Tensão aumentada em muitos volts pelo fato de a seleção brasileira jogar em casa com a responsabilidade de não decepcionar o público depois de tantas discussões e protestos em torno do megaevento. Caberá aos jogadores devolver a confiança ao torcedor, dissipando as dúvidas e abrindo a possibilidade real de se chegar à grande final no Maracanã. Boa sorte, Brasil!

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]