• Carregando...
Guerrón acredita que o desempenho do Coritiba serve para o time evoluir | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Guerrón acredita que o desempenho do Coritiba serve para o time evoluir| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Atleticanas

Ausentes

Paulo Baier tem poucas chances de enfrentar o Paranavaí amanhã. Já Deivid e Kléberson, que se machucaram em Salvador, serão reavaliados hoje.

Lateral esquerda

Com Paulinho suspenso, Adil­­son Batista deve optar por He­­racles. O atleta estava lesionado, mas já treina há uma semana. Outro que tem condições de reaparecer é o meia Branquinho.

Novas cadeiras

A renovação de todas as cadeiras da Arena, uma exigência da Fifa, cus­­ta­­rá R$ 12 milhões aos cofres do clube.

Reforços

De acordo com o diretor de futebol Valmor Zimermann, a diretoria irá conversar com o treinador para saber quais posições precisam de reforços. Ontem o lateral-direito botafoguense Ales­­sandro, ex-Atlético, admitiu que recusou uma oferta para voltar ao Furacão. O volante são-paulino Cléber Santana é a bola da vez.

As críticas em relação ao desempenho do Atlético no Paranaense esbarram na matemática. Mesmo sob críticas, caso vença o Pa­­ranavaí amanhã o Furacão atingirá 71,7% de aproveitamento. O índice é su­­perior ao do vice-campeonato do ano passado (68,3%) e mesmo ao do título de 2009 (71,4%).

O Rubro-Negro ganhou até o momento 70,2% dos pontos. É verdade que sofreu com atuações irregulares, mas os nú­­me­­ros provam que o principal problema é a comparação com o rival Coritiba, que atingiu a surpreendente marca de 93% no Paranaense.

O diretor de futebol atleticano Valmor Zi­­mermann não tem dúvida ao cravar que a trajetória alviverde joga a pressão para o seu time. "As pessoas não chegam a verificar o Atlético e já vão comparando. A campanha do Coxa é um ne­­gócio fantástico, uma coisa que está acima de qualquer expectativa", admitiu, lembrando das constantes críticas. "Os comentaristas falam que no Coritiba é tudo planejado e no Atlético não. Mas é porque está ganhando. Se estivesse perdendo, estava tudo mal planejado", retrucou.

Comparando com as principais equipes que disputam a Série A nacional em seus respectivos esta­duais, o aproveitamento atleticano também não é tão inferior. No Paulista, apenas Pal­­meiras e São Paulo conquistaram mais de 70% dos pontos. No Carioca, somente Flamengo e Flu­­minense.

No Paranaense, o que fa­­z a diferença neste momento são os cinco pontos que separam o Furacão do arquirrival, restando apenas três rodadas para o fim do segundo turno – parte do campeonato na qual o Coritiba ostenta 100%.

A per­­formance do principal adversário, de certa forma, serve de parâmetro para a evolução atleticana, como aponta o atacante Guerrón. "Raiva da situação ou do Coritiba não existe. Eles têm todos os méritos e isso nos estimula a trabalhar cada vez mais. Con­­segui­mos um resultado importante na Copa do Brasil [1 a 1 com o Bahia, em Salvador] e es­­tamos mais do que vivos na competição", afirmou o equatoriano, por intermédio da assessoria de im­­prensa, se agarrando mais ao torneio disputado paralelamente ao Estadual. Autor do gol na Bahia, o equatoriano desfalcará o Atlético contra o Para­­navaí, amanhã, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Interatividade:

O que o Atlético precisa fazer para diminuir a distância em relação ao rival Coritiba?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]