Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paranaense

Criticado, Atlético esbarra no sucesso do rival

Apesar do aproveitamento de 70%, marca superior a dos últimos dois anos, Furacão sofre na comparação com o Coritiba

Guerrón acredita que o desempenho do Coritiba serve para o time evoluir | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Guerrón acredita que o desempenho do Coritiba serve para o time evoluir (Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo)

As críticas em relação ao desempenho do Atlético no Paranaense esbarram na matemática. Mesmo sob críticas, caso vença o Pa­­ranavaí amanhã o Furacão atingirá 71,7% de aproveitamento. O índice é su­­perior ao do vice-campeonato do ano passado (68,3%) e mesmo ao do título de 2009 (71,4%).

O Rubro-Negro ganhou até o momento 70,2% dos pontos. É verdade que sofreu com atuações irregulares, mas os nú­­me­­ros provam que o principal problema é a comparação com o rival Coritiba, que atingiu a surpreendente marca de 93% no Paranaense.

O diretor de futebol atleticano Valmor Zi­­mermann não tem dúvida ao cravar que a trajetória alviverde joga a pressão para o seu time. "As pessoas não chegam a verificar o Atlético e já vão comparando. A campanha do Coxa é um ne­­gócio fantástico, uma coisa que está acima de qualquer expectativa", admitiu, lembrando das constantes críticas. "Os comentaristas falam que no Coritiba é tudo planejado e no Atlético não. Mas é porque está ganhando. Se estivesse perdendo, estava tudo mal planejado", retrucou.

Comparando com as principais equipes que disputam a Série A nacional em seus respectivos esta­duais, o aproveitamento atleticano também não é tão inferior. No Paulista, apenas Pal­­meiras e São Paulo conquistaram mais de 70% dos pontos. No Carioca, somente Flamengo e Flu­­minense.

No Paranaense, o que fa­­z a diferença neste momento são os cinco pontos que separam o Furacão do arquirrival, restando apenas três rodadas para o fim do segundo turno – parte do campeonato na qual o Coritiba ostenta 100%.

A per­­formance do principal adversário, de certa forma, serve de parâmetro para a evolução atleticana, como aponta o atacante Guerrón. "Raiva da situação ou do Coritiba não existe. Eles têm todos os méritos e isso nos estimula a trabalhar cada vez mais. Con­­segui­mos um resultado importante na Copa do Brasil [1 a 1 com o Bahia, em Salvador] e es­­tamos mais do que vivos na competição", afirmou o equatoriano, por intermédio da assessoria de im­­prensa, se agarrando mais ao torneio disputado paralelamente ao Estadual. Autor do gol na Bahia, o equatoriano desfalcará o Atlético contra o Para­­navaí, amanhã, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Interatividade:

O que o Atlético precisa fazer para diminuir a distância em relação ao rival Coritiba?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.