• Carregando...
Responsável pelas principais contratações do Coxa nesta temporada, Tonico Xavier vive alegria de torcedor e mágoa de ex-dirigente | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Responsável pelas principais contratações do Coxa nesta temporada, Tonico Xavier vive alegria de torcedor e mágoa de ex-dirigente| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Durante pouco mais de três meses nesta temporada, o Coritiba teve Tonico Xavier como "homem forte" no seu departamento de futebol. Foi o dirigente quem negociou pessoalmente as contratações de ídolos alviverdes do presente, como Carlinhos Paraíba e Ariel Nahuelpan. Passados sete meses da sua saída do Coxa, o ex-dirigente não esconde a alegria em ver a equipe fazendo uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, dentro do planejamento para a temporada.

"Realmente, se for imaginar quem foi contratado na época em que estive no clube, dos 11 que jogaram na rodada passada contra o Internacional, apenas o (volante) Alê não passou pelo meu crivo. Estive lá para reformular o elenco, iniciar um trabalho, e fico envaidecido com o Coritiba fazendo uma campanha a nível dos grandes clubes do país, como o Coritiba é", revelou Xavier, em entrevista à Gazeta do Povo Online.

Antes mesmo da atual diretoria assumir o Verdão em janeiro deste ano, Tonico Xavier já comandava as difíceis negociações para a vinda do técnico Dorival Júnior. A contratação chegou a ser descartada, não fosse a insistência e perseverança do dirigente. O agradecimento veio do treinador após a conquista do Campeonato Paranaense. "Quero agradecer ao Tonico Xavier. Ele participou da montagem desse time. O Tonico sabia das dificuldades que o elenco tem. Foi muito ruim o afastamento dele. Temos carências, mas na superação conquistamos o título", declarou na época.

Em outros momentos, o ex-coordenador de futebol fez diversas viagens que resultaram nas vindas dos então desconhecidos Carlinhos Paraíba e do argentino Ariel Nahuelpan. Ao ver partidas de ambos in loco, Xavier não pensou duas vezes em trazê-los para o Coxa. "O Ariel está correspondendo. É um jogador jovem, de qualidade técnica, mas que atua mais na força. Acredito que ele possa render ainda mais, assim que estiver totalmente adaptado ao país e ao futebol brasileiro. O Carlinhos está desgastado pela seqüência de jogos, mas é um atleta que chegou, assumiu a condição de titular e hoje é imprescindível".

Desavenças

As duas contratações, assim como as demais feitas por Tonico Xavier, eram tratadas de forma aberta pelo ex-dirigente, o que causou o desgaste da relação dele com a atual diretoria do Coritiba. O então vice-presidente de futebol, Édson Mauad, tornou-se seu principal desafeto, e deixou o clube no dia 27 de março, um dia após a saída de Xavier.

"Levo tudo pelo lado esportivo. Torço por aqueles que estão no Coritiba, e eles tendo sucesso já deixa o meu ego um pouco preenchido. Porém a decepção da saída não se apaga tão facilmente", garantiu, sem querer entrar no assunto. "Não é o momento para falar a respeito, não quero perturbar o ambiente com alguma declaração. Vamos esperar o fim do campeonato", completou Xavier.

Futuro

Sobre as chances do clube chegar à Taça Libertadores da América em 2009 (12%, segundo o site Infobola), Tonico Xavier adota a postura dos torcedores coxas-brancas. "Se perguntar para qualquer torcedor é claro que ele acredita, e eu também", disse. Assim como a oportunidade de ver o time do coração no torneio continental no ano do centenário alviverde, Xavier também não descarta voltar a trabalhar no clube no futuro. "Esta foi a quinta ou sexta vez que me prontifiquei a ajudar o Coritiba. Se amanhã a diretoria achar que eu posso contribuir, e eu tiver disponibilidade, eu retornaria sem dúvida nenhuma", finalizou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]