i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Série B

Paraná usa ‘fracassos’ seguidos para subir

Tricolor volta a campo nesta sexta-feira (14) para enfrentar o Santa Cruz, do técnico Ricardinho, fora de casa

  • PorJulio Filho
  • 14/05/2015 19:58
Volantes Éder e Washington durante treinamento no CT Racco. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Volantes Éder e Washington durante treinamento no CT Racco.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O técnico do Paraná, Nedo Xavier, poderia recorrer a uma frase cunhada pelo célebre estadista britânico, Winston Churchill, na preleção da partida contra o Santa Cruz, nesta sexta-feira (15), às 19h30, no Estádio do Arruda, pela segunda rodada da Série B: “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo.”

Em busca do sonho do acesso, o Tricolor entra em campo no Recife com quatro atletas que acumulam rebaixamentos para a Série C em suas carreiras.

O volante Ricardinho, que novamente atuará improvisado na lateral direita, fazia parte do time do Vila Nova rebaixado para a Terceira Divisão em 2011; o volante Eder compunha o elenco do CRB, rebaixado em 2008; o meia Rafael Costa era titular do Guarani que caiu em 2012; e o atacante Paulo Henrique participou do descenso do São Caetano, em 2013.

Na contramão, do time titular que enfrenta o Coral, apenas o veterano goleiro Marcos, 37 anos, tem no currículo um acesso para a Série A. Em 2000, pelo próprio Paraná, o arqueiro participou da conquista do Módulo Amarelo da Copa João Havelange, equivalente à atual Série B. O volante Washington participou de boa parte da campanha do campeão Joinville, no ano passado, mas trocou os catarinenses pelo Palmeiras antes do fim da disputa.

O próprio comandante paranista, apesar de calejado no segundo escalão, nunca sentiu o gostinho da subida de divisão. O mais próximo que Nedo esteve do acesso foi exatamente no ano passado, quando liderou a surpreendente campanha do Boa Esporte, mas terminou a três pontos do G4.

O número de “vitoriosos” no time, no entanto, pode aumentar no decorrer da disputa. O capitão Lúcio Flávio ganhou o Módulo Amarelo em 2000 pelo Paraná; o zagueiro Cleiton subiu em 2010, pelo Coritiba; o atacante Fernando Viana foi campeão pelo Joinville, em 2014. Os dois primeiros estão lesionados. Já Viana viajou com a equipe e deve ficar como opção na reserva. Mesma situação dos recém-contratados zagueiro Léo Coelho e lateral-direito Danilo Baia.

A única alteração no time fica pela entrada do zagueiro Luís Felipe na vaga de Zé Roberto, que sofreu lesão muscular na coxa direita e desfalcará a equipe por três semanas.

“Nossa postura fora de casa tem de ser a mesma. Vamos defender com força, mas também atacar em busca de um grande resultado”, garante Nedo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.