O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) criou nesta terça-feira (13) uma comissão especial para acompanhar as obras, serviços, compras, licitações e contratos referentes Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. A informação foi divulgada durante entrevista coletiva e reproduzida no site do MP (www.mp.rj gov.br).

CARREGANDO :)

O objetivo é evitar que haja descontrole na aplicação do dinheiro público, como ocorreu durante os Jogos Pan-Americanos de 2007, que teve os custos de muitos projetos aumentados, principalmente na reta final.

A comissão é formada por cinco promotores de Justiça das áreas de proteção ao meio ambiente e da defesa do consumidor. A meta é fazer um trabalho preventivo, corrigindo eventuais erros e distorções. Estão previstos investimentos superiores a R$ 50 bilhões só para as Olimpíadas, a maior parte formada por verbas públicas.

Publicidade

"O Ministério Público quer fazer um trabalho preventivo para evitar demandas posteriores que venham prejudicar a sociedade. Não queremos ser repressivos e cobrar apenas após os problemas acontecerem, como no caso de embargar uma obra, por exemplo, se isso tiver que ocorrer. O que não queremos, nem podemos, é deixar os problemas serem criados", afirmou o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, em nota na internet.

Qualquer denúncia de mau uso do dinheiro poderá ser feita por meio do telefone 127, do MP, ou do site www.mp.rj.gov.br.

Veja também
  • Com presença confirmada na Olimpíada do Rio, golfe brasileiro projeta popularização
  • Febre de fiscalização cria 11 comissões para Olimpíada de 2016
  • Lula pode apoiar África do Sul a sediar Olimpíada de 2020