• Carregando...

Depois de ser flagrada em exame antidoping e ainda ser acusada de fraudar um outro, Rebeca Gusmão agora tem um pouco de sua história revelada por uma antiga colega. A ex-nadadora, que pediu para não ser identificada, afirmou que desde o início da carreira ela não media esforços para ficar forte. Para justificar a obsessão, Rebeca dizia sofrer de um problema muscular.

A ex-colega, que garante ter convivido com Rebeca na época em que ela nadava no Minas de Brasília, lembra como a busca para ganhar mais músculos começou.

- Quando ela ainda era uma menina, devia ter uns 17 anos, era chamada de Bequinha. Aí, ela começou a dizer que precisava pegar mais peso, ficar mais forte. Ela dizia que estava com a musculatura atrofiada. E a gente brincava que ela estava querendo era tomar bomba para ficar forte - disse a ex-nadadora, que pediu para não ser identificada.

Logo depois disso, Rebeca teria iniciado a transformação no seu corpo.

- A mudança foi lenta, um pouco menos de um ano. Ela foi até cuidadosa. A Rebeca era linda, delicada. Ficava com um dos meninos do meu clube, por isso às vezes viajava com a gente. Agora ficou assim, com esse pescoço grosso.

Segundo a ex-colega, o aumento da musculatura de Rebeca chamava a atenção de todos.

- Naquela época todos já desconfiavam de alguma coisa, mas ela disfarçava bem - diz a ex-colega, sem deixar claro se viu ou soube de alguma situação em que Rebecca havia se dopado.

Testosterona modifica o corpo

A testosterona é o motivo para a grande transformação no corpo de Rebeca. Um dos exames realizados pela atleta, dia 13 de julho, apontou o doping com essa substância.

- A testosterona tem efeito anabólico e androgênico. O anabólico estimula a produção de proteínas e, como a musculatura é feita de proteínas, acaba sendo um estimulante para o aumento da massa muscular. O androgênico tem como efeito produzir e manter os caracteres masculinos (voz grossa, pêlos no corpo, agressividade etc.). É claro que quem utiliza a testosterona tem como intenção os efeitos anabólicos, mas os androgênicos acabam vindo juntos - diz o fisiologista Turíbio Leite de Barros.

Entretanto, suspensa pela Fina pelo resultado positivo para testosterona exógena (vinda de fora do corpo) e ainda acusada de fraudar um outro exame, Rebeca Gusmão continua afirmando que o motivo de tanta transformação em seu corpo é o ovário policístico. Segundo ela, o aumento de testosterona no seu corpo foi produzido pela síndrome.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]