• Carregando...
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura do XXVI Encontro do Foro de São Paulo
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura do XXVI Encontro do Foro de São Paulo| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Na quinta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, ao discursar no Foro de São Paulo, que não se ofende em ser chamado de comunista. "Nós não ficamos ofendidos por sermos chamados de comunistas. Ficaríamos ofendidos se nos chamássemos de nazistas, neonazistas e terroristas. Ser chamado de socialista ou comunista nos dá orgulho e, às vezes, a gente sabe que merecemos sermos chamados assim", destacou.

Os regimes comunistas estiveram e estão entre os mais sanguinários da história, responsáveis por atrocidades e toda a sorte de crimes contra a humanidade. Preparamos uma lista com 17 exemplos de por que qualquer pessoa jamais poderia se orgulhar de tal alcunha.

1 - Holodomor (1932-1933) 

O que foi: grande fome na Ucrânia causada por um plano de reorganização do regime Soviético que matou, pelo menos, 2 milhões de pessoas de fome. Stalin, um dos ícones do comunismo, sabia do fracasso da iniciativa e deixou todos morrerem de fome.

Saiba mais: O que foi o Holodomor, a grande fome na Ucrânia?

2 - A Grande Fome na China (1958-1962) 

O que foi: a fim de implantar o comunismo a qualquer custo na China, Mao Tsé-Tung implementou políticas que levaram os chineses a níveis extremos de fome. Registros apontam que 45 milhões de pessoas morreram.

Saiba mais: A ‘Grande Fome de Mao’: como o comunismo na China matou mais que o Holocausto

3 - O Grande Expurgo na URSS (1937-1940)  

O que foi: perseguição implementada por Joseph Stalin, em que mais de 750 mil pessoas foram torturadas e assassinadas por possíveis críticas ao regime. Na lista, estavam artistas, filósofos, cientistas, militares e, inclusive, alguns dos líderes que haviam auxiliado na Revolução Russa.

Saiba mais: O que foi o Grande Expurgo, quando Stalin mandou matar pelo menos 750 mil pessoas

4 - O Genocídio no Camboja (1976-1979) 

O que foi: terror implementado pelo partido comunista Khmer Vermelho durante os 3 anos e 8 meses em que governou o país. Ao todo, 2 milhões de pessoas, um quarto da população do Camboja, morreu de fome, doenças ou foi assassinada pela perseguição política do ditador Pol Pot e de seus aliados.

Saiba mais: Os horrores do genocídio de Camboja relatados por dois sobreviventes

5 - O Brutal Assassinato da Família Romanov (17 de julho de 1918) 

O que foi: o assassinato à queima-roupa do Czar Nicolau Romanov em frente a sua esposa e filhos, que foram aniquilados em seguida, juntamente com os empregados que seguiam a serviço da família. A chacina que vitimou 11 pessoas foi realizada pelo líder bolchevique Yakov Yurovsky e outros comunistas.

Saiba mais: Como foi o cruel assassinato do czar Nicolau Romanov e de sua família pelos comunistas

6 - As Atrocidades de Che Guevara (1953-1962) 

O que foi: destruição de livros, tortura e execução, racismo, homofobia e perseguição à imprensa são alguns dos crimes cometidos por este símbolo do comunismo que, após a Revolução Cubana, escolheu uma das mansões mais luxuosas de Havana para sua residência.

Saiba mais: 10 coisas que você precisa saber antes de vestir uma camiseta do Che Guevara

7 - Os Crimes da Ditadura Comunista Cubana (1953-até o momento) 

O que foi: as políticas de aniquilação de dissidentes e de repressão da população cubana instauradas após a vitória da revolução comandada por Fidel e Raúl Castro e por Che Guevara. Pelotões de execução, fim do direito à greve, e perseguição religiosa foram algumas das práticas implementadas.

Saiba mais: Sete fatos que não te contaram sobre a revolução comunista em Cuba

8 - Os Gulags da URSS (1919-1961) 

O que foi: os campos de trabalho forçado do regime comunista soviético, pelo qual passaram cerca de 18 milhões de pessoas. Religiosos, comerciantes, fazendeiros, artistas, adversários políticos, enfim, qualquer pessoa sob suspeita de se opor ao regime podia ser enviada aos campos nos quais, em estimativa modesta, 1,7 milhão de pessoas morreram.

Saiba mais: O que eram os gulags, onde morreram milhares de opositores do comunismo

9 - Intervenção da URSS na Mongólia (1924-1990)  

O que foi: perseguições à população budista, supostamente inimiga da revolução, contabilizando entre 20 e 35 mil mortos. Mosteiros foram queimados e até ex-líderes comunistas foram perseguidos.

Saiba mais: 17 crimes contra a humanidade cometidos pela União Soviética

10 - O extermínio dos Uigures na China (2014-até o momento) 

O que foi: o governo chinês criou campos de “reeducação” para uigures, etnia que ocupa o noroeste do país e que é de maioria muçulmana. Tortura, violações sexuais, esterilização e lavagem cerebral são alguns dos métodos empregados pelo Partido Comunista com os prisioneiros.

Saiba mais: Esterilização, choques e lavagem cerebral: como o Partido Comunista Chinês extermina os uigures

11 - O Assassinato de Elvira Cupello (1o de março de 1936) 

O que foi: assassinato da militante comunista de codinome Elza Fernandes por integrantes do Partido Comunista no Brasil, por suspeita de delação. A jovem de 18 anos foi sufocada e morta após fazer um café para os “companheiros”.

Saiba mais: A história da garota assassinada a sangue frio pelo Partido Comunista Brasileiro

12 - Os Justiçamentos (1971-1973) 

O que foi: tribunais para julgamento e execução de integrantes da esquerda armada no Brasil, sob a justificativa de resistência comunista contra a ditadura militar. A Ação Libertadora Nacional, criada por Carlos Mariguella, foi a principal executora dos assassinatos.

Saiba mais: Justiçamento: quando a esquerda armada executava seus próprios membros

13 - Os Orfanatos da Romênia (1965-1990) 

O que foi: entre 100 e 170 mil crianças romenas foram mantidas em “orfanatos” sem quaisquer alimentos, água, energia elétrica ou saneamento pelo regime socialista do ditador Nicolae Ceausescu. Muitas foram infectadas com hepatite e HIV, além de terem desenvolvido profundos transtornos psicológicos.

Saiba mais: Como a Romênia comunista destruiu uma geração inteira de crianças

14 - A Fome na Venezuela (2013-até o momento) 

O que foi: de acordo com relatório da ONU, cerca de 6,5 milhões de pessoas passam fome na Venezuela, quase um quarto da população do país. Os dados mostram que o aumento mais significativo se deu durante a ditadura de Nicolás Maduro, que assumiu o poder em 2013.

Saiba mais: Cerca de 6,5 milhões de venezuelanos passam fome, segundo relatório da ONU

15 - Os Assassinatos na Venezuela (2015-2017) 

O que foi: entre 2015 e 2017, cerca de 8,2 mil execuções foram realizadas na Venezuela, segundo relatório da Anistia Internacional. As execuções foram realizadas pelas forças de segurança da ditadura venezuelana contra os setores mais pobres da população.

Saiba mais: Regime de Maduro já matou 18 vezes mais do que a ditadura militar brasileira

16 - A Repressão Soviética à Tchecoslováquia (1968-1989) 

O que foi: entre janeiro de agosto de 1968, a Tchecoslováquia viveu a Primavera de Praga, manifestações com o objetivo de trazer liberdade para o país que vivia sob regime comunista. No dia 20 de agosto, as tropas, tanques e aeronaves de guerra soviéticos invadiram a capital tcheca para acabar com a tentativa de “golpe” contra a revolução socialista.

Saiba mais: Como a União Soviética esmagou o sonho de liberdade na Tchecoslováquia

17 - Os Crimes de Guerra do Exército Vermelho (1918-1946) 

O que foi: massacres de guerra cometidos pelo Exército Vermelho da União Soviética em incursões em países como Ucrânia, Polônia, Alemanha e Estônia, entre outros. Dentre as atrocidades, estão as mutilações, estupros e tortura de crianças, mulheres e idosos.

Saiba mais: Massacres, mutilações e estupros: os crimes de guerra cometidos pelo Exército Vermelho

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]