i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

A China, a internet e nós: algumas dúvidas

  • 13/01/2021 16:14
Selo chinês mostra os ditadores Joseph Stalin e Mao Tse-tung
Selo chinês mostra os ditadores Joseph Stalin e Mao Tse-tung| Foto: Pixabay

Durante a II Guerra, Hayek, em seu clássico O caminho da servidão, mostrara como as diferenças entre fascismo e comunismo são tênues: ambas as formas de governo centralizam o poder político e econômico nas mãos do chefe de um agigantado Poder Executivo (seja esse chefe o Partido Comunista ou a pessoa do Condutor). A diferença é que no comunismo o chefe do Executivo “expropria” o setor produtivo e transforma tudo em estatal, enquanto que no fascismo o Condutor arma um concerto entre sindicalistas pelegos, empresários amigos e a economia de modo geral.

Na Alemanha, empresas como a Bayer, a Volkswagen, a ThyssenKrupp e a Bertelsmann tiveram em suas histórias a mão amiga do III Reich coordenando o mercado teutão para si. Uma coisa engraçada dessa divisão é que os nossos governos filocomunistas (os do PT) agiram imitando o nazifascismo nesse quesito: aí estão a Friboi e a Odebrecht, campeãs nacionais. É possível que se trate de uma imitação da boliburgesiachavista, e Chávez, como já mencionei, tinha um mentor neonazista. Por outro lado, os arqui-inimigos do petismo, os militares, fizeram um governo mais aproximado do comunismo do que eles, abrindo uma quantidade imensa de estatais. Nossos militares são pupilos de Comte, que é um irmão mais velho de Marx, ambos filhos espirituais do excêntrico Conde de Saint-Simon.

Já a China é ambígua. Ela tem aquela montanha de empresas privadas que querem negociar com o Ocidente, e juram de pé junto que o seu dono não é o Partido Comunista Chinês. Por outro lado, é certo que nenhuma empresa lá cresceu sem a anuência do Partido Comunista Chinês, e no momento em que o Joesley deles (Jack Ma) resolveu criticar uma política do governo, desapareceu.

Peculiaridade dos Estados Unidos 

Nos Estados Unidos, estamos assistindo a algo provavelmente sem precedentes: a mais sólida democracia de massa ter o seu governo superado, em poder, por companhias privadas. Hitler e Xi adubaram a Bayer e o AliBaba, e por isso detinham poder sobre tais companhias. Já os presidentes dos Estados Unidos, até onde saibamos, não adubaram o Google, nem a Amazon, nem o Twitter, nem o Facebook. Ainda assim, a prosperidade do seu país permitiu que gigantes se erguessem enquanto se massificava essa tremenda novidade na história da humanidade que é a internet.

De todas essas quatro, só duas atuam na China: Google e Amazon. A China tem a sua Grande Firewall, uma muralha, uma espécie de Cortina de Ferro feita para censurar toda a internet estrangeira. Dentro da Grande Firewall, a internet está sujeita ao controle do Partido Comunista Chinês, com um exército de censores burocratas. Em português, o melhor material sobre a censura da internet chinesa provavelmente é o documentário do Spotniks sobre a covid. Para se ter uma ideia: chinês não tem WhatsApp, tem um aplicativo paraestatal chamado WeChat, sujeito ao escrutínio de burocratas, e capaz de censurar automaticamente alguns termos e expressões, em nome do combate às fake news. Os chineses comuns (gente que só quer tocar sua vida, como nós) desenvolvem quotidianamente uma linguagem cifrada para escapar à censura e, à medida que as gírias vão sendo conhecidas, mais palavras vão sendo censuradas do aplicativo.

O Google tem desde 2006 o Google China, sediado na China, e que opera segundo os ditames do Partido Comunista Chinês. Quanto à Amazon chinesa, passou a existir quando Bezos comprou uma empresa chinesa chamada Joyo.

Facebook e Twitter são banidos da China. É digno de nota que, a despeito disso, as relações exteriores da China sejam entusiastas do Twitter. Antes que algum ocidental pense que se trate de embaixadores com sangue quente, leia o texto de Leonardo Coutinho a respeito, neste mesmo jornal. É tudo coordenado desde Pequim, e os embaixadores vêm dando altos faniquitos no Twitter mundo afora. O último deles foi contra a Austrália, acusando-a de assassina de afegãos com uma imagem falsa. Pergunte se o Twitter pune alguma embaixada chinesa. Nada, pune só Trump.

Será que o Twitter e o Facebook não podem pensar que vão recuperar o valor de suas ações se ingressarem na China, que é o maior mercado do mundo, e além disso o maior mercado regulado do mundo? Mercado regulado é o sonho do empresário monopolista. E Pequim não aceita empresários insubmissos.

Acontecendo isso, teremos mais uma situação sem precedentes nos Estados Unidos: gigantes monopolistas nacionais submissos a uma potência estrangeira totalitária.

Espionagem doméstica 

Que o Google é espião, já sabemos desde Snowden, que vazou em 2013 para Glenn Greenwald a parceria entre Obama e a gigante, usada para espionar inclusive Dilma Rousseff. (Na época, nossa esquerda ainda era anti-EUA. De certa forma, talvez ainda seja: está com os norte-americanos fãs das Big Techs, os quais gostam mais de Xi Jinping do que de Trump, e talvez até do que de Biden.)

Entre 2013 e 2021, o mundo mudou bastante. O Facebook certamente não era usado (como é hoje) por cidadezinhas de interior como lugar para classificados, e o WhatsApp sequer tinha sido comprado pelo Facebook. Agora, em 2021, o WhatsApp acaba de obrigar seus usuários a, caso queiram permanecer usando, aceitar o compartilhamento de dados entre as duas empresas, o que implica um homem – Mark Zuckerberg – tendo acesso a essa imensa capilaridade de informação provocada pela difusão da internet móvel, e podendo vendê-la a quem quiser. Os Estados Unidos têm lei antitruste, e por que o país não age contra esses monopolistas, é um mistério.

O fato é que as Big Techs fazem o que querem, sem ninguém as segurar. Você provavelmente já ficou espantado ao ver que conversou com alguém, offline, sobre comprar algo, e súbito começou a aparecer propaganda para você daquilo que pensava em comprar. Então você concluiu que um smartphone é um instrumento de vigilância, que nos ouve pelo microfone e nos vê pela câmera.

Já vi gente em redes sociais brasileiras falando espantada sobre isso, mas infelizmente só encontrei matérias em inglês sobre o assunto. Aqui está uma da CBS News do começo de 2018, em que uma ex-gerente do Facebook diz que isso é apenas “muito improvável”. Nos textos da Fox e da Forbes, ambos do fim de 2019, lemos taxativamente que as Big Techs estão espionando, sim, e no da Fox há algumas instruções para mexer nas configurações e minorar o problema. Este outro site explica melhor o funcionamento do OK Google. Agora, fica a questão: e se o Google quiser gravar algumas pessoas e vender isso para a China ou outra ditadura, como ficamos? Quem vai segurá-lo?

Mais perguntas 

Outras perguntas que temos a fazer são: se normalizarmos a censura das Big Techs, quem vai impedir os bancos virtuais de pagarem os seus clientes? Vimos já como há quem peça ao PayPal e PagSeguro o boicote a Olavo de Carvalho. Agora é com Olavo, depois pode ser com qualquer outro reacionário que diga coisas “transfóbicas” como “homens têm pênis”, ou use alguma “racista” como “esclarecer” e “denegrir”.

Nisso, sempre tem o trouxa dizendo que é livre concorrência, e que basta trocar de serviço. Acabamos de ver o que aconteceu com a rede social Parler. Numa ação concertada, Google, Apple e Amazon tiraram a rede social primeiro dos smartphones, e depois do ar.

O Estado existe por uma série de motivos. Um deles é impedir o arbítrio de quem tem a força da grana, em vez da do voto.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Marta M S Kogut

    ± 21 horas

    Suas explicações são sempre de primeira qualidade. Parabéns pelo excelente texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luca Brasi

      ± 22 horas

      Bruna, parabéns pelo texto!!! Você consegue explicar o que acontece muito bem. Gazeta, coloque-a como uma de suas colunistas principais!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo Santos

        ± 23 horas

        Toda ação tem uma reação e não existe reinado para sempre! só o de Cristo Jesus. vamos aguardar os próximos capítulos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          Willy Rossi Dierkes

          ± 23 horas

          Ótima análise, merece cada vez mais espaço.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Adelino De Santi Júnior

            ± 24 horas

            Quando a Gazeta vai colocar Professora Bruna entre seus principais? Bruna é, de longe, a melhor leitura. Clara, direta, fundamentada, inovadora! Excelente, professora!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • V

              Vicente

              14/01/2021 15:15:27

              Excelente texto. Lúcido e conciso. O dificil será fazer chegar este tipo de informação à população, este é o desafio. Parabéns!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                JOSIL

                14/01/2021 14:56:02

                SÓ TEM UM JEITO, VOLTAR AO TELEFONE DE LATINHAS!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Martinho

                  14/01/2021 14:46:00

                  Texto com método é outra coisa....mata a cobra e mostra o pau...mais um... obrigado por nós ensinar a pensar...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • S

                    SERGIO RODRIGUES MARTINS

                    14/01/2021 14:38:36

                    Como sempre artigo muito bem escrito, articulado e recheado de verdades! Parabéns!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • B

                      BP

                      14/01/2021 13:50:25

                      Os seus textos têm se tornado de leitura obrigatória, Bruna. Irretocáveis!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • Y

                        Yuri

                        14/01/2021 13:31:15

                        Perfeito o texto.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • T

                          Taciana

                          14/01/2021 13:07:38

                          Obrigada, Bruna. Excelente artigo, objetivo e realista!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • T

                            Thais de Melo Queiroz

                            14/01/2021 12:48:01

                            Mais um excelente artigo, Bruna! Você vem se afirmando como uma das melhores articulistas da Gazeta e olhe que a concorrência é brava pois existem outros ótimos articulistas por aqui. Parabéns!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luiz

                              14/01/2021 12:44:42

                              É isso, Bruna, 1984 nunca foi tão atual. Geoge Orwell se revira. O "Grande Irmão" está a nos vigiar. A pergunta que fica: E os governos não tem autoridade sobre essas empresas? Caso específico lá dos EUA censurando o maior mandatário do país, calando sua voz e de forma política/ideológica. Algo deve ser feito, né?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • Y

                                Yuri

                                14/01/2021 13:32:29

                                A "teletela" atual é o smartphone ou a internet "vigiada" como um todo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • D

                                d'Amortan

                                14/01/2021 13:27:25

                                Deveria, mas a própria mídia está arquitetando todos os acontecimentos de maneira a ser encarada como «normal».

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • T

                              Tatiana

                              14/01/2021 11:44:41

                              Obrigada, Bruna!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Afro marcondes dos Santos junior

                                14/01/2021 11:23:18

                                Obrigado Bruna!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Arys

                                  14/01/2021 11:05:53

                                  Este caso de vc estar falando offline e de repente aparecer o produto na sua rede social é verdade, e tenho as provas. No dia 14/12 foi aniversário do meu sócio, e dei de presente a ele uma garrafa de whisky, de marca não muito comum. Ele leu o rótulo nem voz alta, agradeceu e nos separamos. Chegando em casa, me mandou uma mensagem dizendo que na sua conta de FB tinha aparecido uma propaganda do mesmíssimo whisky. Já fechei minha conta no FB (não usava mesmo), e iniciei minha migração do whatsapp para outros aplicativos. Este fato mostra o que eles são capazes de fazer; hoje, vc pode optar por não compartilhar, a partir de 08/02 não. Tô fora!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    José Valter Cipolla Aristides

                                    14/01/2021 10:17:21

                                    Pois é! Enquanto as "big techs" serviam aos interesses de alguns líderes, elas eram ótimas. Mas alguns subversivos, Snowden, The Intercept, Julian Assange e outros, resolveram mostrar o que certos governos que julgamos democráticos fazem às escondidas.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • T

                                      Thiago

                                      14/01/2021 10:16:03

                                      Lutaremos com todas as forças, evidentemente dentro da lei, contra essa doutrinação que estão tentando nos impor. E PERDEREMOS. Como os gringos perderam. Um canditato a Presidente foi amordaçado, seus apoiadores foram impedidos de se reunir e tratados como bandidos. Enquanto o outro lado saqueava e queimava prédios impunemente. Sendo Presidente, ele ñ conseguiu defender a si e aos seus em um país onde até pouco tempo havia mais lei que arbítrio. Aqui a gente finge que existem leis e Constituição, sabendo que no fim do dia o arbítrio do STF é absoluto. Ñ existe no cardápio legal opção efetiva de luta contra big techs que tenham o STF no bolso. Vamos lutar e perder. Estudemos mandarim.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        FRANK HONJO

                                        14/01/2021 9:58:52

                                        Muito boa a matéria. Faz a gente pensar.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          FERNANDO A. O. PRIETO

                                          14/01/2021 8:51:09

                                          Lutemos com todas as forças, evidentemente dentro da lei, contra essa doutrinação que nos estão tentando impor: desliguemo-nos de qualquer associação que apóie isso, não assinemos jornais e revistas desse tipo, deixemos claro às pessoas que nos tentam convencer que temos nossas idéias diferentes das delas, e já consolidadas (sem agredi-las fisicamente). E, por fim, certas pessoas NÃO merecem sequer o trabalho de serem refutadas a não ser que sejamos profissionais cuja obrigação é comentar as notícias. Como exemplo, citaria esses que defendem a vacinação obrigatória (esclareço que vou me vacinar, por decisão pessoal).

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Fabio Serra Barbosa da Silva

                                            14/01/2021 7:21:51

                                            Estarrecedor seu artigo. Parabéns

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              Fabiam Fagner

                                              14/01/2021 2:59:10

                                              Excelente texto!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • V

                                                VOTO IMPRESSO JÁ

                                                14/01/2021 2:39:42

                                                Parabéns pelo trabalho.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  LSB

                                                  14/01/2021 2:09:18

                                                  Excelente artigo!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  Fim dos comentários.