i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Crise ambiental

Tendência é preocupante, mas Amazônia não corre perigo iminente

  • PorLuan Sperandio, especial para a Gazeta do Povo
  • 23/08/2019 16:41
Fundo Amazônia é iniciativa criada em 2008 para apoiar combate ao desmatamento na região amazônica
Gráficos mostram que, apesar de tendência, situação da Amazônia hoje não é pior do que foi nos governos do PT. O problema são as falas do presidente.| Foto: Antonio Scorza / AFP

O desmatamento e as queimadas na Amazônia estão de volta aos holofotes depois da divulgação de números ruins e de respostas e ações controversas do presidente Jair Bolsonaro. Mas até que ponto ele e seus oito primeiros meses de governo têm culpa pela situação ambiental?

Em sua primeira capa de agosto, a prestigiada revista britânica The Economist destacou o tema. "O mundo deveria deixar claro a Bolsonaro que não tolerá seu vandalismo", dizia a revista.

Diego Cardoso, doutorando em economia aplicada pela Universidade Cornell e pesquisador na área de economia do meio ambiente e energia, afirma que a percepção pública é importante para pressionar o governo, que ao seu ver tem culpa pela crise atual, mas que não se pode atribuir a responsabilidade somente a ele. “As atitudes do governo em questões ambientais apontam na direção de tornar a situação mais grave no futuro. Com expectativas de mais permissividade e menor monitoramento, podemos ver inclusive efeitos a curto prazo. Porém, o que está acontecendo agora não parece ser consequência disso, dado que as queimadas estão dentro da média histórica segundo diversas fontes”, ressalva.

Guerra de dados

A crise ambiental ganhou impulso a partir da divulgação de dados que mostram que, em julho de 2019, o desmatamento triplicou em relação a julho de 2017 e 2018.

O fato chamou atenção da Science Magazine, que publicou o gráfico abaixo, elaborado pelo jornalista brasileiro Herton Escobar.

Desde 1988, isto é, analisando a questão do desmatamento na Amazônia sob uma perspectiva de longo prazo, na verdade ele está diminuindo. Em 2018, o desmatamento foi de 7,5 mil km², uma área quase 70% menor do que a observada em 1988. A máxima histórica foi observada em 1995, com 29,1 mil km² desmatados. Já a mínima histórica foi registrada em 2012, quando foram desmatados 4,6 mil km².

Nos últimos quatro anos, o que se percebe é uma tendência de aumento do desmatamento. Se a atual variação se revelar mesmo como tendência, retornaremos aos índices de desmatamento de 2008, o que é preocupante.

Queimadas

Entre janeiro e agosto de 2019, as queimadas na Amazônia aumentaram. Os números até agora são os maiores desde 2016, mas estão muito distantes dos números obtidos em 2010 e 2005 (nos governos de Lula), como mostra este gráfico elaborado por Gabriel Nemer a partir de dados do Inpe.

Além da variação sazonal, outro elemento que pode ter fomentado o aumento das queimadas no Brasil foram os cortes no Ibama. Em meio à crise fiscal, o contingenciamento anunciado em maio pelo governo brasileiro afetou 11 ministérios, o que, por consequência, destinou menos verbas para a pasta do Meio Ambiente. A verba do Ibama para a prevenção e controle de incêndios sofreu uma redução de 38%.

Mas vale notar que, proporcionalmente, em 2019 o aumento nas queimadas registrado na Guiana, Suriname e Bolívia foram superiores aos verificados no Brasil.

Para as organizações ambientalistas, o aumento nas queimadas na Bolívia está relacionado à decisão do governo de ampliar a fronteira agrícola e pecuária. O presidente Evo Morales, de esquerda, firmou uma aliança com os setores agropecuário, agroindustrial e de assentamentos ao expandir o direito deles dos agricultores de iniciar "incêndios controlados".

Segundo Morales, se as famílias não iniciam incêndios, como vão sobreviver?" O maior incêndio verificado na Amazônia em 2019 foi iniciado na Bolívia.

Silêncio da comunidade científica

PhD pela London School of Economics, Dimitri Szerman é considerado uma das maiores referências brasileiras em desmatamento da floresta amazônica.

Ele afirmou que essa preocupação com aumento de desmatamento na Amazônia não foi levantada por cientistas há alguns anos, ou ao menos não houve tanta atenção da mídia como agora, quando os números eram piores do que os atuais.

Nesse sentido, a grande dúvida é: as coisas estão piorando tanto sob o governo de Bolsonaro a ponto de haver esse alerta apenas agora?

Segundo Szerman, parte da preocupação pode estar vinculada ao discurso do presidente Jair Bolsonaro e sua sinalização de que não há problema algum em desmatar. “Por exemplo, o presidente afirma que não há problemas na mineração, mesmo que isso signifique invadir reservas indígenas. Isso pode ter tido um efeito para que grandes proprietários de terra se sentem fortalecidos pelas ações e declarações de Bolsonaro”, escreveu.

Ele afirma que temos motivos para nos preocupar se a tendência de aumento do desmatamento continuar, pois voltaremos aos níveis de desmatamento anteriores a 2009 até o final de 2019.

Declarações e ações do governo despertaram alerta

Após os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontarem para um aumento do desmatamento, o presidente Jair Bolsonaro reagiu e criticou o órgão no início de agosto. À época, ele questionou os dados fornecidos, afirmando que são mentirosos, e disse que o instituto estaria "a serviço de alguma ONG".

O então diretor do Inpe, Ricardo Magnus Osório Galvão, reagiu, comparando a declaração do presidente a uma "conversa de botequim". "Ele fez comentários impróprios e sem nenhum embasamento e fez ataques inaceitáveis não somente a mim, mas a pessoas que trabalham pela ciência desse País. Ele disse estar convicto de que os dados do Inpe são mentirosos. Mais do que ofensivo a mim, isso foi muito ofensivo à instituição", disse.

A respeito dos questionamentos dos dados do Inpe por parte tanto do presidente quanto do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, Galvão esclareceu:

“Eles nunca fizeram uma crítica objetiva apresentando dados. Eu entendia que o ministro Ricardo Salles fazia essas críticas por falta de conhecimento. Há três semanas mandei um ofício para o Ministério da Ciência e Tecnologia falando que polêmicas não ajudavam em nada o Brasil, inclusive com relação à repercussão internacional, e propus ao ministro Marcos Pontes abrir um canal de comunicação para explicar o que fazemos, oferecer ferramentas para entenderem melhor os nossos dados e tentar arrefecer esse clima de disputa."

Como resultado, Galvão, que estava no cargo desde 2016, foi demitido.

Especula-se que a divulgação dos números pelo Inpe possa ser modificada. Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, os números podem passar a ser entregues cinco dias antes ao Ibama, em vez de ficarem disponíveis ao público como é hoje, diminuindo a transparência dos dados.

Além disso, 25 superintendentes regionais do Ibama foram exonerados ao final de fevereiro pelo Ministro Salles. Os cargos estão vagos, sem ninguém ter sido designado para ocupá-los, o que reduz a capacidade de fiscalização.

Em meio à repercussão dos dados negativos, a Alemanha e Noruega, que doaram R$ 3,4 bilhões desde 2009 para o Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, suspenderam novos pagamentos. O dinheiro do fundo é utilizado para compra de mecanismos de fiscalização que ajudam na fiscalização e coíbam o desmatamento na região.

Apesar da crise fiscal, Bolsonaro respondeu criticando esses países, afirmando que eles não cuidaram adequadamente de seus ecossistemas. Em sua conta no Twitter, publicou erroneamente um vídeo de caça às baleias na Dinamarca para criticar o país escandinavo.

Na última quinta-feira (22), o presidente francês Emmanuel Macron chamou a atenção da comunidade internacional para a crise amazônica. Em resposta, o filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro, compartilhou em sua conta no Twitter um vídeo em que o francês é chamado de “um idiota”.

A França, por sua vez, se posicionou nesta sexta (23) de forma contrária ao acordo de livre comércio entre o Mercosul e União Europeia.

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Celito Medeiros

    ± 1 dias

    A Amazônia é pulmão do Mundo? Não. O único pulmão do Mundo é o Oceano. Aqui é um micro clima quanto em tantos lugares deste planeta. Existem queimadas de Janeiro a Julho? Não, é período de chuvas. O número total do desmatamento é confiável? Não, uma coisa é incêndio e outra é a queimada. Podemos confiar em dados científicos? Não, a manobra é grande quanto os interesses de quem lhes pagam, mentem descaradamente! De quem é a Amazônia? De todos os países que a compõe. Existe possibilidade de desertificação? Jamais. Precisamos cuidar de nossas reservas florestais, de nosso subsolo e especialmente da Poluição em qualquer lugar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Celito Medeiros

      ± 1 dias

      Sartan: Cara, por sua resposta é possível compreender. Não tenho NENHUM senhor, não tenho posição Política, sou um técnico e tenho função de PAZ. Jamais tive um emprego, seja público ou privado, vivo às minhas custas e agora aposentado, outras ações que me cabem. Agora assista este vídeo e comente: https://www.facebook.com/marcelo.trindade.90/videos/2307424359353882/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 1 dias

      Manobra? seu líder supremo foi avisado do desmatamento e o que ele fez? se fez de vitima de conspiração demitiu o diretor do INPE quando o assunto estourou colocou a culpa nas ongs. agora para você defender seu líder supremo a qualquer custo questiona até dados científicos? a idolatria e o fanatismo dos bolsominion não tem limites

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • F

    FILIPE BISCAIA DEMETERCO

    ± 1 dias

    https://youtu.be/TK2LqZa2tYY Após assistir esse vídeo, você não terá dúvidas sobre a questão ambiental no Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Celito Medeiros

      ± 1 dias

      Aqui bem rápido e claro, com linguagem coloquial de acesso a todas as pessoas: - https://www.facebook.com/marcelo.trindade.90/videos/2307424359353882/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • F

    FILIPE BISCAIA DEMETERCO

    ± 1 dias

    https://youtu.be/TK2LqZa2tYY

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      sandra regina

      ± 1 dias

      Terrorismo dos gringos contra o nosso país! Contra o presidente. Contra o Mercosul. A intenção deles é outra. Não aceitaremos $ deles. Escambo. Não somos Colonia da Europa. Presidente aceite somente ajuda de Israel.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • W

        William Bones

        ± 1 dias

        Bolsonaro ta certo não tem que dar ouvidos a um comunista.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • S

        Sartan

        ± 1 dias

        Terrorismos é sempre deles. seu líder supremo deixar de atender o chanceler francês para cortar o cabelo e ficar fazendo ataque ideológico esta tudo certo

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      ± 1 dias

      A partir da zero hora de ontem, toda Amazônia sera considerada uma área militar, isso com aval dos EUA... "a amazônia continuara sendo nossa"...fora picaretas ambientalistas de meia pataca

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      3 Respostas
      • S

        Sartan

        ± 1 dias

        Não era o que o Bolsonaro dizia antes https://www.youtube.com/watch?v=zLIHAfMdT2Q

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • W

        William Bones

        ± 1 dias

        INteressados na amazonia são exatamente a Alemanha e a Noruega.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • S

        Sartan

        ± 1 dias

        Falou o paga pau do pais mais interessado na Amazônia

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • L

      Lucas

      ± 1 dias

      Na verdade é claro que os países da Europa sabem que acontecem queimadas. Mas o que está queimado mesmo é filme do nosso país no exterior com nosso "Samba-Trump". Achou que não teria problema algum nos posicionamentos contra o Meio-Ambiente, colocando inclusive um ministro nessa área que só dá declarações vexatórias. Aí ou fazem um levante agora, ou pode ser tarde demais. Só lembrando que as fiscalizações pelo IBAMA já reduziram, e tudo mais que foi falado na reportagem. Não é SÓ uma questão de incêndios, mas a gasolina que o próprio presidente joga em cada declaração!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Freitas

        ± 1 dias

        Se o presidente tivesse agido de pronto, com respostas positivas, nada teria acontecido. Caiu na armadilha, chutou o balde e deu no que deu: teve que recuar. Na verdade, o seu discurso de campanha, aliado a alguma atitudes contra o pessoal que controla o meio ambiente, criou uma "guerra". Bom, foi graças a essa guerra que o mundo despertou e fez com que o nosso governo recuasse e enfrentasse o problema. "Há males que vêm para o bem".

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        4 Respostas
        • C

          Celito Medeiros

          ± 1 dias

          Poderia assistir este vídeo e comentar? (o seguinte a este também): https://www.facebook.com/marcelo.trindade.90/videos/2307424359353882/

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • S

          Sartan

          ± 1 dias

          Janaína Opina: Foram os governadores que abriram a boca para afrontar todo mundo?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • J

          Janaína Opina

          ± 1 dias

          A responsabilidade é dos governadores estaduais e suas respectivas Defesas Civis. Por que ninguém cobra do primeiro responsável pela resposta às queimadas????

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • J

          Janaína Opina

          ± 1 dias

          A responsabilidade é dos governadores estaduais e suas respectivas Defesas Civis. Por que ninguém cobra do primeiro responsável pela resposta às queimadas????

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • C

        CARLOS FELIX

        ± 1 dias

        A Baia da Guanabara apodrece. O rio Tietê agoniza. As encostas do Rio, Recife, invadidas e suas matas diuturnamente devastadas, pelos sem proteção das "elites" ambientalistas. O que morrerá antes ? O Tietê, a baia da Guanabara, a mata Atlântica, na Bahia, RJ, Pernambuco ou a Amazônia. Morrem mais pessoas nas queimadas da Amazônia ou nos desmoronamentos nas terras do carnaval e trios elétricos ? As doenças e filas no SUS, são provocadas pelas queimadas na Amazônia ou por falta de rede de água e tratamento de esgoto ? Quantos bilhões consumiram as ONGs e quantos mil investiram na rede sanitária básica ? Ambientalistas de Globo Repórter e bolsistas de pesquisa na Europa, não preservam.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          AMAURI

          ± 1 dias

          Na cabeça do Bozo, só acaba, quando termina.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Elias Quadros

            ± 1 dias

            Não corre perigo iminente. Acha que todo mundo é pato amarelo ou lavajateiro para acreditar nisto?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              MBP

              ± 1 dias

              Cambada de Socialista tentando lacrar. Incêndio criminoso em investigação pela PF, imagens antigas de incêndios e animais mortos de outros lugares do mundo e Macron propondo intervenção pelo G7, tornando a Amazônia internacional, colocando em risco a soberania nacional. ONU (reduto da esquerda) apoiando. Macron quer também impedir acordo do Mercosul com UE. Mídia marrom quer apontar o Governo como culpado e apagar o fogo com gasolina. Já tivemos apoio de países aliados como Espanha, China, Alemanha, EUA, Inglaterra, Italia, Japão e Israel. Nunca houve tanta ênfase à causa. Porque será? Secou a verba pública para a mídia??!!! A mamata acabou???

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • J

                Janaína Opina

                ± 1 dias

                KKKKKKKKKKK

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • S

                Sartan

                ± 1 dias

                A um mês atrás o inpe alertou estão aumentando as queimadas. resposta do seu bolsonaro. manda embora esse diretor COMUUNIIISTAAAAAAAAAAAAAAAA . só se divulga dados que eu gosto. ai acontece aquilo que foi avisado acontece e a resposta dele e dos bolsominions: culpa das ongs COMUNISSSSSSSTASSS. enquanto eles continuarem acreditando que tudo é isso é uma eterna conspiração COMUUUNISTAAAA conta o presidente quem perde é o Brasil.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            Fim dos comentários.