Pessoal da Defesa Territorial ucraniana ajuda a evacuar idosos de um abrigo na cidade de Irpin, neste sábado
Pessoal da Defesa Territorial ucraniana ajuda a evacuar idosos de um abrigo na cidade de Irpin, neste sábado| Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou, neste sábado (2), que conseguiu acesso à cidade de Irpin, no subúrbio oeste da região de Kiev, palco dos principais confrontos no país. Na sexta-feira (1º), a organização entrou na cidade e entregou ajuda humanitária aos cerca de 3,5 mil habitantes que seguem sitiados, de acordo com comunicado.

Segundo Alyona Synenko, funcionária local da Cruz Vermelha, a prioridade das equipes tem sido verificar a situação em que as pessoas se encontram. Um pastor religioso que serviu de guia para a organização indicou que o maior problema para a população é a falta de água potável, informou ainda o comunicado.

O acesso a Irpin, tomada pelas tropas russas no início do mês passado e recuperada pelo exército ucraniano, tem sido dificultado pela destruição de uma ponte. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou que o hospital militar local sofreu graves danos e foi esvaziado. Além disso, apenas um profissional de saúde (um oftalmologista) está atendendo na cidade.

Além disso, a presença de artefatos explosivos nas ruas torna perigoso o acesso de caminhões que transportam ajuda humanitária, conforme apontou a organização. A Cruz Vermelha também tenta chegar a Mariupol, cidade portuária localizada no sul da Ucrânia. Na sexta, uma tentativa de acesso através de um porto no mar de Azov fracassou.