• Carregando...
Boric se encontrou nesta segunda-feira com o atual presidente, Sebastián Piñera
Boric se encontrou nesta segunda-feira com o atual presidente, Sebastián Piñera| Foto: EFE/Presidência do Chile

O dólar atingiu valor histórico e a bolsa chilena fechou nesta segunda-feira (20) com baixa de 6,18% (após abrir o dia em -7%), um dia após a vitória do esquerdista Gabriel Boric sobre o conservador José Antonio Kast na eleição presidencial.

A moeda americana fechou o dia cotada a 876 pesos chilenos, nível mais alto desde março de 2020, no início da pandemia de Covid-19. A projeção de analistas é que o dólar pode chegar a 900 pesos chilenos nesta semana.

“Esse comportamento se dá porque os investidores preferem políticas mais pró-mercado, têm desconfiança em relação às condições que existirão na presidência de Boric”, afirmou Ricardo Bustamante, chefe de estudos sobre trading da consultoria Capitaria, ao Diario Financiero. “Nesse cenário, se o mercado seguir considerando uma situação ainda mais negativa para o país, a barreira dos 900 pesos pode ser quebrada facilmente em curtíssimo prazo.”

Nesta segunda-feira, após se reunir com o atual presidente, Sebastián Piñera, Boric não adiantou nomes do seu ministério. “Estamos cientes de que é importante para o país proporcionar certezas. Vamos agir de acordo, não temos nomes que eu possa tornar públicos no momento”, declarou o ex-líder estudantil em uma entrevista coletiva no Palácio de La Moneda (sede do governo).

O encontro com Piñera foi o primeiro ato oficial de Boric após a vitória no segundo turno das eleições, no qual conseguiu 55,8% dos votos - mais de dez pontos percentuais de vantagem sobre Kast.

“Penso que é importante destacar o caráter de Estado (da reunião com Piñera) e a continuidade do Estado além das diferenças políticas legítimas que às vezes, como neste caso, podem ser muito grandes”, disse o ainda deputado pela região de Magallanes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]