Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia em Madri

Falha nos flaps provocou acidente com avião da Spanair, diz jornal

Dispositivos na asa que ajudam na sustentação do avião foram os grandes causadores do acidente com o MD-82, apontou o Wall Street Journal. Sem eficiência deles, a aeronave não conseguiu ganhar altura, ocasionando o acidente que vitimou 154 pessoas

Após 18 pessoas sobreviverem à tragédia com o jato da Spanair, Bautista diz que "o sistema de controle de segurança atende aos padrões globais" | Susana Vera / Reuters
Após 18 pessoas sobreviverem à tragédia com o jato da Spanair, Bautista diz que "o sistema de controle de segurança atende aos padrões globais" (Foto: Susana Vera / Reuters)

Uma falha nos flaps do avião da Spanair que se acidentou mês passado no aeroporto de Barajas, em Madri, matando 154 pessoas (entre elas um brasileiro), provocou a tragédia, informou nesta quinta-feira (4) o "Wall Street Journal". Inicialmente, pensava-se que um problema nos motores estaria por trás do acidente.

Em sua edição européia, o diário disse ter tido acesso às primeiras conclusões da equipe que analisa as caixas-pretas do avião, que estão em um laboratório especializado na Inglaterra.

Segundo o "Wall Street Journal", a aeronave realizou a decolagem com os flaps (dispositivos móveis nas asas que ajudam a sustentar o avião) totalmente estendidos. Sem eles, o MD-82 não conseguiu ganhar altura, o que provocou o acidente. Os investigadores estariam tentando descobrir o motivo pelo qual nenhum controlador deu o sinal de alerta ao piloto.

O piloto não abortou a decolagem porque uma falha nos circuitos elétricos do avião teria mascarado o problema com os flaps, de acordo com a investigação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.