• Carregando...
Faber, cuja mulher morreu quando ele estava finalizando seu último livro, disse que não escreverá mais romances | Andrew Testa para The New York Times
Faber, cuja mulher morreu quando ele estava finalizando seu último livro, disse que não escreverá mais romances| Foto: Andrew Testa para The New York Times

"Eu queria que esta fosse a obra mais triste que já escrevi", disse o escritor Michel Faber. Ele se referia a seu novo romance, "The Book of Strange New Things" [O Livro de Coisas Novas e Estranhas], que inicialmente imaginou como uma história sobre alienígenas em um planeta distante.

Há seis anos, porém, a história ganhou os contornos sombrios da realidade, quando ele e sua mulher, Eva Youren, ficaram sabendo que ela tinha um câncer em estágio avançado.

O romance se transformou em um drama doméstico interestelar, uma fábula dolorosa sobre mortalidade, fragilidade humana e a distância intransponível entre um casal, assim como uma elegia a Eva, que morreu em julho quando Faber dava os retoques finais no manuscrito.

Esse também será seu último romance. "Eu sentia que tinha outro livro em mente que poderia ser especial, sincero e extraordinário, e isso seria suficiente", disse Faber.

Faber, 54, que nasceu na Holanda, cresceu na Austrália e atualmente mora na Escócia, ganhou fama em 2002 com seu romance histórico "Pétala Escarlate, Flor Branca", sobre uma prostituta da época vitoriana, o qual bateu recordes de vendagem.

O fim prematuro da carreira de Faber chocou seus pares e o mundo editorial. Alguns acham que ele está abandonando uma carreira promissora justamente quando está em vias de se tornar um expoente literário.

As obras de Faber são publicadas em 35 países e já venderam mais de 2 milhões de exemplares.

No ano passado, seu romance de estreia, "Sob a Pele", ganhou uma adaptação cinematográfica estrelada por Scarlett Johansson, e "The Book of Strange New Things" deverá se tornar uma série de TV.

Pessoas que trabalham estreitamente com Faber dizem que sua decisão de parar de escrever romances pode ser reflexo da tristeza pela perda de Eva, sua companheira durante 26 anos e com a qual se casou em 2004.

"Ele escrevia para Eva e tinha a sorte de ter alguém com sua inteligência e seu discernimento como caixa de ressonância constante", disse Jamie Byng, o editor da Canongate que publicou livros de Faber no Reino Unido durante 16 anos. "Ela era o centro absoluto do processo criativo dele."

Byng também comentou: "Esse romance extraordinário é sobre perda, sofrimento e a separação indesejada de pessoas. Sua força e integridade emocional residem nas coisas dilacerantes que ele estava vivenciando enquanto o escrevia. Se realmente é o último romance escrito por ele, só nos resta aceitar esse fato".

Faber disse que ultimamente tem escrito poesias sobre Eva e talvez publique algumas delas.

Até para o próprio Faber, que escreveu ficção histórica, obras de suspense, sátiras e três romances, "The Book of Strange New Things" é um caso à parte.

Embora seja ambientada em outro planeta, a história não é uma ficção científica nem se enquadra em outros gêneros literários.

Todavia, ele está contente que seja seu último livro. "A história prova que a maioria dos escritores acaba sendo esquecida", disse. "É bem provável que isso aconteça com meus livros e, se eu tiver muita sorte, talvez um deles sobreviva. Os livros que eu escrevi são meus concorrentes e não sei o que acontecerá com eles. Isso me basta."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]