i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
estratégia

Stalin usou serviço secreto para analisar excrementos de Mao Tse-Tung

  • PorDa Redação
  • 29/01/2016 09:18
Mao Tsé-Tung, líder chinês por quase 30 anos, foi vítima de uma espionagem inusitada dos soviéticos | beh/rab/BEHROUZ MEHRI
Mao Tsé-Tung, líder chinês por quase 30 anos, foi vítima de uma espionagem inusitada dos soviéticos| Foto: beh/rab/BEHROUZ MEHRI

Os soviéticos tinham um procedimento inusitado de inteligência. De acordo com reportagem de jornais russos, agentes de Joseph Stalin analisavam os excrementos de vítimas de espionagem -- uma delas teria sido o líder chinês Mao Tsé-Tung .

De acordo com as reportagens, este departamento havia sido criado nos anos 1940 de forma secreta. Quem revelou foi o ex-agente Igor Atamanenko, envolvido nas análises. Naqueles tempos os soviéticos não tinham os aparelhos de monitoramento que os serviços secretos têm hoje”, disse ele.

Para conseguir as fezes de Mao, espiões soviéticos instalaram banheiros especiais durante uma visita do chinês a Moscou, em dezembro de 1949. O vaso sanitário era conectado a uma caixa secreta, e não ao esgoto.

A análise, obviamente, tinha um fundo científico. Por exemplo, se os cientistas constatassem que havia alto índice de aminoácido triptófano, era grande a chance de a pessoa ser calma e mais suscetível à aproximação. Falta de potássio poderia indicar um comportamento nervoso, por sua vez.

As reportagens indicam ainda que Stalin só teria assinado acordos com Mao Tse-Tung após análises dos excrementos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.