• Carregando...

O Governo de Seul confirmou nesta-terça-feira que chegou a um acordo com os talibãs afegãos para que libertem nos próximos dias os 19 reféns sul-coreanos que tinham em seu poder há um mês e meio, informou a agência sul-coreana "Yonhap".

Em entrevista coletiva, o porta-voz da Casa Presidencial, Cheong Wa-dae, disse que, em troca da libertação, Seul aceitou retirar suas tropas do Afeganistão este ano, como já estava planejado, e também retirar do país os missionários sul-coreanos.

O porta-voz disse que não pode confirmar a data em que os missionários serão libertados, pois será objeto de novas conversas com o grupo talibã. No entanto, segundo notícias de Cabul, os reféns devem ser soltos em três ou quatro dias.

Cheong disse que o Executivo da Coréia do Sul considerou muito positiva a notícia da breve libertação do grupo de missionários sul-coreanos.

- O acordo foi alcançado com a condição de que a Coréia do Sul retire suas tropas do Afeganistão no fim de ano e que proíba seus missionários cristãos de viajar para este país - disse Cheong.

Os missionários sul-coreanos, na maioria mulheres, foram seqüestrados em 19 de julho por um grupo rebelde quando viajavam de Cabul a Kandahar de ônibus por uma das estradas mais perigosas do Afeganistão.

Poucos dias depois, os talibãs executaram dois deles depois que o Governo afegão se negou a atender sua demanda de libertar vários presos. Após intensas negociações com uma delegação de Seul, duas mulheres foram liberadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]