• Carregando...
Câmara dos Deputados manteve maioria das mudanças na Lei de Improbidade aprovadas pelo Senado.
Câmara dos Deputados manteve maioria das mudanças na Lei de Improbidade aprovadas pelo Senado.| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Com maioria esmagadora de votos, a Câmara dos Deputados aprovou o parecer favorável ao texto-base do projeto que altera a Lei de Improbidade Administrativa e enfraquece o combate à corrupção. O placar final foi de 395 votos favoráveis e 22 contrários à proposta. A Casa iniciou a análise das emendas incluídas pelos senadores, mas a conclusão só acontecerá na sessão desta quarta-feira (6). Entre as mudanças já consolidadas no projeto, está a que pune apenas as ações de improbidade dolosas – ou seja, cometidas intencionalmente. Após a conclusão do trâmite na Câmara, a lei seguirá para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro. Veja o que muda por enquanto na lei.

Eleições 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Brasília, onde participa de uma série de reuniões com vista às articulações para a disputa de 2022. E tem até aliados do presidente Jair Bolsonaro na agenda de encontros, como conta Wesley Oliveira.

União Brasil. Nesta quarta-feira (5) a capital federal também abriga a convenção que irá oficializar a criação do União Brasil, partido que nasce da fusão entre PSL e DEM. A nova legenda, porém, já começa com alguns conflitos para resolver. Olavo Soares explica.

Política, Economia e Utilidade pública

Abusos das Big Techs. Durante audiência no Senado dos EUA, Frances Haugen, informante que denunciou o Facebook, pediu a criação de mecanismos legais para regulamentar as mídias sociais. Entenda como essa discussão vem se intensificando em razão dos abusos cometidos pelas Big Techs.

Guedes convocado. Comissões da Câmara dos Deputados e do Senado aprovaram a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para explicar movimentações financeiras no exterior por meio de offshores. Mas, afinal, como funcionam as offshores? Eis aqui 13 coisas que você precisa saber sobre o tema.

Números da pandemia. O Brasil registrou mais 677 mortes por Covid-19 e 20.528 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.499.074 diagnósticos positivos e 598.829 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 147.997.547 com a primeira dose e 94.739.208 com a segunda.

Giro pelo mundo. O presidente do Peru, Pedro Castillo, lançou uma segunda reforma agrária e voltou a falar em elaborar uma nova Constituição. Na França, um grupo diz que cerca de 216 mil pessoas foram abusadas na Igreja Católica desde 1950. O governo da Índia terá de pagar US$ 300 milhões a famílias de vítimas da Covid-19.

Nossa visão  

Reforma tributária. Enquanto a reforma do Imposto de Renda, aprovada na Câmara e em análise no Senado, continua extremamente controversa, a PEC 110/19, que promove mudanças em outros impostos, pode ter um caminho um pouco mais tranquilo. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Simplificação e transparência, sozinhas, não farão a reforma tributária de que o Brasil realmente necessita, e é este o ponto que nem a PEC 110 isoladamente, nem o conjunto de projetos de lei e PECs de reforma tributária apresentadas no Congresso Nacional parecem dispostos a enfrentar.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Depoimentos. CPI ouvirá médico que atuou na Prevent Senior e representante de vítimas

Tributação. Reforma de impostos terá IVA “dual” e desoneração de investimento e exportação

Legislativo. Senado vota marco de ferrovias e põe em xeque regras que atraíram R$ 80 bi em investimentos

Agenda 2030. Pesquisas de Humanas: internacionalização ideológica não resolve o problema da qualidade

Colunas e artigos

Entrevista com Augusto Nunes. O jornalista Augusto Nunes foi o convidado desta semana do Gazeta Entrevista com Leda Nagle. Na conversa, o diretor de redação do Portal R7 comentou a polarização partidária e disse que os ministros do STF “agem como políticos com causa própria”.

Thaméa Danelon discute qual é o limite da liberdade de expressão no Brasil.

Madeleine Lacsko analisa os protestos e mostra como a esquerda é tolerante com quem concorda 100% com ela.

O podcast 15 Minutos repercute a entrevista exclusiva com Michel Temer, em que ele aborda terceira via e impeachment de Bolsonaro.

Para inspirar

Melhores restaurantes do mundo. Um brasileiro está entre os 50 melhores restaurantes do mundo, de acordo com o ranking do The World’s 50 Best Awards. É o paulistano A Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda. O Bom Gourmet conta o que fez o restaurante saltar 22 posições no ranking. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]