• Carregando...
A atuação do ministro Edson Fachin na “ADPF das Favelas” fere o pacto federativo previsto na Constituição, que garante aos estados autonomia para formular suas próprias políticas públicas, como as de segurança.
A atuação do ministro Edson Fachin na “ADPF das Favelas” fere o pacto federativo previsto na Constituição, que garante aos estados autonomia para formular suas próprias políticas públicas, como as de segurança| Foto: Gustavo Moreno / SCO / STF

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O ministro Edson Fachin, do STF, tem tentado obrigar as polícias do Rio de Janeiro a seguir um plano feito pelo Conselho Nacional de Justiça com ONGs de esquerda. O objetivo seria reduzir a letalidade policial. As forças de segurança, no entanto, consideram algumas das exigências desproporcionais. Saiba os detalhes.

Ameaça terrorista. Uma apoiadora de Lula foi presa durante o ato do governo em alusão ao 8 de janeiro, na área externa do prédio do STF. Pessoas que presenciaram a cena relataram agressão a policiais judiciários e ameaça de contaminação com um agente biológico usado em ataques terroristas.

O legado de Paulo Guedes. Apesar de ter produzido resultados positivos, a agenda liberal encabeçada por Paulo Guedes, que foi ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro (PL), hiberna no Brasil. Enquanto isso, a Argentina de Javier Milei tenta uma reforma libertária. Leia mais.

Política, Economia e Mundo

SOS Supremo. O governo pode enfrentar uma nova derrota no Congresso. O risco envolve a medida provisória que põe fim à desoneração da folha de pagamentos dos setores que mais empregam no país. Mais uma vez, o STF deve ser acionado para ajudar na arrecadação.

Nomeação suspensa.indicação de Filipe Mello – filho do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) – para a Casa Civil catarinense não configura nepotismo, segundo a definição do STF. Mesmo assim, a medida é imoral, de acordo com especialistas. Veja o que eles dizem.

Giro pelo mundo. O Equador vive dias de terror: ontem, um canal de TV foi invadido por criminosos durante uma transmissão ao vivo. Na França, a primeira-ministra Élisabeth Borne renunciou após 20 meses no cargo.

Opinião da Gazeta

"Democracia inabalada". O primeiro aniversário dos atos de 8 de janeiro de 2023, com pouco mais de uma dezena de governadores, parlamentares aliados e outras autoridades, cumpriu à risca o roteiro esperado e que levou a oposição a ignorar a cerimônia. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A verdadeira democracia não se resume a eleições limpas e 'ambiente livre de golpe'. Ela pressupõe respeito às liberdades e garantias democráticas, proteção firme da liberdade de expressão, respeito ao devido processo legal e à ampla defesa.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Bárbara Destefani. Influenciadora conservadora denuncia perfis de esquerda após ameaça de morte e difamação

Parque Piedade. Prefeito do Rio denuncia que crime organizado cobrou R$ 500 mil para liberar obra pública

Eleições 2024. Após conversa com Lula, Marta Suplicy aceita ser vice de Guilherme Boulos, diz jornal

Sem critérios. “PL das Fake News privatiza a censura”, diz jurista especialista em liberdade de expressão

Colunas e artigos

Ana Hickmann e a alienação parental. Alexandre Correa, ex-marido da apresentadora, a acusa de interferir nos laços afetivos entre ele e o filho do casal, em mais um episódio da briga familiar. A promotora Celeste Leite dos Santos comenta sobre a possibilidade de prisão de Ana Hickmann, pedida pelo empresário na Justiça.

Marcio Antonio Campos comenta a CPI que mira o padre Júlio Lancellotti em São Paulo.

Guilherme Macalossi fala sobre a oposição e o 8 de janeiro.

Para inspirar e alegrar

Quem será o próximo chef? Já se inscreveu para o The Next Chef ou conhece alguém que se daria muito bem neste desafio? O Bom Gourmet deu a largada para selecionar quem serão os oito talentos da gastronomia curitibana que se enfrentarão nesta deliciosa competição. Veja como vai funcionar.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]