• Carregando...
Plenário da Câmara dos Deputados: parlamentares voltam a discutir PEC dos precatórios.
Plenário da Câmara dos Deputados: parlamentares voltam a discutir PEC dos precatórios.| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Um novo round na batalha pela aprovação da PEC dos precatórios está marcado para esta terça-feira (9). A proposta que cria novas regras para pagamento de dívidas e abre caminho para o custeio do Auxílio Brasil será votada em segundo turno na Câmara dos Deputados. E, mais uma vez, o governo precisará se desdobrar na articulação política. O presidente Jair Bolsonaro disse estar confiante de que os deputados aprovarão o texto mais uma vez, porém, prevê dificuldades no Senado.

Quórum. Com o placar apertado da primeira votação e a perspectiva de que alguns parlamentares mudem o voto, garantir o quórum e ampliar o número de votantes é tido como fundamental. Olavo Soares mostra qual o panorama para a votação.

Emendas de relator. O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar a decisão da ministra Rosa Weber que suspendeu a execução de emendas de relator. Caso venha a ser confirmada, como fica a relação entre governo e Congresso? Saiba na reportagem de Rodolfo Costa.

Nossa visão  

Orçamento no STF. Nesta terça e quarta-feira, dias 9 e 10, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa, em plenário virtual, se mantém ou derruba a liminar da ministra Rosa Weber que determinou a suspensão do pagamento das chamadas “emendas de relator” no Orçamento da União. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Por mais que não haja nenhuma vedação constitucional à criação de tipos específicos de emendas, percebe-se de imediato que as emendas RP9 violam o princípio constitucional da publicidade por terem pouquíssima transparência, especialmente em relação ao parlamentar que é o verdadeiro responsável pela emenda.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Utilidade pública

Novo partido de Bolsonaro. Sem partido desde setembro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que está “99% fechado” com o PL, sigla do Centrão presidida pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto. Saiba o que pesou no acordo e com quem deve ficar a candidatura a vice em 2022.

Daniel Silveira livre. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, revogou a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), acusado de ameaçar ministros do Supremo, mas proibiu-o de usar as redes sociais. A decisão é um dos assuntos do novo episódio do programa Hora do Strike, confira.

Sem mortes por Covid. Pela primeira vez desde o início da pandemia, o estado de São Paulo não registrou nenhuma morte por Covid-19. Nos Estados Unidos, as fronteiras foram abertas sem restrições para estrangeiros completamente vacinados.

Giro pelo mundo. Após a vitória do ditador Daniel Ortega, governos das Américas condenaram o que chamaram de “eleições fraudulentas” na Nicarágua. O Partido Comunista da China iniciou nesta segunda (8) a plenária que deve consolidar o poder do ditador Xi Jinping.

O que mais você precisa saber hoje

Presidenciável. Além de corrupção e segurança, o que Moro pensa sobre outros temas da agenda pública

Big Techs. MPF abre inquérito para apurar papel das redes sociais contra “violência digital”

Educação. 28 servidores do Inep alegam “fragilidade técnica” e pedem exoneração a poucos dias do Enem

Artigo. Por que Danilo Gentili recebeu o prêmio Liberdade 2021?

Colunas e artigos

Contra o cancelamento nas universidades. Cansados da apatia diante de práticas liberais e autoritárias nas universidades norte-americanas, um grupo de acadêmicos reconhecidos criou sua própria instituição. Madeleine Lacsko conta como nasceu a UATX, projeto contra a cultura do cancelamento.

J.R. Guzzo comenta o mais novo problema do sistema eleitoral: as regras das redes sociais.

Polzonoff mostra que até mesmo na morte da cantora Marília Mendonça o cancelamento foi usado como trampolim para a fama.

Para inspirar

Cozinhando com estilo. Para quem gosta de cozinhar em casa, essa atividade fica ainda melhor em um ambiente funcional, confortável e que desperte os sentidos. Se você quer construir ou dar um upgrade na sua cozinha ou área gourmet, a Haus apresenta seis projetos para se inspirar. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]