• Carregando...

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram uma lista tríplice que será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro, a quem caberá escolher um dos nomes para assumir o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Compõem a lista André Ramos Tavares, professor de direito econômico da USP e que integrou a Comissão de Ética Pública da Presidência da República entre 2018 e 2021, Fabrício Medeiros, advogado eleitoral, já atuou em defesa do União Brasil, fusão entre DEM e PSL e Vera Lúcia Santana Araújo, ativista de esquerda e apoiadora declarada de Lula. Em geral, cabe ao ministro substituto do TSE julgar as ações do Ministério Público e dos partidos contra propagandas irregulares antes ou durante a campanha eleitoral.

Entenda a campanha nas redes sociais com artistas brasileiros e estrelas de Hollywood para que os jovens façam o título de eleitor. Leonardo DiCaprio chegou a ter uma publicação no Twitter respondida de forma irônica pelo presidente Jair Bolsonaro. A divulgação dos artistas segue um padrão: destacam a importância do voto para adolescentes a partir de 16 anos, incluem as hashtags das campanhas e acrescentam links redirecionando para sites que agregam informações sobre a forma que jovens podem tirar o seu título de eleitor. Especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo explicam os riscos de organizações financiarem esse tipo de campanha, especialmente por se tratarem de adolescentes, que devem ter a liberdade protegida da influência indevida do poder político, econômico e de outros abusos.

Daniel Silveira se recusou a receber intimação para reinstalação de tornozeleira eletrônica. O documento determina que ele se reapresente em 24 horas à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) para devolução da atual tornozeleira eletrônica e instalação de novo equipamento. Segundo a oficial de justiça federal responsável por entregar a intimação, o deputado afirmou que não vai mais usar tornozeleira, pois está cumprindo o Decreto do Presidente da República.

O vazamento de uma minuta que mostra a opinião majoritária da Suprema Corte dos Estados Unidos derrubando a decisão que legalizou o aborto no país, em 1973, provocou uma reação violenta entre a esquerda americana pró-aborto. Protestos foram registrados em todo o país, especialmente em Nova York, Washington e em Los Angeles. O presidente do país, Joe Biden, prometeu uma resposta ao que chamou de ataque contínuo ao aborto e aos direitos reprodutivos.

A opinião de Daniel Lopez, que analisa como a Guerra da Ucrânia reposicionou o Brasil no cenário geopolítico internacional.

E as dicas do caderno Bom Gourmet pra quem quer preparar um piquenique no Dia das Mães. Primeiro pense que o cardápio de ser algo prático, com alimentos que não precisem de talheres nem de geladeira. Frutas como maçã, banana e uva funcionam bem. Nos salgados quiches e pães de queijo também são boa pedida. Assim como sanduíches simples, pipoca e bolo. E pra beber pode levar um suco natural, o bom e velho café com leite ou até um chocolate quente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]