• Carregando...
A queda de Levy, os presídios privados no Brasil e as leis mais absurdas do país
| Foto: Paixão

Bom dia!

Depois de ter sido fritado por Jair Bolsonaro (PSL) na semana passada, o presidente do BNDES, Joaquim Levy, apresentou a sua demissão neste domingo (16). A Gazeta do Povo analisa cinco nomes cotados para substituir Levy, que transitou pelo petismo e pelo bolsonarismo e teve uma gestão marcada por atritos com o governo.

Opinião da Gazeta

No editorial desta segunda (17), a Gazeta comenta o projeto de lei de iniciativa de Bolsonaro que altera o Código de Trânsito Brasileiro:

"Ainda não chegamos a um estágio em que campanhas de conscientização e outras medidas baseadas na boa vontade dos motoristas bastam para termos um trânsito civilizado. É por isso que não é a hora de um projeto de lei que invista no afrouxamento das regras de trânsito, especialmente quando ele não ataca as verdadeiras desproporções existentes no Código de Trânsito."

Aprofunde-se

Gazeta do Povo produziu uma série especial sobre a gestão privada de presídios no Brasil. Katia Brembatti e Giulia Fontes explicam o que esse modelo, que está sendo discutido tanto no Paraná quanto em São Paulo, tem a oferecer.

Imagem do dia

Um turista caminha diante de pinturas em tela expostas no Mercado Maasai, em Nairóbi, no Quênia, neste domingo (16).
Um turista caminha diante de pinturas em tela expostas no Mercado Maasai, em Nairóbi, no Quênia, neste domingo (16).| Simon Maina/AFP

Para começar o dia inspirado

José Carlos Fernandes conta, do jeito que só ele sabe contar, a história do Lar dos Meninos de São Luiz, instituição curitibana que completa 100 anos nesta semana. Fique com um trechinho:

"Um dos efeitos instantâneos da gripe espanhola em Curitiba foi a produção de órfãos em série, problema que caiu na barra do hábito das freiras e da batina dos padres. Em tempos de Estado negligente em último grau, a Igreja era pródiga nas obras de socorro social. Justiça seja feita. Os piedosos relatos da época entoam loas a dois missionários franceses, ao padre Jean Michel e à madre Maria dos Anjos. Jean e Maria mostraram por que tinham cruzado um oceano para desembarcar nessas terras frias – e, como provou a ocasião, mórbidas."

As dicas que só a Gazeta traz

Tenha uma semana excelente!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]