• Carregando...

Após pressão vinda de diversos advogados que tiveram suas prerrogativas violadas, presidentes de dez seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediram providências ao Conselho Federal da entidade quanto a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No ato em questão, o ministro, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ordenou o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas e empresas sob a alegação de os alvos estarem supostamente financiando manifestações contra o resultado das eleições pelo Brasil. Os presidentes das seccionais disseram, em ofício, que o acesso aos autos do processo estava sendo dificultado para advogados que representam as pessoas e empresas investigadas, e que tal acesso estaria ocorrendo somente de forma presencial no gabinete de Moraes em Brasília, com documentos físicos. Em protesto contra a violação de prerrogativas, um grupo de 4,3 mil advogados também decidiu pressionar o Conselho Federal da OAB com pedido de providências encaminhado na última terça-feira (22) ao presidente, Beto Simonetti. Além do caso citado, os signatários apontam outros episódios recentes em que Alexandre de Moraes estaria intencionalmente dificultando o acesso dos advogados aos documentos do processo, o que compromete a atuação das defesas. Apesar da insistência de longa data, a OAB Nacional tem optado por ignorar os pedidos de posicionamento. Em relação ao pedido das seccionais e do grupo de mais de 4 mil advogados, não houve nenhuma manifestação concreta da entidade até agora. Conforme apurou a reportagem, a presidência da entidade costuma prometer reservadamente aos profissionais tomar atitudes, mas na prática quase nada ocorreu até o momento.

PT deve apoiar Arthur Lira (PP-AL)

O Partido dos Trabalhadores deve oficializar nesta terça-feira (29) seu apoio à reeleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara. A informação foi confirmada pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), líder do PT na Casa. As eleições para as presidências da Câmara e do Senado ocorrerão apenas em fevereiro, mas as articulações pelo comando de ambas as Casas avançam desde a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições. O rápido reconhecimento de Lira ao resultado das eleições, ainda em 30 de outubro, data do segundo turno, foi bem recebido por Lula, alas do PT e partidos aliados da esquerda. No início do mês o presidente em exercício do Partido Progressistas (PP), deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), declarou que se o PT apoiar a reeleição de Lira para o comando da Câmara dos Deputados, poderá ocorrer a “contrapartida” da legenda e, nesse cenário, existe a possibilidade de o PP passar a integrar a base do governo petista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que rebatizará a varíola dos macacos com o nome de mpox, "para evitar comentários racistas que provocam estigmatização". A agência da ONU utilizará o termo mpox em todos os documentos e, embora venha a admitir o uso de varíola dos macacos durante período de transição de um ano, eliminará o termo de toda a produção dos últimos 12 meses, conforme indica comunicado emitido. A OMS ainda recomenda que a decisão seja adotada por toda a comunidade internacional. O termo mpox é uma abreviação de 'monkeypox', que é o termo em inglês para varíola dos macacos, e será incluído na lista oficial de doenças que a OMS atualizará no ano que vem. No surto deste ano foram confirmados mais de 81 mil casos no mundo, sendo que 55 resultados em morte. O Brasil registrou 9,9 mil positivos.

Brasil vence e se garante nas oitavas

Pelo Grupo G, o Brasil sofreu, mas venceu a Suíça por 1 a 0, no Estádio 974, pela segunda rodada. Com gol de Casemiro, a seleção brasileira garante a classificação antecipada às oitavas de final da Copa do Mundo. O Brasil teve dificuldades no primeiro tempo, bastante truncado. No segundo, a seleção chegou a marcar com Vini Jr, aos 18 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento de Richarlison. Pelo grupo do Brasil, Camarões e Sérvia empataram em 3 a 3 na manhã desta segunda-feira. Na próxima sexta-feira (2), o Brasil, já classificado, encara Camarões, enquanto Sérvia e Suíça se enfrentam, os dois às 16h.

A opinião de Paulo Polzonoff, que escreve sobre Lula, STF e a mentira da pacificação do Brasil.

E descubra os sabores de alguns dos participantes da Copa do Mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]