| Foto:

Bom dia!

CARREGANDO :)

 

Rodrigo Maia (DEM-RJ) gastou R$ 1 milhão, nos últimos 12 meses, com voos de volta para casa em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB). A mordomia é permitida para os presidentes do Legislativo e do Judiciário. Eunício Oliveira (Senado) e Cármen Lúcia (Supremo) são bem mais econômicos que o número 1 da Câmara, segundo levantamento feito por Lúcio Vaz. 

Publicidade

O não de Luciano

Luciano Huck não será candidato a presidente da República. O anúncio foi feito pelo próprio apresentador, em artigo na Folha de S. Paulo. “Contem comigo, mas não como candidato a presidente”, escreveu.

 Uma eventual candidatura de Luciano Huck manteria sob os holofotes Armínio Fraga, conselheiro econômico do global. Fernando Martins listou os gurus econômicos de todos os pré-candidatos. Nomes de peso como Gustavo Franco, Eduardo Gianetti, Luciano Coutinho, Adolfo Sachsida, Pérsio Arida e Bresser Pereira, além de Henrique Meirelles e Paulo Rabello de Castro ambis ensaiando candidatura própria. 

 

Rodrigo Constantino defende que o próximo presidente siga o caminho do livre mercado, com menor intervenção possível do estado - receita pregada por apenas parte dos presidenciáveis. 

Publicidade

 

Bruno Garschagen olha para a guerra política que dita as discussões no país. Para ele, se deixar levar por este ambiente pode custar ao país qualquer possibilidade de construção de algo melhor do que tivemos até agora

O golpe baixo do PSOL 

No editorial da Gazeta do Povo, criticamos a nova estratégia do PSOL para convencer o Supremo a descriminalizar o aborto antes do terceiro mês de gravidez. O partido entrou com uma ação para permitir que uma mulher possa abortar por não ter condições "financeiras e emocionais" de ter a criança. 

É repulsiva a crueldade a que o PSOL submete esta mulher, ao fazê-la de bucha de canhão para sua agenda política contrária à Constituição e que não encontra eco na sociedade brasileira e no Congresso Nacional. 

O exército do Stélide 

Cerca de 200 mil alunos estudam, hoje, em escolas do Movimento Sem-Terra. O currículo e a carga horária são descoladas do determinado pelo MEC, mas o poder público atua em várias unidades com a cessão de professores. O MST usa suas escolas para "promover uma pedagogia socialista". 

Publicidade

O peso da reforma 

O fim do imposto sindical obrigatório custará aos sindicatos e centrais um terço da receita. A estimativa é de que 100 mil pessoas que trabalham hoje para as entidades sejam demitidas ao longo de 2018. 

Tudo menos Moro 

Raquel Dodge apoiou a decisão do ministro Edson Fachin para desmembrar processos da Lava Jato. A posição do relator no Supremo e na PGR é de deixar na Corte somente os casos envolvendo políticos com foro; os demais, voltam para a primeira instância. As defesas de Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima recorreram do desmembramento para não cair nas mãos de Sergio Moro e Vallisney Oliveira, informa Bárbara Lobato. 

 

Em entrevista a Reinaldo Bessa, Rosangela Woff Moro disse que há pelo Brasil muitos outros juízes fazendo um bom trabalho no combate à corrupção como seu marido

Ponto de virada 

Os relatos crescentes de assédio sexual, a partir de Hollywood, têm tudo para se tornar um ponto de virada em todo e qualquer ambiente de trabalho. Homens têm revisado seu comportamento próximo às mulheres para ver se, mesmo sem ter notado, não cometeram assédio contra colegas no ambiente profissional

Publicidade

 

Já Jennifer Weiner agradece a todas as mulheres que trouxeram à tona suas histórias de assédio para ajudar a dar um basta na situação

Preconceito ou discriminação? 

Na edição #32 do podcast Ideias, Alexandre Borges, Jones Rossi, Leandro Narloch, Rodrigo Constantino e o convidado Paulo Cruz discutem o racismo no Brasil

Proibido crianças 

É legal um restaurante, hotel ou avião ter áreas em que é proibida a presença de crianças? Mariana Balan debate a questão. 

As mais empreendedoras 

São Paulo é, pelo terceiro ano seguido, a melhor cidade do Brasil para empreender. Os paulistanos lideram a lista da organização Endeavor, seguidos por Florianópolis e Vitória. O Paraná pôs duas cidades no top 10. Curitiba ganhou 11 posições e aparece no quarto lugar. Maringá subiu um posto para figurar em oitavo. 

Publicidade

A Faixa da discórdia 

Katia Brembatti explica o que é a Faixa de Infraestrutura do litoral paranaense. O rasgo de 24 quilômetros na Mata Atlântica prevê, em sua primeira etapa, uma rodovia até o Porto de Pontal e um canal de drenagem. Futuramente, linha de transmissão de energia elétrica, um gasoduto e um ramal ferroviário. Até tudo ficar pronto, muita polêmica envolvendo governo estadual, prefeituras litorâneas, ambientalistas e Ministério Público. 

 

Amanhã, o governo do Paraná apresenta, em São Paulo, o projeto da Nova Ferroeste. Trata-se de uma parceria com o governo do Mato Grosso do Sul para tirar caminhões da estrada e facilitar o escoamento da produção até o litoral. 

Retomada da seda 

Flávio Bernardes conta a volta por cima dos produtores de seda no Paraná. Após dez safras ruins, o setor voltou a crescer este ano. É da seda paranaense que são feitas peças de roupa de algumas das mais famosas grifes do mundo. 

Mão única 

A partir de amanhã, as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha passam a ser de mão única. Beatriz Pozzobon explica em que o novo binário afeta a vida do curitibano. 

Publicidade

Até o último minuto 

O Coritiba lutará até a última rodada contra o rebaixamento. Ontem, o Coxa desperdiçou a chance de se manter na Série A ao perder por 2 a 1 para o São Paulo, de virada, no Couto Pereira. Agora enfrenta a Chapecoense, fora, precisando vencer para não depender de outros resultados. 

 

Ainda estão na briga Sport, Avaí e Vitória. O Avaí derrotou o Atlético por 1 a 0, ontem, em Florianópolis. O Vitória obteve uma virada espetacular sobre a Ponte Preta, por 3 a 2, em Campinas. O resultado rebaixou a Macaca. O jogo não chegou ao fim, pois torcedores invadiram o gramado após o terceiro gol baiano. 

 

Confira a classificação do Brasileirão, os resultados do fim de semana e os jogos da última rodada

Publicidade

 

A Série B terminou no sábado. Sobem o campeão América-MG, Internacional, Ceará e Paraná. O Tricolor se despediu com empate contra o Boa, estádio lotado e aposentadoria do goleiro Marcos. Confira a classificação final

A vila da Itupava 

A Rua Itupava se tornará o mais novo polo gastronômico de Curitiba. Será no início de dezembro, com a inauguração do Vila Yamon. Serão oito operações, com direito a cervejaria, wine bar e hamburgueria. 

Feitiço do tempo 

A previsão do tempo no Brasil está por um fio. O computador que coordena todo o sistema meteorológico do país está com a vida útil vencida e pode parar a qualquer momento. 

 

Publicidade

Enquanto o colapso (e o conserto) não vem, saiba que a previsão para hoje é de chuva em Curitiba. Mas tem muito sol e calor durante a semana. Então, aproveite!