Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Imunidade parlamentar sob ataque

STF condena Zambelli à prisão. Senadores contra aumento de deputados. Janja dispara após “climão”

Por unanimidade, 1ª Turma do STF condena Zambelli a 10 anos de prisão e perda do mandato
Primeira Turma do STF condenou Zambelli a 10 anos de prisão. (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A Primeira Turma do STF condenou, por unanimidade, a deputada federal Carla Zambelli a 10 anos de prisão. A decisão é pela acusação de invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça, em janeiro de 2023, e inclui ainda perda do mandato e multa no valor de R$ 2 milhões. Confira os detalhes.

Acelera, Moraes! Saiba como o ministro Alexandre de Moraes, do STF, está acelerando a ação penal contra Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de golpe.

Imunidade parlamentar em risco. Após derrubar parcialmente a decisão que suspendia a ação contra Alexandre Ramagem, o STF pode limitar ainda mais a imunidade parlamentar. Entenda como.

Política, Economia e Mundo

Mais deputados? Senado não quer. Aprovada na Câmara dos Deputados, a proposta que aumenta de 513 para 531 o número de parlamentares pode ser barrada no Senado.

Janja critica “machismo”. Uma fala da primeira-dama Janja da Silva sobre o TikTok causou constrangimento durante encontro com o ditador chinês Xi Jinping. Após a repercussão, ela falou em “machismo”.

Giro pelo mundo. Especialistas acreditam que as mudanças nas regras para cidadania podem colapsar o Judiciário da Itália. No Hamas, o colapso é financeiro, com terroristas sem pagamento.

Opinião da Gazeta

Apesar de trégua, guerra comercial parece longe do fim. Estados Unidos e China anunciaram uma pausa na guerra tarifária que colocou em risco o comércio exterior entre as duas maiores economias do mundo. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não há como descartar que uma versão mitigada desses efeitos continue a afligir a economia norte-americana – e a de muitos outros países – se de fato o “novo normal” for um mundo em que o comércio exterior seja prejudicado por tarifas em ascensão.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Trabalho. Na contramão dos tempos, sindicalismo perde força e se distancia do trabalhador

São Paulo. Cracolândia vazia: o que aconteceu e para onde foram os usuários

Futuro ameaçado. Onde os velhos não têm dinheiro: brasileiro está vivendo mais e poupando menos

Julgamento nos EUA. Diddy no banco dos réus: acusação revela “empresa” de crimes sexuais por trás de império do entretenimento

Colunas e artigos

A problemática experiência canadense com drogas. O Canadá instituiu uma política de distribuição gratuita de drogas para dependentes químicos. Artigo de Adam Zivo explica por que essa experiência não deve ser copiada.

Paulo Briguet detalha a revolução comunista de Lula.

Guilherme Fiuza mostra como o IBGE põe o Brasil no topo.

Para inspirar e alegrar

“Nobel da Agricultura” é do Brasil. A agrônoma e pesquisadora brasileira Mariangela Hungria é a vencedora do World Food Prize, o “Nobel da Agricultura”. Saiba quem é ela e o que fez ela ser premiada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros