i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

A saída da Ford, benefícios fiscais e o “custo Brasil”

  • PorGazeta do Povo
  • 13/01/2021 17:32
Linha de montagem da Ford: fábricas de montadora no Brasil serão fechadas.
Linha de montagem da Ford: fábricas de montadora no Brasil serão fechadas.| Foto: Ford/Divulgação

O anúncio de que a Ford fechará suas fábricas no Brasil, optando apenas por vender no país modelos produzidos em fábricas no exterior, é péssima notícia em um momento no qual a preservação de empregos é prioridade absoluta. Por mais que os 5,3 mil trabalhadores da montadora nas unidades de Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE) tenham sido surpreendidos com a decisão, já havia alguns indícios importantes de que estava em curso uma restruturação das atividades da multinacional, como o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), em 2019.

No comunicado, a empresa fala em “anos de perdas significativas”, perdas essas que foram intensificadas pela pandemia de Covid-19. Deixemos de lado, aqui, as estratégias da empresa ou avaliações sobre onde a Ford acertou ou errou em suas decisões de negócio, políticas de preços ou de modelos; ainda que esses fatores tenham peso importante, há também aspectos que dizem respeito não apenas à Ford, mas à indústria automotiva brasileira em geral e à economia como um todo. Eles exigem uma análise serena, longe do oportunismo dos sindicatos que imediatamente apontaram o dedo para o presidente Jair Bolsonaro, ignorando deliberadamente que há problemas estruturais na raiz da crise da indústria nacional, problemas esses que não foram criados, e nem mesmo intensificados, pelo atual governo.

Temos o pior dos mundos: um “custo Brasil” que destrói a competitividade do produto nacional, e ao qual sucessivos governos responderam com subsídios que não resultaram em inovação relevante ou em aumento dessa mesma competitividade

Empreender no Brasil – na indústria, no comércio ou nos serviços – é uma tarefa hercúlea, dificultada pelo conjunto da obra que se convencionou chamar de “custo Brasil”. Nele estão incluídos o insano sistema tributário nacional (no apagar das luzes de 2020, aliás, o governo paulista anunciou um aumento no ICMS dos veículos), a burocracia sem fim para o empreendedor, o baixíssimo grau de abertura do Brasil ao comércio exterior, a insegurança jurídica, a ainda engessada (apesar da reforma de 2017) legislação trabalhista, a baixa produtividade, a precária infraestrutura que encarece os produtos, a nem sempre satisfatória qualificação do trabalhador brasileiro. O “custo Brasil” tornou-se algo tão certo e corriqueiro quanto o nascer do sol. Tão inevitável que, em vez de se esforçar para desmontá-lo, sucessivos governos optaram por um caminho muito mais fácil, o de compensar as dificuldades por meio de subsídios.

E há pouquíssimas atividades econômicas no Brasil que tenham sido tão beneficiadas, e por tanto tempo, com subsídios quanto a indústria automobilística. Os incentivos federais somaram R$ 69,1 bilhões (corrigidos pela inflação) entre 2000 e 2021, segundo o jornal Folha de S.Paulo – apenas a Ford conseguiu, desde 1999, R$ 20 bilhões em subsídios, de acordo com o jornal O Globo. Para 2021, o governo federal previa R$ 5,9 bilhões em incentivos para o setor automotivo; em 2019 o Ministério da Economia havia garantido a continuidade dos subsídios no Nordeste, o que incluía unidades da Ford, e no ano passado Bolsonaro publicou uma medida provisória, depois aprovada no Congresso, que prorrogava os incentivos.

Em troca de tanto dinheiro, o brasileiro não conseguiu um retorno à altura. Os automóveis nacionais podem até não ser mais as “carroças” a que Fernando Collor se referia quando era presidente da República, antes da abertura comercial, mas tampouco se assemelham ao que é feito nos grandes centros em termos de inovação. Os subsídios, em vez de incentivar uma revolução tecnológica – a mais recente, em direção a veículos movidos a energia limpa, como a elétrica –, levaram o setor à acomodação, reforçada pelo protecionismo. Este é o resultado comum quando a política industrial, um instrumento legítimo pelo qual um governo executa determinadas escolhas, é desvirtuada e conduzida sem critérios racionais, servindo mais para atender a “amigos do rei” e aos que sabem gritar mais alto em Brasília.

Assim, temos o pior dos mundos: um “custo Brasil” que destrói a competitividade do produto nacional, e ao qual sucessivos governos responderam com subsídios que não resultaram em inovação relevante ou em aumento dessa mesma competitividade. Se algo pode ser dito do atual governo neste contexto, é que ele assumiu prometendo, finalmente, atacar a raiz do problema como nenhum de seus predecessores havia feito, além de rever a própria política de incentivos. No entanto, pouco foi entregue até o momento em termos de reformas e ajuste fiscal – em alguns casos, porque Legislativo e Judiciário impõem empecilhos; em outros, por lentidão ou indecisão do próprio governo.

Países que dificultam a vida do empreendedor perdem oportunidades de gerar emprego e renda. Isso é tão óbvio que não há como desculpar a omissão (ou até mesmo a ação, no caso dos defensores de algumas ideologias estatizantes e de mentalidades que demonizam o empresário) que mantém o estado de coisas atual. Quem está genuinamente preocupado com a desindustrialização deveria estar trabalhando incansavelmente para eliminar o quanto antes os ingredientes do “custo Brasil”, permitindo ao setor privado respirar e ser o motor da economia, em vez de insistir em soluções ineficientes.

49 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 49 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Spartacus

    ± 0 minutos

    O Brasil não produz mais nada praticamente. Nossa indústria está indo a pique. Abri um computador velho e descobri transistores de 9 países. Até de Portugal mas nenhum ' made in Brazil. Acho que vamos produzir tão somente cerveja leite refrigerantes e panelas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Spartacus

      ± 5 minutos

      Nos Estados Unidos os impostos incidentes sobre automóveis somam vc 8 por cento. No Brasil, de 49 a 52 por cento. Não seria mais racional trocar subsídios por uma carga tributária bem menor para incentivar a indústria e facilitar o acesso do brasileiro aos automóveis?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Correa

        17/01/2021 12:25:03

        A insanidade tributária do Brasil é amazônica, por isto assistimos a uma desindustrialização severa e a economia está marcando passo há 40 anos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          MARCO ANTONIO MENDONÇA FARIAS

          17/01/2021 12:21:28

          E' preciso uma redução enorme da carga tributaria, principalmente no setor automotivo. Como esta' hoje, pagamos 2 veículos, mas só levamos 1. O outro, o governo nos retira. O governo precisa ganhar pela quantidade vendida, não pela unidade. Assim poderíamos movimentar fortemente a economia, com grande volume de empregos, de salários, de vendas

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Fernando Cavalcante

            15/01/2021 1:16:32

            A Ford não fez de sua saída um "ato de protesto" contra o ambiente de negócios no Brasil: queria sair "de fininho", porque sabia que a verdadeira causa é o fracasso de sua estratégia empresarial no país, com vendas declinando ano após ano. A saída da Ford deve colocar pressão sobre o Congresso e o STF, os grandes responsáveis por impedir as reformas estruturais propostas pelo Executivo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • I

              Intruso

              14/01/2021 19:13:05

              O custo Brasil é alto pq gov prende muito e mal.. Nos presídios milhões de pessoas q não violentaram ninguém, não roubaram nada, e tb não furtaram nada, nem violaram direito alheio. E isso causa despesas enormes ao erário e à sociedade, com advds salários de juízes, promotores, policiais, delegados, escrivães e um turbilhão de funcionários públicos. ENTÃO pq prender???

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • C

                Correa

                17/01/2021 12:26:43

                Será por aí, mesmo???

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz Antonio Fraga

              14/01/2021 18:30:48

              Excelente artigo. Na minha visão, o seu diagnóstico está correto (é claro que não esgota o assunto, mas vc foi na direção correta!) Parabéns...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Roberto Augusto Brescovitt

                14/01/2021 15:09:17

                A carga tributária incidente no Brasil sobre automóvel é muito alta. Mas essa alegação por parte das montadoras é furada, porque quem paga essa carga é o consumidor final. O imposto só é recolhido na hora do faturamento do veículo!!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • R

                  Renan T

                  15/01/2021 0:08:54

                  O problema é que com menos de 50 mil vc nem entra em uma concessionária hoje, o Brasil é um país pobre e a grande maioria das pessoas não tem condição de fazer uma compra dessas. Com isso diminui a quantidade de clientes, mas até aí tudo bem, pois é só adequar a produção, só que com as crises econômicas as vendas tem caído cada vez mais, e aí começam os problemas, pois se vc fecha um turno da fabrica vai sindicato encher o **** , precisa modernizar a planta pra diminuir custos e as máquinas também são cheias de impostos, não tem opção pra escoar produção a não ser por rodovias, etc, até chegar em um ponto q não vale mais a dor de cabeça de ficar aqui

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • L

                  L. Luz

                  15/01/2021 0:05:14

                  Sim, mas produtos encarecidos por tributos vendem menos...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • A

                Antônio Carlos

                14/01/2021 15:06:40

                Claro que a origem do problema não está neste governo, ele vem sendo "construído" há décadas. Também é fato que o atual governo pouquíssimo fez/faz para resolvê-lo. Como a comunicação é péssima e a estratégia para solução pior ainda, o que sobra é tentar colocar o problema no colo dos outros poderes, na Ford ou no subsídio. Arregaçar as mangas para tentar minimizá-lo, nem a pau, o que interessa é fazer política, pensar na reeleição.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Roberto Augusto Brescovitt

                  14/01/2021 15:03:55

                  Entra governo, sai governo, entra governo.........e continua sempre aquela velha política de enxugar gelo. Sempre usando curativos, nunca atacando a verdadeira causa da doença.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • H

                    HEVERTON LUIZ VACCAO DA SILVA

                    14/01/2021 14:48:21

                    Não entendo a problematização convergente do divorcio entre a Ford e o Brasil, até porque a Ford perdeu muito espaço na briga da engenharia mundial de 20 anos pra cá.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • E

                      EDUARDO

                      14/01/2021 14:23:29

                      Parabéns a Gazeta por esse editorial,jornal nenhum vai abordar esse tema como vocês, precisamos urgente da reforma tributária e política, o congresso fica paralisado com pautas inúteis, brigando quem vai tomar o poder e o Brasil não anda, temos que desburocratizar, menos Brasília e mais Brasil, tirar o estado das costas do investidor brasileiro.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Spartacus

                        14/01/2021 13:57:03

                        Toyota Volkswagen Fiat E GM vão muito bem. Pudera.a Hilux está sendo vendida a 242 mil reais 2021 com um custo de produção de 120 mil m. O problema é que s Ford não oferece produto atualizado e de qualidade então não vende nada. Lembrar que o Brasil tem os carros mais caros dó mundo

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • J

                          Joaquim

                          14/01/2021 14:04:03

                          O que lasca são elevados impostos pra sustentar os parasitas da esquerda no congresso nacional juntamente com os subversivos do STF.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luca

                        14/01/2021 13:47:49

                        Ser empreendedor no Brasil é ser herói, além de todas as responsabilidades, não ter praticamente nenhuma segurança jurídica, mesmo lidando com uma burocracia absurda de cartórios, ofícios etc. paga altos impostos, não tem retorno algum por parte do estado(fora essas grandes empresas ligadas a políticos), pois todo dinheiro de impostos vai pra manter os altos salários e previdências do funcionalismo, além de tudo isso, o empreendedor ainda é taxado de explorador sanguessuga por grande parte da sociedade, que acredita que a verdadeira riqueza é “dinheiro”. Quantas pessoas vc já ouviu falar “o Brasil tem muito dinheiro, não tem como faltar”, não falta pra altos servidores, isso não falta mesm

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • G

                          Geraldo F.

                          14/01/2021 13:39:18

                          Lugar

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • G

                            Geraldo F.

                            14/01/2021 13:39:06

                            0 empresário brasileiro é um heroi solitário pois todo sistema conspira contra ele a todo momento tem que estar provando para burocraras que nao produzem nada que quer somente trabalhar. Tente produzir legalmente qualquer coisa e veras que o sistema se volta contra si como se voce fosse o maior bandido que existiu. Falo por experiência própria pois abri uma pequena empresa e apos quase um ano de burocracia me foi concedida autorização para trabalhar apos certo tempo tentei abrir uma filial porém de novo a burocracia vem com tudo e ao inves de ser mais rápido pelo contrário demora muito mais no meu caso 18meses. Fala-se muito em reformas porem o sistema nao aceita e nunca sairemos do mesmo

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JOSE Z. NETO

                              14/01/2021 13:27:15

                              Ainda bem que a Ford foi embora, se fosse em um governo de esquerda a empresa não iria, porque com a pressão dos sindicalistas seriam dados subsídios e a viúva pagaria a conta da incompetência dos executivos da Ford e a reforma tributária e administrativa nunca seria feita. Porque, para a esquerda, dinheiro nasce em árvores. Parabéns pelo artigo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marcus Pinheiro Machado

                                14/01/2021 13:26:56

                                54% do custo de um carro vai em imposto. Um Ford K custa R$ 51.990,00.Custo na fabricaR$23.915,00.bai ,bai montadoras

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  Salo

                                  14/01/2021 13:15:13

                                  Vemos que muitos brasileiros moram nos Estados Unidos e na Europa, especialmente aqueles que tem muito dinheiro, como donos de redes de TV, artistas, cantores, empresários. Não estão investindo mais aqui. É difícil empresários sobreviverem. Pagam na PJ elevados impostos, na física tem que pagar por segurança, saúde, educação. Nada sobra. E ainda, tem pessoas que são pagos pelos nossos impostos e vivem em gabinetes com todo o conforto e vantagens garantidas que procuram incentivar ao aumento de impostos. Absurdo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Raphael

                                    14/01/2021 13:10:40

                                    Fala-se tanto em custo brasil e alta carga de impostos, mas nada explica.porque um carro que custa 10 mil já incluídos aí o custo da mão de obra para produzir acaba sendo vendido por 60, 70 mil. Mesmo que tivesse uma carga tributária de 200% por cento não explicaria o porquê dessa diferença. Também ninguém conta aí o valor dos lucroa que são repassados para a matriz e que não são utilizados para melhoria da produtividade no Brasil. Acho que está na hora de dividir as responsabilidades aí. Só se fala em redução do custo Brasil mas ninguém quer discutir isso a fundo porque o próprio empresariado também contribui para isso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      Pedro Gregorio Mekhitarian

                                      14/01/2021 13:01:25

                                      Concordo plenamente que deve diminuir o custo Brasil. Mas a Ford saiu por seu plano estratégico mundial, como foi dito aqui. Em contrapartida, a GM vai investir 10bilhões de dólares no Brasil. Portanto, cada montadora está traçando seus projetos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • O

                                        Osvaldo Silvestre Filho

                                        14/01/2021 13:00:23

                                        Perfeito, tocou o dedo na ferida. Enquanto os 3 poderes, principalmente o legislativo e judiciário pensarem somente neles, mais “Fords” sairão, talvez precise disso para o Brasil acordar. Parabéns Gazeta !

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          IPENOR

                                          14/01/2021 12:43:20

                                          Bom dia..... Gostei do editorial, mas gostaria de propor um avanço na discussão do custo Brasil, iniciarmos a pontuar os problemas possíveis de solução imediata, temos que enfatizar a necessidade de diminuirmos o ESTADO(primeiro os políticos, redução dos repasses à Eles) e vamos o judiciário é hoje o principal empecilho para essas reformas, o governo tenta fechar autarquias e demitir pessoal.... não deixa....e assim por diante

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Franklim Irapuam Maderna Leite

                                            14/01/2021 12:33:49

                                            É preciso um legislativo que trabalhe junto, temos muita dificuldade em aprovar qualquer projeto porque a maioria dos deputados e senadores trabalha para o fracasso do governo. A oposição sempre se apresenta como a salvadora da pátria.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              João Viggiani

                                              14/01/2021 12:24:07

                                              Bom o editorial inspirado pela saída da Ford para colocar de novo em pauta as mazelas que impedem empresas de operar saudavelmente no nosso País. MAS! A Ford NÃO SAIU por esse motivo: ela definiu uma estratégia de focar no segmento de camionetas e SUVs, e abandonar o de automóveis, com exceção do best seller Mustang. Foi decisão estratégica a nível global da Ford. Ela fechou fábricas no mundo inteiro. Só vai produzir SUVs classe mundial. Modelos globais, não mais locais. Porém, a reflexão sobre nossos problemas anti-empresariais é correta e válida.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • R

                                                Renan T

                                                15/01/2021 0:13:57

                                                Discordo, pois ela já tinha 3 fábricas aqui e poderia mudar o setup delas para fazer essa produção. E o pior é que a Argentina tá na **** mas eles prefiriram apostar lá para fazer estes projetos globais do que no Brasil

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • Y

                                              Yuri

                                              14/01/2021 12:23:18

                                              O Brasil é um quintal a ser explorado pelas multinacionais. Depois de se aproveitarem do mercado idiotizado, que compra veículos alto preços, e surfar na onda dos subsídios, simplesmente fecham e vão embora.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • Y

                                                Yuri

                                                14/01/2021 12:22:56

                                                O Brasil é um quintal a ser explorado pelas multinacionais. Depois de se aproveitarem do mercado idiotizado que compra veículos ruins com alto preços e surfar na onda dos subsídios, simplesmente fecham e vão embora.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              José Luiz Almeida Costa

                                              14/01/2021 12:20:57

                                              A burocracia (o poder autocrata dos funcionários públicos) tem propósitos autofágicos, ou seja, alimentar a insaciável gula de subtrair recursos da sociedade para a aumentar o seu poder e os seus privilégios. Quanto mais burocracia, mais o país dependerá dos funcionários públicos. O custo Brasil é uma armadilha nefasta ao desenvolvimento.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Paulo Issamu Utime

                                                14/01/2021 12:03:48

                                                A Ford procura culpados em vez de gerir sua competência, sua eficácia, sua eficiência, ... Será que as outras montadoras pensam assim?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Edivaldo S

                                                  14/01/2021 12:00:43

                                                  Custo Brasil significa . Imposto, taxa, mais impostos, taxa de novo... imposto, imposto.... aí vemos que boa parte desses impostos é desperdiçados em pagamento de mordomias, salários altíssimo, mordomia de novo. Quanto custa um carro e quanto custa um deputado na Suiça. Os dois menos da metade do que custa aqui no Brasil. O que tem uma coisa com outra? Como disse um filósofo, Se você não saber a resposta estamos ferrados...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Reinaldo de Oliveira

                                                    14/01/2021 11:50:35

                                                    Um dos melhores editoriais que li neste semana. Parabéns GP. Precisamos sair desse circulo destrutivo de achar culpados e atuar na causa raiz dos problemas estruturais do nosso país. A linha de "matar o cachorro em vez de procurar pulga" gera um custo muito alto ao Brasil.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Fábio Murakami

                                                      14/01/2021 11:20:06

                                                      Bolsonaro foi certo nessa. Chega de subsídio. Chega do custo Brasil.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • E

                                                        Eden Lopes Feldman

                                                        14/01/2021 11:02:53

                                                        O editorial está correto, só faltou informar o grande custo de ações trabalhistas que a Ford teve. Na minha opinião, nem contas nem subsídios são salutares para a sociedade, são apenas recursos que políticos usam para enganar a sociedade . Precisamos de medidas efetivas quando existem problemas específicos. E o Brasil continua tendo o congresso, camaras estaduais e de vereadores com todas as mordomias mantidas. Impostos estaduais estão sendo aumentados, e ninguém fala em cortes de custos. A farra histórica de Brasília continua. Até reconheço que Bolsonaro tentou, mas ....impossível ir contra a burocracia estatal. E uma constituição retrógrada que só prevê assistencialismo.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • H

                                                          Hans R.H.

                                                          14/01/2021 10:46:08

                                                          1o passo: acabar com PIS/COFINS 2o passo: unificar/simplificar ICMS 3o passo: não parar por aqui

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Patrick Wiens

                                                            14/01/2021 10:12:22

                                                            Não foi o foco da reportagem, entendo, mas o que não vejo mencionado em nenhum lugar é que a Ford visivelmente vem perdendo market share ao longo dos anos, VW idem. A Renault vem forte, Fiat e outros do grupo também, GM está conseguindo se virar com um modelo ou outro, mas Ford e VW não. Posto isso, deixo minha opinião pessoal: carro da ford está uma porcaria.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • L

                                                              LuizMG

                                                              14/01/2021 11:53:44

                                                              Acho que esse é o ponto. Mecânicos que conheço, sempre reclamaram da Ford. Peças caras e indisponíveis de imediato. Outro ponto, o principal, é que , independente de política, país, economia etc, a Ford decidiu parar de produzir automóveis em todo o mundo, exceto o mustang. Vai produzir somente SUVs de médio porte acima e picapes. Nada disso é fabricado aqui, então as unidades fabris do Brasil perderam o sentido.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • D

                                                            Divonzir

                                                            14/01/2021 10:03:53

                                                            Carro no Brasil é caríssimo. Impostos para comprar, impostos para emplacar, impostos para IPVA, custo elevado de manutenção, combustível caro, radares absurdos, muitas por tudo. Quem aguenta? Nem fabricantes nem consumidores.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • C

                                                              Caio Azevedo

                                                              14/01/2021 12:42:03

                                                              E além de ser caro, a qualidade é inferior.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • G

                                                            Gustavo

                                                            14/01/2021 9:56:37

                                                            Conseguiram resumir bem, grande parte dos problemas que atrasam o Brasil.. e que pelo jeito, não começaremos a tratar nesta legislatura. parabéns a quem escreveu

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Cético

                                                              14/01/2021 9:37:34

                                                              Faltou numerar o item mais importante desse folclórico custo brasil, a cultura do jeitinho brasileiro, que é a leniencia com que são tratados os amigos do rei de qualquer esfera, seja local ou federal. Um país onde para todo dólar investido, outro tanto é necessário para alimentar políticos, seus filhos e acólitos, além dos sindicatos, e o mais grave, com o anacrônico beneplácito do STF. Apagem as luzes e o último feche a porta.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                Ricardo Bellodi

                                                                14/01/2021 8:26:41

                                                                Parece tosa de porco, muita grito pra nenhuma lã. A Ford foi embora porque não encontrou no governo Bolsonaro ninguém com quem conversar. Os caras estão no Brasil há 100 anos e já viram de tudo, só não viram um bando de malucos que são os dos da verdade. A história do dólar alto só está começando os efeitos na cadeia industrial brasileira, virá muito mais pela frente. Mas adianta falar? Não, não adianta.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • C

                                                                  Carlos F. W.

                                                                  14/01/2021 12:10:12

                                                                  Nunca li tanta asneira sr. Ricardo...q idade vc tem? 15?

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                Rodrigo

                                                                14/01/2021 5:41:03

                                                                Chega de subsidiar essa turma. Quando acaba o subsídio, fecham a fabrica e se mandam.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                                                  14/01/2021 2:50:35

                                                                  Políticos corruptos que legislam em causa própria. Altíssima carga tributária e grande insegurança jurídica .....não deixam o Brasil sair do chão....Agora só falta culpar o presidente Bolsonaro e seus filhos...

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  Fim dos comentários.