i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Bolsonaro e as plataformas que o levaram à vitória

  • PorGazeta do Povo
  • 11/10/2020 18:00
Jair Bolsonaro em sua posse, em 1.º de janeiro de 2019: tripé programático que convenceu o eleitor está sendo gradativamente abandonado pelo presidente.
Jair Bolsonaro em sua posse, em 1.º de janeiro de 2019: tripé programático que convenceu o eleitor está sendo gradativamente abandonado pelo presidente.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi

A receita que levou Jair Bolsonaro à Presidência da República em 2018 foi muito além da mera repulsa pela roubalheira petista que havia marcado o período entre 2003 e 2016. Dos muitos candidatos que se apresentaram ao país dois anos atrás, Bolsonaro foi o único, entre os que tinham viabilidade eleitoral, a apresentar um pacote que compreendia liberalismo econômico, com defesa de reformas estruturantes; discurso forte de combate à corrupção e à criminalidade; e a defesa de valores morais caros à maioria dos brasileiros. Ainda que cada eleitor dê peso diferente a cada um desses temas, a combinação mostrou-se vencedora no primeiro e no segundo turnos. No entanto, aos poucos, o presidente vem se desfazendo desse tripé e buscando outros tipos de apoio, seja para governar, seja para conquistar uma eventual reeleição em 2022.

O primeiro pilar a ruir foi o do combate à corrupção, especialmente quando se trata da Operação Lava Jato. Vitorioso nas urnas, Bolsonaro convidou o então juiz federal Sergio Moro para ser seu ministro da Justiça e Segurança Pública, e os resultados, especialmente no campo da criminalidade, começaram a aparecer, com redução nos índices de violência urbana. Mas, quanto ao combate à corrupção, Bolsonaro foi, aos poucos, demonstrando pouco compromisso com as mudanças que o brasileiro esperava. Nomeou para a Procuradoria-Geral da República (PGR) um crítico da Lava Jato, Augusto Aras, quando seus ataques à operação, na linha dos supostos “excessos” da operação, já eram conhecidos. E não ouviu as sugestões de seu ministro da Justiça na hora de vetar trechos problemáticos da Lei de Abuso de Autoridade e do pacote anticrime que havia sido sugerido por Moro, mas desfigurado no Congresso, misturado a outras propostas vindas do Supremo Tribunal Federal.

Aos poucos, o presidente vem se desfazendo do tripé programático que o elegeu e está buscando outros tipos de apoio

Por fim, vieram todas as tentativas, da parte de Bolsonaro, de ter maior controle na Polícia Federal, desencadeando uma sequência de acontecimentos que culminaria no pedido de demissão de Moro, após a publicação, na calada da noite, da demissão do então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. Mesmo meses depois do episódio, ainda são poucos os que o julgam de forma correta, continuando a enxergar nele o que desejariam ver – sejam crimes presidenciais dignos de impeachment, sejam traições de um ministro vaidoso –, não o que realmente aconteceu. Da parte de Bolsonaro, o famoso vídeo da reunião ministerial de 22 de abril mostrou um presidente insatisfeito com o trabalho da corporação em questões ligadas à sua família, e que promete fazer alterações no comando – prerrogativa que a lei lhe confere. Quanto a Moro, tratava-se de preservar a independência da Polícia Federal; quando essa autonomia foi violada, com a substituição do diretor-geral por razões que Moro considerava inadequadas, o ministro não se viu mais em condições de permanecer no governo.

A perna da economia parecia estar em melhores condições, pelo menos até que a pandemia do coronavírus irrompesse, lançando no caos o mundo todo. A reforma da Previdência havia sido aprovada em 2019; no mesmo ano Bolsonaro publicara a MP da Liberdade Econômica, depois convertida em lei e que é um legado bastante positivo. Se as privatizações não andavam no ritmo esperado, as concessões de infraestrutura atraíam players importantes. O governo perdera tempo com as reformas tributária e administrativa, mas não as havia tirado do radar. E, se o PIB de 2019 não tinha sido tão animador, o começo de 2020 dava sinais melhores.

A pandemia, com suas consequências econômicas, fez sair da jaula o fantasma do descontrole fiscal – não pelos gastos de 2020, extraordinários e necessários para atenuar a catástrofe, mas pelas perspectivas para o ajuste fiscal brasileiro. A ala dita “desenvolvimentista” ganha força com sua defesa do gasto público, enquanto Paulo Guedes e sua equipe se veem desautorizados em vários momentos. Bolsonaro fala e tuíta em defesa do teto de gastos, mas apoia um formato de financiamento para seu novo programa social que burla o ajuste, criando mais despesas sem fazer os cortes correspondentes.

Resta, por fim, a pauta moral. Se ela não caminhou no Congresso graças à obstinação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia outros meios pelos quais o Poder Executivo podia fazer valer os valores conservadores da maioria dos brasileiros, mas apenas a pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandada pela ministra Damares Alves, parece ser a única a trabalhar com mais afinco. Só muito recentemente o Ministério da Saúde passou a se empenhar contra o abortismo que marcou gestões anteriores. O Ministério da Educação pouco fez, perdido nas “mitagens” de ocupantes da pasta, para atacar a questão da doutrinação nas escolas.

E uma grande (se não a maior) esperança dos conservadores quanto ao governo Bolsonaro se viu frustrada no início de outubro, quando Bolsonaro escolheu, para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal, o desembargador Kassio Nunes Marques. Nada de um jurista explicitamente comprometido com a defesa da vida e da família, que rejeitasse o ativismo judicial, que fosse rigoroso com os corruptos; em vez disso, um indicado do Centrão – grupo político ao qual Bolsonaro se abraçou de vez –, apadrinhado por um senador denunciado pela Lava Jato ao STF. Para muitos apoiadores do presidente que o defenderam em todas as outras controvérsias, da demissão de Moro à maneira de lidar com a Covid-19, esta foi a gota d’água.

O país deve se satisfazer apenas com o fato de não ter se transformado em uma Venezuela ou, mais provavelmente, uma Argentina?

Bolsonaro consegue, assim, dar as costas aos três grupos que o ajudaram a se eleger, preferindo a companhia dos políticos do Centrão e um novo nicho eleitoral que, para ser mantido, exigirá gastos cada vez maiores. Parece loucura, mas há método: o presidente acredita que os decepcionados de hoje o apoiarão nas urnas em 2022 por pura falta de opção, dada a carência de bons líderes que encarnem os mesmos valores que Bolsonaro representou em 2018, especialmente se houver nova possibilidade de o Brasil voltar a ter um governo de esquerda. Tendo garantidos esses votos, os “novos amigos” fecharão a conta da reeleição.

Sim, a ascensão de Bolsonaro representou a interrupção de um processo de guinada do Brasil em direção ao socialismo, seja na versão “suave” em alguns aspectos, seja na versão “dura” em outros. Mas o país deve se satisfazer com o fato de não ter se transformado em uma Venezuela ou, mais provavelmente, uma Argentina? Com ou sem pandemia, muitas boas oportunidades estão sendo desperdiçadas, e alguns erros terão consequências por décadas, como no caso da nomeação para o STF. Parar de regredir é importante, mas ainda é pouco quando se sabe que havia chance de voltar a avançar. E, por esse critério, a primeira metade do mandato de Bolsonaro termina muito aquém da expectativa.

81 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 81 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Alan Z

    ± 1 dias

    Texto lúcido e equilibrado. O copo da paciência tá enchendo novamente. Aqui não tem político de estimação. Não deu certo, trocamos de novo na próxima eleição. Bozo que não pense que tá por cima da carne seca. Fato é que seu governo está peidando na farofa faz tempo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcello Machado e Dias

    ± 1 dias

    Depois do estelionato eleitoral, GAME OVER! Só resta esperar a ajuda do divino Deus! (como dizia a música)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ESTORVO

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CRAMOS

    ± 2 dias

    Bolsonaro foi lobista dos interesses dos militares e policiais... e isto garantiu suas reeleições sucessivas. Naturalmente, vantagens conseguidas não deveriam ser alardeadas para toda a sociedade, só interessando a divulgação no meio das corporações. . Em 2018, com o fracasso da campanha eleitoral do PSDB e do Centrão, ele foi a unica alternativa que restou para os "anti-socialistas" apoiar e ele foi eleito... Mas, 2022 será outro momento e tem muito o que acontecer até lá... . Se não conseguir a Renda Brasil além do atual publico da BF e não recuperar a capacidade de sobrevivência da classe média média e baixa, o pendulo volta para a esquerda... . E assim "caminha a humanidade..."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      A Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado Federal, calcula que a dívida pública continuará crescendo até o pico de 92,4% do PIB em 2023 para, então, começar gradual melhora.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 2 dias

    Bolsonaro = LULA... 17 = 13...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério R

    ± 2 dias

    A gazeta do moro esqueceu de dizer que Bolsonaro não encontrou a cura do câncer, não alcançou a paz mundial e não descobriu o segredo da vida eterna!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS

    ± 2 dias

    Este artigo começa errando fragorosamente ao afirmar we a bandeira do combate à corrupção foi abandonado. O governo tem um ano e dez meses e não foi denunciado nenhum crime de corrupção no governo federal nem pela grande imprensa sabidamente oficial e nem pelas diversas mídias na internet. Portanto ao ler logo no início este absurdo, parei a leitura, Este erro proposital ou não desqualifica o autor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • E

      ESTORVO

      ± 2 dias

      e os 89 mil do "micheque"? e a rachadinha da filharada!? E os laranjas da campanha?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      Vou comentar novamente porque o anterior foi removido. Escrevi que para se encontre corrupção, tem que haver investigação. Cito como exemplo o caso do filho rachadinha que até hoje não foi apurado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo

      ± 2 dias

      Vc esqueceu que Lula terminou o mandato de 8 anos sem nenhuma denuncia de corrupção e com 80% de aprovação. Esqueceu tambem q na campanha q elegeu Dilma, todos os candidatos tentaram surfar na popularidade de Lula, então se o Bolsonatp AINDA não tem denúncia de corrupção, isso não significa absolutamente nada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xis Morcego

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    SEGUNDA INSTÂNCIA? FIM DO FORO? LAVA TOGAS? Qual a posição de Bolsonaro, de seus filhos, seus notáveis líderes, aliados, etc. e tal?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Stanislau Surek

      ± 2 dias

      A posição deles é a que Napoleão perdeu a guerra. Estão “fechados” com o Centrão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giovanni Rosa da Silva

    ± 2 dias

    Afinal, bolsonarista sabe ler? Não é possível que depois de ler esse texto ainda exista apoio ao Bolsonaro. Estamos perdidos, petistas de um lado, bolsonaristas do outro... Nunca seremos um país decente com tanta ignorância, onde quem deve lealdade é o eleitor e não o eleito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luis Renato Queiroz

      ± 2 dias

      Sérgio Moro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Frederico Brito Hagel

    ± 2 dias

    É um editorial, mas eu esperava em conteúdo e noção de realidade. Senão vejamos: 1-a atuação da lava jato não era, em princípio, uma atribuição do Bolsonaro, mas sim do Ministro Sérgio Moro; 2- o Bolsonaro disse recentemente que acabou com a lava jato, mas isso é uma "figura de linguagem". A lava jato continua; 3- a saída do diretor geral da PF demonstrou que o Valeixo era devagar, porque a PF nunca demonstrou tanto vigor como agora. 4-o teto de gastos está mantido, o Guedes também, embora precise mostrar a que veio; 5- avaliar o Kassio antes dele assumir é prematuro; 6-sem apoio é impossível governar o Brasil, daí o centrão; 7; o governo caminha muito bem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • P

      Paulo

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Avaliar antes de assumir? Lógico e evidente que sim. Pois ministro do STF é cargo praticamente vitalício. Avaliar após assumir resolve o quê? Barbaridade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      A Lava Jato era um atribuição do juiz Sérgio Moro? rsss Barbaridade. A Lava Jato é uma operação DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Sérgio Moro era somente o juiz de primeira instância, incumbido de julgar os casos envolvendo a Petrobrás e a Odebrecht e somente podia julgar os que não tinham o foro privilegiado . Santa ignorância.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      ± 2 dias

      Guedes e o teto subiram no telhado. Concordo q “centrão” seja inevitável, MAS isso significa q nunca irá se mudar o Brasil “por dentro do sistema” (pior ainda com Bolsonaro se preocupando mais com 50 cartuchos a mais do q com a nomeação de reitores e ministros do supremo - esses irão desfazer as “coisicas” q Bolsonaro sacrificou “batalhões” para conseguir). Se quer mudar o Brasil só com movimento civil pela descentralização política, fiscal, administrativa; voto distrital PURO, retenção de juízes, entre outros ptos (modelo americano, pois vivemos em um país continental)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Roberto

      ± 2 dias

      Caro Frederico, parabéns pelo comentário. Leitores com este equilíbrio acrescentam elementos que contribuem com o entendimento em foco.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Carlos Carvalho

    ± 2 dias

    Eu nunca votei em esquerdistas e não voto mais no Bolsonaro como fiz em 2018 ! Essa indicação do Kássio Nunes foi a gota d'água para mim ! Quero um candidato decente em 2022 !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luis Renato Queiroz

      ± 2 dias

      Sérgio Moro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arno Winter

    ± 2 dias

    O autor deste "manifesto", segue a linha editorial da mídia "sacaneada" por Bolsonaro, que cortou os números ($$$$) que lhes eram fornecidos generosamente por governos anteriores . É público e notório que após a saída do Morno do Ministério da Justiça e Segurança, a Policia Federal tem diuturnamente proposto operações de combate ao crime organizado, drogas, etc... Basta acompanhar o noticiário. Simples assim .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      Paulo

      ± 2 dias

      A PF prende, o STF garantista solta. E o Bozo escolheu mais um desse calibre por ai. Seria melhor então a PF se transformar em policia de proteção ostencisiva igual a PM, pq todas.essas operações são para iludir idiothas de plantão. Nao vão dar.em nada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Roberto

      ± 2 dias

      Perfeito !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JLadeia

    ± 2 dias

    Jefferson Ladeia, médico, 58 anos, encantado com tanta lucidez em um artigo.Obrigado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 2 dias

    Um belo artigo. Sou eleitor do PR e o apoiei em tudo, até essa escolha para o STF. Ele fazer acordo com o centrao, tudo bem. Afinal esses deputados sao os representantes do povo e como somos uma democracia representativa, ele teria que negociar. Se o povo nao quisesse que negociasse com eles, nao deveria ter colocado eles la. O presidente precisava e precisa negociar pra governar. Nao somos os EUA onde o presidente tem o apoio de um dos dois partidos. Temos mais de 30 partidos no Brasil e se nao negociar, acabou. Mas a indicação para o STF de um cara que vai ficar la ate 2047, essa nao da pra engolir. Meu filhos e netos sofrerão com mais um Gilmar/Lewandovski. Deus nos acuda!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 2 dias

    Análise rasa e tendenciosa. Escolheu temas frágeis, que não dizem a realidade do caminho que o Brasil está percorrendo e seus resultados até agora. Sem contar o peso que tem do stf (minúsculo mesmo) interferindo sem parar no Executivo e no congresso nacional (também minúsculo) que cria leis para "evitar" prisões do crime de colarinho branco. Tem também a tentativa de criar a Lei das Fake News, uma vergonha à Democracia. Enfim, uma narrativa, no mínimo, covarde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo

      ± 2 dias

      Como disse Sergio Moro, se nao for escolhido um novo ministro robustamente compromedido com o programa anti-corrupção, saberemos o verdadeiro caráter do presidente. Moro 2022

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PT NUNCA MAIS

    ± 2 dias

    Tem várias críticas válidas, mas não venham santificar Moro. Foi excelente juiz, mas é um político tipo PSDB. Quis derrubar Bolsonaro com a divulgação daquela reunião, que na verdade foi favorável a Bolsonaro. O progressista Moro disse que deveria ter lutado mais contra posse de armas. Quem foi eleito presidente e com qual proposta? Entregou prints de conversas privadas para a globolixo. Citou o PT como exemplo de atuação na polícia federal. Um herói sem caráter!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    André do Rap deve estar rindo do combate ao crime organizado sancionado por Jair Bolsonaro... rsss

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo

      ± 2 dias

      Rindo não apenas do da lei mas do STF, em especial do Marco tonho da lua Aurelio, que disse na decisão p bandido ficar no endereço fornecido no processo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    "O traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, um dos líderes do PCC, teria fugido para o Paraguai" >>>"Ironicamente, a chave da cela foi inserida no pacote anticrime do então ministro da Justiça Sergio Moro. Trata-se daquela proposta do ex-juiz da Lava Jato que os congressistas converteram numa espécie de cavalo de madeira em cuja barriga transportaram para dentro da legislação penal um lote de presentes de grego. Moro e a Procuradoria pediram ao Planalto que vetasse. Jair Bolsonaro deu de ombros.”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 2 dias

    Parabéns, IvoHM. Demonstrou através de informações que é jornalismo de fatos, e não a ideologia disfarçada de editorial que a Gazeta do Povo vem demonstrando ultimamente. E diria ainda mais, não pretendo defender os erros de Bolsonaro, mas reconhecer que foi feito muito pelo liberalismo e pela gestão adequada do estado brasileiro. E que isto resulta em grande obras por todo o país, fato ostensivamente ignorado pela grande imprensa. Pelo menos, a Gazeta do Povo ainda mantém em seus quadros jornalísticos um equilíbrio de ideias, que nos permite avaliar e selecionar as informações que desejamos. Pois outros grandes jornais brasileiros mantém apenas uma linha. A de confronto com Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 2 dias

    Prezado IvoHM, infelizmente fatos não são palatáveis pelos alienados e/ou pessoal de má-fé mesmo. Mas muito bem feito em, mais uma vez, contestar, apenas por fatos, os devaneios e falácias daqueles que cada vez mais só têm ouvidos para iguais, graças a Gramsci e Pulo Freire, os autores das maiores cartilhas de adestramento já publicadas no Mundo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    H -- Quando o inimigo evita suas próprias siglas, cores, símbolos, bandeiras, chavões e discursos e procura imitar o nosso padrão (vide a Manuela D'Ávila - piada!), é porque nosso governo é fraco e desprezível, ou ao contrário, é forte e estamos vencendo num terreno valioso? Bolsonaro não é fraco e não faz um governo fraco. Ele está submetido a limitações constitucionais, típicas de qualquer democracia, e mais as políticas e institucionais. Sem maioria natural na Câmara e no Senado, tem de negociar para conquistá-la, e isto, obviamente, não sai de graça. Mesmo assim, ele procura fazer suas alianças e acordos sem corrupção e com um mínimo de cessões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LSB

      ± 2 dias

      Mentalidade de “chacreiro”: contabiliza um monte de coisas menores e descarta as realmente grandes e importantes (hegemonia cultural nas universidades e doutrinação em escolas; hegemonia progressista no Supremo, descentralização política, fiscal e administrativa)... isso pq se vc não cuidar das “coisas estruturantes” (e se preocupar somente com “miudezas”), tudo q fizer vai ser destruído no futuro!! Tanto q a esquerda sempre suportou o capitalismo desde q conseguisse posições estratégicas (universidades, regulação, etc.)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    G -- A ministra Damares está fazendo um enorme trabalho de acolhimento, conscientização e atendimento a populações carentes. Não é muito visto pela classe média, mas as pessoas pobres e necessitadas estão reconhecendo e amando. Isto destrói o movimento comunista pela base! Nesta semana, ela e o Presidente estiveram no Marajó e foram efusivamente bem recebidos pela população simples e pobre. Vão investir nessa região a maior quantia da história, cerca de 4 bi! Se isto não é agir contra o aparelhamento do país pelos partidos de esquerda, então não sei nada...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    F -- 21. Bolsonaro tem se empenhado como nunca para combater as máfias dos Detrans, fonte histórica de corrupção alimentadora de políticos esquerdistas. O Seguro obrigatório caiu abruptamente de valor, bem como outras taxas e obrigações. 22. Pronunciou-se na ONU contra a Cristofobia e em defesa siberania da Amazônia, tendo recebido elogio de Donald Trump; 23. Bolsonaro chamou pra si a responsabilidade sobre o processo de instalação do 5G e já disse que não irão participar empresas ligadas a regimes totalitários (Pra bom entendedor, a CHINA!). Quem for mais fundo, vai enumerar mais coisas. Aqui só estou lembrando grosseiramente do que me vem à lembrança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PAULO 1950

      ± 2 dias

      Espere a China não comprar nossos produtos do agronegocio aí veremos que o Brasil quebrou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    E -- 18. Na administração pública, o governo Bolsonaro está lutando para acabar com a miríade de conselhos bolcheviques criados na era petista. Não está fácil, o STF entrou na briga, mas o que se pode fazer está sendo feito. 19. A PF está batendo no Sistema S e o governo está propondo mudanças neste sistema, feudo de oligopolistas. 20. O governo está propondo extinguir a filiação aos Conselhos de Classe e a obrigatoriedade de pagar anuidades, o que representa um brutal golpe a este sistema socialista que nutre carreiristas políticos de esquerda. Da parte do STF, partiu decisão de obrigar a OAB a ser auditada pelo TCU (Grande dia!).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    D -- 15. Tá botando quente nas milhares de ONGs na Amazônia e impedindo contrabando de grandes quantidades de minérios, ouro, pedras preciosas, madeira e até de tráfico humano; 16. Tá levando água ao nordeste e acabando com a popularidade da esquerda por lá. 17. Na Amazônia, ele está levando estradas, luz e internet a comunidades que estavam sob a influência direta de padres da TL, ongs separatistas e abortistas e líderes comunitários comunistas. Acabar com este isolamento é dar a essas comunidades a chance de participar do debate político, como este aqui agora;

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    C -- 10. A luta de Bolsonaro para derrubar a oligarquia financeira, com a queda brutal dos juros e entrada de novos participantes no mercado, já lhe custa uns 100 Adélios, e desafia o poder globalista do Itaú e outros bancos; 11. Ajudou a acabar com o imposto sindical; 12. Criou a carteirinha estudantil grátis do MEC, tirando fontes de recursos da UNE; 13. Ajudou fazendeiros a se armar e cortou dinheiro pro MST, que praticamente não faz mais invasões; 14. Deu um fim às invasões e novas demarcações de terras dos movimentos indigenistas e quilombolas;

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    "Irritado com as cobranças, o presidente xingou até seus próprios seguidores, chamando os apoiadores que o criticaram de ‘direita burra’. A direita inteligente, presume-se, seria aquela que se cala diante do clamoroso estelionato eleitoral protagonizado pelo mito”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    B -- 5. Deixou a Unasul e fundou uma nova instituição internacional sulamericana; 6. Mudou o eixo das relações internacionais para uma reaproximação com EUA, Israel e países capitalistas; 7. A PF saiu atrás do Covidão e vários governadores estão em maus lençóis; 8. A lava-jato está sendo destucanizada e as primeiras denúncias contra seus líderes aparecendo; 9. A PF, como nunca antes, está desbaratando organizações criminosas ligadas a redes de corrupção, narcotráfico e contrabando, com arrestos bilionários de aviões, barcos, helicópteros, mansões, contas e outros bens, que incidentalmente suprem o FSP;

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    Lá vem textão, do Clauber Kristofen Pires: A - Bolsonaro não faz nada contra o Foro de São Paulo e os comunistas? Bolsonaro realmente não está fazendo as coisas de um intelectual e pouco faz em termos de organização política, em parte atrapalhado pela pandemia, que adiou a formação do partido Aliança pelo Brasil. Mas: 1. Cortou a mesada dos Castro (Mais médicos); 2. Cortou obras no exterior e por extensão, nos países do FSP e ditaduras africanas; 3. Cortou relações com Cuba e Venezuela e com isto deixou de enviar recursos a eles; 4. Cortou o megafinanciamento da mídia televisiva e impressa e blogs de esquerda e dos filmes ideologicamente enviesados com o fim da farra da Lei Rouanet;

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    Desde que Jair Bolsonaro assumiu”, “o contraste entre a grandiloquência das juras de palanque e a ineficiência de seu governo é gritante”. “Corporativista e estatólatra, o deputado do baixo clero notabilizou-se por votar contra todas as medidas necessárias para destravar o Estado e melhorar a qualidade das contas públicas."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    "Alinhando-se ao PT, Bolsonaro rejeitou o Plano Real, sabotou projetos que restringiam privilégios de servidores e trabalhou contra a quebra do monopólio da Petrobras sobre o petróleo e da União sobre os serviços de telecomunicações. Suas digitais estão também na oposição feroz às reformas da Previdência e administrativa. Foi essa coerência programática que garantiu a Bolsonaro sete mandatos como deputado e um eleitorado cativo. Como candidato à Presidência, contudo, viu-se obrigado a vestir a fantasia do liberal que nunca foi e a anunciar que, se eleito, faria as reformas que sempre desprezou.”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo M

    ± 2 dias

    Choro de perdedor, e aqui, mimimi de viuvinha do Moro. O Muro era excelente juiz, mas um político venal e um conspirador tucano. Se mostrou um traidor e enterrou seu futuro na vaidade e no mau-caratismo, um verdadeiro Judas, um cavalo de Troia, que foi desmantelado e se mostrou oco, odiado pela esquerda e pela direita. A lava-jato continua a mil e agora quem sabe chegue no PSDB paulista, que Moro protegeu. A PF nunca trabalhou tanto. Bolsonaro vai se reeleger e os incomodados aqui vão ranger dentes e rasgar seus sutiens por anos ainda...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      PAULO 1950

      ± 2 dias

      A PF nunca trabalhou tanto para defender a indefensável família do Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    O Mito

    ± 2 dias

    Bolonaro cheio de propostas e zero debates. O discurso é tao raso que acaba em 35 segundos. E isso é um plano de governo e propostas para melhorarmos... é... estamos bem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 2 dias

    Na realidade, o Autor da matéria promove sua visão torpe e limitada sobre os fatos. Discutir que não basta ser o Dono da Empresa, mas saber administrá-la também, é o que é o fundamental para o sucesso. A característica de quem pensa em bloco, e leva o bloco de seu pensamento para o lado que quiser, é justamente de quem não tem qualquer responsabilidade para com o efetivo sucesso de qualquer coisa, apenas com e como seu bloco se saí, tipicamente de quem “nunca pois a mão na massa” com responsabilidade objetiva. Cada um com suas próprias limitações, restrições e ferramentas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      "Alinhando-se ao PT, Bolsonaro rejeitou o Plano Real, sabotou projetos que restringiam privilégios de servidores e trabalhou contra a quebra do monopólio da Petrobras sobre o petróleo e da União sobre os serviços de telecomunicações. Suas digitais estão também na oposição feroz às reformas da Previdência e administrativa. Foi essa coerência programática que garantiu a Bolsonaro sete mandatos como deputado e um eleitorado cativo. Como candidato à Presidência, contudo, viu-se obrigado a vestir a fantasia do liberal que nunca foi e a anunciar que, se eleito, faria as reformas que sempre desprezou.”

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stanislau Surek

    ± 2 dias

    Bolsonaro é Petista!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PEDRO REGGIANI ANZUATEGUI

    ± 2 dias

    No inicio era falta de articulação politica. Pelo jeito, o problema agora é excesso de articulação política. A midia tem q decidir o que quer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 2 dias

      pedro, o problema é com quem você faz articulação política.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Momento Fletor

    ± 2 dias

    Como diria meu pai: "...mais um enganador..."! E o pior é q pelo visto vai se perpetuar por pelo menos mais 4 anos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Veruza Melo

      ± 2 dias

      Se depender de mim , da minha família , amigos , conhecidos e 50% da população votante , não vai ter mais 4 anos pra esse farsante . Colocamos um cavalo de Tróia no planalto !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS EDUARDO MELLO

    ± 2 dias

    Bolsonaro "tentou controlar a PF"? Então por que não conseguiu, se ele era o chefe máximo? Balela não provada de Moro e que, pelo visto, a Gazeta comprou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Veruza Melo

      ± 2 dias

      Freitas: Colocou exatamente quem ele quiz na PF do Rio de Janeiro no mesmo dia que o moro saiu . Pra ver o nível de urgência da coisa , vá pesquisar no diário oficial desta data ! Transferiu o CoAfe , colocou o Aras que era abertamente contra a lava jato e amigo do PT. Sancionou o juiz de garantias do Marcelo Freixo . São tantos disparates que nem a esquerda mais bate nele , até mesmo o próprio Lula veio a público pra defender o Bolsonaro , o Michel Temer , Roberto Jeferson , Renan Calheiros . É só procurar que vc vai ver reportagens dos caras defended o MINTO . E pra fechar com a cereja em cima do bolo nomeou uma farsa criada pelo pt pro STF , até o curriculum do cara tem incongruências !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 2 dias

    Plataforma da mentira, aceita pelo eleitor bobo que deu confiança para um cidadão que passou 30 anos sendo alimentado pelo voto do bobo povo fluminense. 30 anos sem apresentar nenhuma entrega boa, nunca presidiu uma comissão, nunca presidiu a Câmara, nunca se envolveu em causas democráticas e republicanas. 30 anos semeando o ódio e a desgraça, isto sim! Vá você procurar um emprego com este currículo, para ver a porta na cara que recebe. Falta a este povo semancol e análises crítica. Um cidadão que há 30 anos fala de coisas, pessoas, nunca de idéias e, quando abre a boca, é só mosca que sai, vide a entrevista com o Prof. Villa em 2017.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renata

      ± 2 dias

      Estava concorrendo, especialmente no segundo turno com uma gangue que assaltou os Brasileiros! Ficou fácil

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniela Salomão

    ± 2 dias

    Pra mim, o pior é o discurso de idoneidade descolado das ações materializadas nas leis aprovadas com seus dispositivos pró corrupção. E até o momento parece que teremos poucas opções na próxima eleição

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vera Lucia Broetto

      ± 2 dias

      Terceira via é o caminho, ainda não sei quem vai merecer meu voto, mas de uma coisa é certa: não voto em PT e muito menos em Bolsonaro. Eleitor teria que escolher melhor no primeiro turno e tentar sair fora dessa polarização que em nada ajuda nosso povo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Cavalcante da luz filho

      ± 2 dias

      Em 22 vamos amostra a estrada do retorno ao Rio de janeiro pra esse camarada

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NH4NO3

      ± 2 dias

      Na última eleição (2018) havia 5 professores, 2 engenheiros e 1 médico. Faltava opção? Faltou percepção do povo. Elegeu um militar de idoneidade duvidosa. Agora tá aí o Brasil, sendo governado por um bobão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.