i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

A prioridade que não entrou na lista

  • PorGazeta do Povo
  • 06/02/2021 18:00
Fachada do Congresso Nacional.
Fachada do Congresso Nacional.| Foto: Pedro França/Agência Senado

A lista de 35 prioridades que o presidente Jair Bolsonaro entregou aos novos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), era bastante variada em assuntos e incluía, de fato, muitos projetos que não são apenas prioritários, mas verdadeiramente urgentes, como as reformas econômicas. No entanto, ela deixou de fora um tema muito importante, a ponto de ter sido um dos pilares da plataforma que levou dezenas de milhões de brasileiros a dar seu voto a Bolsonaro em 2018: a agenda anticorrupção. Nenhum dos 35 projetos em tramitação no Congresso e que foram citados na lista preparada pela Secretaria de Governo tratava do assunto.

E nem de longe se pode justificar a ausência com a alegação de que o combate à corrupção está prosperando no país. Pelo contrário: o passado recente é marcado por retrocessos em série, muitos deles capitaneados pelo Congresso Nacional e que receberam o aval, ainda que implícito, do Executivo, a quem cabe sancionar ou vetar os projetos de lei que o Legislativo aprova.

Deixemos de lado, por ora, os absurdos perpetrados pelo Supremo Tribunal Federal em decisões equivocadas ou ações como o recente fim da força-tarefa da Lava Jato, decidido pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para nos concentrarmos no Congresso. Primeiro, veio a Lei de Abuso de Autoridade, desenhada sob medida para facilitar a retaliação de investigados, réus e condenados contra aqueles que investigam, julgam e condenam. Bolsonaro sancionou a lei vetando alguns trechos problemáticos, mas deixando outros dispositivos muito ruins; e parte dos vetos bons acabou derrubada pelo Congresso posteriormente. Depois, o pacote anticrime sugerido pelo então ministro Sergio Moro foi tremendamente desfigurado, perdendo muitos itens que tornariam mais difícil a vida dos criminosos. Ainda que no Senado houvesse maior apoio às ideias de Moro, a casa aprovou o projeto da forma como veio da Câmara. Por fim, o Congresso pretende analisar alguns projetos que atrapalharão mais ainda o combate à corrupção, como alterações na Lei de Improbidade Administrativa e na legislação sobre o crime de lavagem de dinheiro.

É na segunda instância que termina a análise da culpabilidade em si, cabendo aos tribunais superiores apenas verificar possíveis irregularidades processuais

Em resumo, são muitas as frentes em que os corruptos e seus aliados atacam e que precisam de resposta. Mas, se o governo quisesse incluir um único projeto ou tema específico da pauta anticorrupção em sua lista de prioridades, a escolha seria óbvia: a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Afinal, nunca é demais lembrar, é na segunda instância que termina a análise da culpabilidade em si, cabendo aos tribunais superiores apenas verificar possíveis irregularidades processuais – por exemplo, se alguma prova foi obtida ilegalmente, ou se houve cerceamento de defesa. Tanto é assim que nem o STJ nem o STF podem declarar inocente alguém que as instâncias inferiores declararam culpado; no máximo, as cortes superiores anulam o julgamento, que tem de ser refeito. Isso é tão evidente que o início do cumprimento da pena após condenação na segunda instância foi a prática corrente no Brasil por décadas, e também depois da Constituição de 1988, sempre com o aval do STF, que julgou o tema pela primeira vez em 1991. Apenas no período entre 2009 e 2016, e depois da decisão mais recente de 2019, está valendo a prisão apenas depois de esgotados todos os recursos, inclusive ao STF.

Garantir a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância de forma clara e inequívoca exige alterar tanto a Constituição quanto o Código de Processo Penal – mudar apenas um dos textos é deixar as portas abertas para novos questionamentos jurídicos. Vários congressistas perceberam o problema e propuseram projetos de lei e PECs que, em conjunto, resolveriam a questão. O PLS 166/2018, que muda o CPP, está pronto para ir ao plenário do Senado desde fevereiro de 2020. Na Câmara, a PEC 199/2019 está parada em uma comissão especial; ela muda a Constituição para transformar os recursos aos tribunais superiores em ações independentes, o que faria a ação original transitar em julgado após o fim dos recursos na segunda instância – uma sugestão do ex-ministro do STF Cezar Peluso. Outra PEC, a 5/2019, parou na Comissão de Constituição e Justiça do Senado; ela insere na Constituição a previsão do início de cumprimento da pena após a condenação por colegiado; uma escolha simples e direta que evita controvérsias sobre o momento do trânsito em julgado e não viola a presunção de inocência prevista no artigo 5.º da Carta Magna.

No início de 2020, o então presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), até havia colocado a prisão após condenação em segunda instância como uma das prioridades da casa. Mas deputados e senadores se enroscaram em discussões sobre quais textos deveriam ser votados antes e, em um exemplo perfeito do que no futebol se chama “deixa que eu deixo”, ninguém votou nada. O assunto também não foi importante na recente disputa pelo comando das duas casas do Congresso; o silêncio do Planalto, por fim, não ajuda em nada a levar adiante os projetos e PECs.

A prisão após condenação em segunda instância faz todo o sentido do ponto de vista processual, não viola cláusulas pétreas sobre o devido processo legal e a presunção de inocência, e coloca o Brasil em sintonia com várias democracias sólidas (algumas das quais, aliás, começam a executar penas até mesmo com a condenação na primeira instância). O modelo atual, já está comprovado, fomenta a impunidade de quem pode usar os infinitos recursos permitidos pela legislação para protelar ao máximo o encerramento dos processos. A perspectiva de jamais passar um dia atrás das grades serve de incentivo aos criminosos. Se Bolsonaro, Lira e Pacheco não veem a importância de mudar este estado de coisas, ou a consideram algo menos importante que dezenas de outros tópicos, que parlamentares corajosos tomem a dianteira e que a população se mobilize para o país conseguir esta vitória em 2021.

35 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 35 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    FB

    ± 5 horas

    O Jair Bolsonaro é o maior estelionato eleitoral da história, um traídor. E agora entregou o Brasil para a imundície do centrão. É o fim da história. Vai ser 20 anos para reparar o estrago feito por essa incompetente administração.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo Gurgel

      ± 5 horas

      Entendimento com o Congresso priorizando o prisão dos corruptos só pode ser bricadeira. Lá quem não tem o rabo preso é amigo de quem tem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • L

        Luiz Antonio Fraga

        ± 2 minutos

        É isso mesmo, Freitas. Só me permita acrescentar... O Bozo não quer o fim do foro privilegiado porque, se "puxar esse fio de novelo", não vai só o Flávio não... Vai a família toda! kkk

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • F

        Freitas

        ± 5 horas

        Mas, por que Bolsonaro vai querer o fim do foro e a prisão? Para ver seu filho, o Flávio, ser enjaulado?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 6 horas

      MIRTÃO >>>Você é tão ruim da cabeça que acha que todos os que são contra o Jim Jones são lulistas. Por mim, Lula e todos os que depenaram as estatais e seus fundos de pensão teriam pena de morte. Pegue o exemplo do Postalis, fundo de pensão dos Correios: os associados estão pagando bilhões de reais a mais de contribuição para tentar salvar o fundo. Lula é GENOCIDA. E nós, até hoje, pagamos as contas por terem trucidado todas as estatais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Antonio Cousseau

        ± 6 horas

        SOLUÇÃO: REELEGER 308 CONGRESSISTA QUE NÃO SEJAM CORRUPTOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO PARA A CAMARA E 41 SENADORES. O POVO TEM QUE SE MEXER. NÃO VOTAR EM CRIMINOSOS E CORRUPTOS. OU VOCES PREFEREM UM ESTADO DE SÍTIO? TEMOS TOTAL APOIO DAS FORÇAS ARMADAS PARA ISSO. AHH! AINDA TEM O STF CORRUPTO.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • F

          Freitas

          ± 5 horas

          Então, Antonio Cousseau, não deveremos votar em famílias de rachadinhas? Certo?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • A

        AMAURI

        ± 8 horas

        Bozo, é de longe, a PIOR coisa que poderia ter acontecido ao BRASIL. Nem os mais fanáticos lmbecis, suportam mais.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        3 Respostas
        • R

          Rodrigo Henrique

          ± 6 horas

          Sim, os gados daqui seguem fielmente os colunistas passadores de pano que a Gazeta contratou para atrair esse tipo de gente.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • M

          Mirtão

          ± 6 horas

          O pior são os muares que ainda acreditam na alma mais honesta do mundo. Klķkkkķkkk da pena.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • R

          Rodrigo Henrique

          ± 8 horas

          Cara, só aqui na GP tá cheio desses fanáticos. Ainda tem muito por aqui que acredita no miliciano e seus asseclas.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • A

        AMAURI

        ± 8 horas

        A Gazeta já deveria saber que Bozo é essa TRANQUEIRA, também tem culpa, e não pode dizer que não.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          Welisson Moura

          ± 9 horas

          O presidente não tem compromisso com o combate a corrupção. Caso é que usou a imagem do ex-juiz Sérgio Moro e o mesmo percebendo o descompromisso do governo por essa pauta, pulou fora. Será pq o filhão está enroscado em algo?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Mauricio Conde

            ± 9 horas

            Segurança Jurídica é condição obrigatória para uma economia de mercado eficiente. Podem acreditar que no dia que for pautada e aprovada no congresso a PEC da Prisão Após Condenação Em Segunda Instância e o Fim do Foro Privilegiado o dólar cai e a Bovespa terá alta recorde.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • T

              Tupinambá

              ± 9 horas

              A reportagem deixa claro que já existem 2 PECs que estão paradas na Câmara dos deputados e no Senado! Por motivos óbvios, deputados e senadores que tem problemas no judiciário não vão se mexer para votar estas PECs ! Cabe em primeiro lugar a imprensa e a nós povo brasileiro, fazer a pressão necessária para que nossos congressistas saiam do marasmo!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • W

                Welisson Moura

                ± 9 horas

                Tbm temos que fazer a nossa parte. Mas se é do interesse do governo a prioridade dessa pauta, no mínimo deveria estar na lista de prioridade. É o que a matéria questiona.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • Z

              Z.

              ± 10 horas

              Bolsonaro, o traíra. Fora Bolsopetismo!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                JOEL SAMWAYS NETO

                ± 10 horas

                Apesar da indiferença da Presidência da República, penso que o importante é o Congresso Nacional, por dever de ofício, ouvir a maioria da população brasileira. A parte fundamental do Editorial, a meu ver, é a conclamação aos parlamentares corajosos e ao povo de bem para se manifestarem e exigirem a aprovação do projeto de alteração da Constituição, tornando clara a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  irineu umberto librenza

                  ± 10 horas

                  Alô gado: o comentário abaixo foi uma ironia.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • M

                    Mirtão

                    ± 6 horas

                    Fala mudar.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • I

                  irineu umberto librenza

                  ± 10 horas

                  É que não tem corrupção no governo Bolsonaro.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • M

                    Mirtão

                    ± 6 horas

                    Não né!? Só no do teu encantador.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  José Luiz Almeida Costa

                  ± 10 horas

                  Bolsonaro já demonstrara claramente o seu desinteresse no combate à corrupção ao nomear Augusto Aras, e indicar o ministro Kassio Nunes, ambos com perfil "garantiristas" de que a Lei não deve colocar em risco a manutenção das forças de poder.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    PAULO CESAR STARKE JUNIOR

                    ± 11 horas

                    Na minha opinião, faltou ainda outro: a inclusão na constituição da garantia do direito a vida desde a concepção. Eu realmente esperava isto deste governo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Sr. Walker

                      ± 11 horas

                      Perturbado mentiu para se eleger. Parece que todo mundo esqueceu. É mais um político, seres cuja visão só alcança até próxima eleição.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Erandir Barroso de Sousa

                        ± 11 horas

                        Não há interesse do Governo Federal para colocar na pauta esse assunto, já que existe um filho envolvido em crime de corrupção. Além de vários membros das duas casas que aparecem em denúncia de corrupção. Quem vai criar lei que pode ser usada contra os criadores.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          Mirtão

                          ± 6 horas

                          Inclusive, e muito mais, nos governos petistas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • V

                        Valdemiro

                        ± 13 horas

                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          SILVIO MACIEL ROCHA

                          ± 17 horas

                          É óbvio que 35 prioridades sejam diversas. Por favor não manipulam o óbvio.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            J. Neto

                            ± 18 horas

                            GP, que tal levantar a relação de parlamentares respondendo a processos por corrupção? Todos eles se protegem e não vão aprovar a prisão após decisão de segunda instância. É por isso que os eleitores precisam eleger, pelo menos, 90% de novos deputados federais e 27 novos senadores. Eles vão aproveitar essa urgência das reformas, recuperação da economia, privatizações e esse combate à corrupção ficará em quinto plano. Se não mudar os parlamentares, não adianta nada. Podem até eleger um santo(ou uma santa, para não parecer machista) em 2022 para Presidente. Mas com esses "congressistas", só nos resta ficar torcendo para que, pelo menos, as reformas aconteçam em sua plenitude. Infelizmente.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Rodrigo Henrique

                              ± 19 horas

                              É óbvio que o presidente não se importa com esse assunto; só enganou os iludidos. O acordo dele com os parlamentares do Centrão foi apenas para cumprir dois objetivos: tentar se livrar do impeachment e proteger os filhos da justiça. Um deputado com 28 anos na casa e que nunca lutou contra a corrupção, apenas representava interesses corporativos de militares e milicianos. Só não viu quem não quis. Caiu no conto do vigário quem quis. Informação tinha de sobra na época da eleição.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • M

                                Mirtão

                                ± 6 horas

                                E o presidente e sua gentalha? Santos? Kkkkkkk

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              ± 20 horas

                              Quem é corrupto jamais apoiará a prisão após sentença condenatória em segunda instância. Quem é corrupto jamais apoiará o fim do privilégio do foro. Quem é corrupto nomeia para o STF alguém que defende os corruptos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • F

                                Freitas

                                ± 6 horas

                                Mirtão, você é tão ruim da cabeça que acha que todos os que são contra o Jim Jones são lulistas. Por mim, Lula e todos os que depenaram as estatais e seus fundos de pensão teriam pena de morte. Pegue o exemplo do Postalis, fundo de pensão dos Correios: os associados estão pagando bilhões de reais a mais de contribuição para tentar salvar o fundo. Lula é GENOCIDA. E nós, até hoje, pagamos as contas por terem trucidado todas as estatais.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Mirtão

                                ± 6 horas

                                Traduzindo. O lula.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            Fim dos comentários.