i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Kassio Nunes Marques no STF e uma sabatina decepcionante

  • PorGazeta do Povo
  • 21/10/2020 21:32
CCJ aprova nome de Kassio Nunes Marques ao STF
CCJ e plenário do Senado aprovaram nome de Kassio Nunes Marques ao STF após sabatina.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado confirmou, na noite de quarta-feira, Kassio Nunes Marques como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Após a sabatina, o desembargador indicado por Jair Bolsonaro foi aprovado por 22 votos a 5 na Comissão de Constituição e Justiça, e por 57 votos a 10 no plenário, com uma abstenção. Nos dias que antecederam a sabatina, políticos próximos tanto do presidente quanto de setores que se mostraram contrariados com a escolha tentaram amenizar as críticas. No entanto, o que se viu na amistosa sessão de perguntas e respostas não dá muitas esperanças mesmo a quem estava disposto a dar uma chance ao novo ministro. Naqueles temas em que o indicado tinha a possibilidade de oferecer sua opinião, Marques ainda se mostrou distante do perfil ideal para o cargo que ocupará.

Infelizmente, alguns senadores desperdiçaram sua oportunidade ao fazer perguntas sobre ações judiciais nas quais Marques, se confirmado no Supremo, ainda poderá votar – é o caso, por exemplo, da ADPF 442, que busca legalizar o aborto no Brasil durante o primeiro trimestre de gestação, ou sobre o abusivo inquérito das fake news que continua em curso no Supremo. Isso porque a Lei Orgânica da Magistratura proíbe qualquer manifestação que seja entendida como antecipação de voto. Assim, não se poderia dizer nem mesmo que Marques tenha sido esquivo nestes casos, pois se trata de vedação legal.

Ainda assim, havia todo um leque de temas nos quais o desembargador estava livre para se pronunciar, e em nenhum desses momentos chegou a despertar algum entusiasmo – pelo contrário. Um exemplo significativo é o do aborto. Apesar de se dizer defensor da vida desde a concepção e de considerar que a legislação atual (que considera o aborto crime, mas não o pune nos casos de estupro, risco de vida para a mãe e feto com anencefalia) é bastante satisfatória, o sabatinado deixou uma brecha, ainda que mínima, para novas relativizações do respeito ao direito do nascituro à vida – promovidas, inclusive, pelo Judiciário: “só se eventualmente vier a acontecer algo que hoje é inimaginável (...), algo nesse sentido que transformasse a sociedade e provocasse tanto o Congresso quanto o Poder Judiciário para promover modificações nesse sentido”, afirmou, dando como exemplos uma pandemia ou outros casos de anomalias fetais.

O que se viu na amistosa sessão de perguntas e respostas não dá muitas esperanças mesmo a quem estava disposto a dar uma chance ao novo ministro

Outro caso envolveu suas afirmações sobre a Operação Lava Jato. Apesar de reconhecer méritos da operação, reafirmou a famosa narrativa dos “abusos”. “O que acontece e pode acontecer em qualquer operação, em qualquer decisão, é que, se houver um determinado ato ou conduta [ilegal], essas correções podem ser feitas. Nada é imutável”. Tomada genericamente, a frase é corretíssima. Mas, quando ela é dita dentro de um contexto que envolve a Lava Jato, a pergunta que fica no ar – e que, infelizmente, não foi feita na sabatina – é: em que casos concretos houve excessos ou abusos na Lava Jato? Do contrário, deixa-se tudo no ar, dando a entender simplesmente que “houve excessos e é preciso corrigi-los” sem nunca dizer exatamente o que foi feito de ilegal ou irregular, perpetuando uma narrativa equivocada que contribui para a desconstrução da operação. Infelizmente, isso não foi percebido nem mesmo os senadores mais comprometidos com a Lava Jato, que não pediram os esclarecimentos necessários.

Outra manifestação preocupante de Marques foi sua defesa do chamado “garantismo” em oposição ao “originalismo”, oferecendo uma visão bastante aguada do que realmente representa a corrente que diz defender. “O perfil do garantismo”, para usar as palavras de Marques, não se resume simplesmente a garantir “as prerrogativas e direitos estabelecidos na Constituição” e que “todos os brasileiros, para chegar a uma condenação, devem passar por um devido processo legal”. Ora, isso não passa de resposta protocolar que agrada a todos; afinal, essas garantias independem de posicionamento, e um originalista também as defende sem hesitar. Mais uma vez, os senadores perderam oportunidades preciosas, pois até as paredes do prédio do STF sabem que, na realidade brasileira, “garantismo” é algo diferente: é a prática de, havendo uma interpretação possível da lei em benefício do réu, contra outra interpretação igualmente possível e que penda para o lado do bem público, escolher sempre aquela em detrimento desta – uma postura que tem uma série de implicações no combate à corrupção e na segurança pública.

O “garantismo” de Kassio Nunes Marques também foi citado em suas palavras sobre ativismo judicial. “O garantista por vezes precisa ser ativista. Não é um progressista, que está sendo protagonista de políticas públicas, criando normas, em substituição ao Legislativo e ao Executivo. Mas também não é um originalista, que simplesmente se limita ao que a doutrina chama boca da lei, que declama o texto frio da norma”, disse ao senador Marcos Rogério (DEM-RO). A Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o desembargador disse que “a competência para a construção das normas é do Poder Legislativo. O meu perfil é de preservação de competências. A postura do magistrado é aplicar a lei vigente naquele momento”. Aparentemente, são afirmações que dão a entender uma postura positiva de não interferência. Mas como, então, o “garantista” seria um “ativista”? Muitas vezes, o Judiciário “cria normas” alegando supostas omissões dos demais poderes, ainda que tais omissões não existam. Estaria aí uma brecha para o “ativismo garantista”? Uma pista para a resposta pode estar no fato de o comentário sobre o “ativismo” ter vindo após um comentário de Marcos Rogério sobre o fato de o Congresso se pronunciar sobre um tema também quando decide não apreciar ou rejeitar um projeto de lei.

E não há garantismo que pareça convencer Kassio Marques a defender enfaticamente algumas liberdades básicas. O desembargador até mostrou preocupação com ataques à liberdade de expressão motivados pelo combate às fake news, mas também disse que “devemos, não o Poder Judiciário, mas o Estado brasileiro, inibir as fake news. A preocupação que deve ter o Judiciário é na aferição desses conteúdos”.

Em resumo, os breves acenos em defesa da independência entre poderes e da dignidade da vida desde a concepção são muito pouco para dissipar a insatisfação e as dúvidas que permanecem quanto à postura que Marques terá no Supremo Tribunal Federal, principalmente no campo do combate à corrupção. Em alguns casos, por limitação legal; em outros, porque faltou uma atitude mais incisiva de senadores diante de respostas esquivas; e, finalmente, porque, quando o desembargador foi mais enfático, defendeu posições bastante questionáveis que o deixam muito longe da postura necessária a um ministro do Supremo, reafirmando a convicção de que esta foi uma grande oportunidade desperdiçada por um presidente da República que chegou ao posto com uma plataforma de dureza contra a corrupção e conservadorismo moral.

58 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 58 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • L

    LAURI MARGRAF

    ± 11 minutos

    "sabatina" apenas e meramente para formalizar a nomeação, somente isso, nada mais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 2 dias

    Mais um Zé bunda CORRUPTO no STF

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 2 dias

    Devia ser extinta indicação de ministro de STF, e sim último grau na carreira de um juiz de carreira. Como disse bem Álvaro Dias, todos indicado se torna suspeito porque houve alguém que o indicou. Não estou condenando Bolsonaro, estou condenando o sistema, que está errado. São necessárias inúmeras reformas no nosso país, a começar pela educação infantil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 3 dias

    Democracia é isto, a Cracia do Demo. Nos bastariam UM Senador para cada Estado e DF e no máximo TRÊS Deputados Federais, acrescentando mais UM a cada Estado com 5 Milhões de habitantes ou algo assim. No STF bastaria três Juízes para os desempates de 2a. Instância e recursos especiais. Nesta linha, também para Deputados Estaduais e Vereadores e NENHUM cargo de Comissão, só os Concursados e CLTs. QUAL SERIA A ECONOMIA PARA ESTE PAÍS ou todos do Planeta, entre salários e mordomias? Céus, que inferno!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AGM

    ± 3 dias

    Joguinho de cartas marcadas! Escolheram um sujeito sem grandes predicados e de reputação não tão ilibada assim (a começar pelas mentiras dos cursos que diz que fez) mas que atende os anseios dos corruptos e investigados com plantão na Casa da Mãe Joana!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 3 dias

    A grande realidade mais um energúmeno assume como ministro no STF mostram e confirmando que é o maior lixo como instituição da república e confirmando que elegemos um senado covarde e omisso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 3 dias

    Bozo é de longe, uma das piores coisas, que poderia ter acontecido ao MUNDO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      PAULA ANDRUSKO

      ± 3 dias

      JP1980: esses que falam bozo são tão ridículos afffff

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JP1980

      ± 3 dias

      Homens que falam bozo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luca

    ± 3 dias

    Bolsonarista fanático é um ser alienado mesmo!! Ficam discutindo esquerda e direita, quando na verdade Bolsonaro e lula fazem parte do mesmo time, o de aumentar o poder do estado a todo custo. Bolsonaro eleito com um discurso liberal e anticorrupção, na verdade foi só pra enganar trouxa mesmo, não fez nada até agora que não seja aumentar o tamanho do estado, nem acabar com estatal do trem bala ele acabou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      PAULA ANDRUSKO

      ± 3 dias

      Plunct plact zummm que Bolsonaro igual a Lula? Jesussss

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RUY

    ± 3 dias

    A já famosa 2ª Turma do stf será "enriquecida" por mais esta figura deformada de ministro. Depois de nomear Aras, Bolsonaro encontrou alguém para anular de vez a Lava Jato. Fica cada vez mais difícil a escolha pra 2.022. E á nossos senadores, parabéns pela demonstração de que realmente lhes interessa um Brasil de senhores e escravos nesta que é uma das mais desiguais sociedades do mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JP1980

      ± 3 dias

      Concordo. Difícil escolha em 2022.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 3 dias

    Correção ortográfica do meu texto: Destruírem o Brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 3 dias

    Vou fazer algo diferente do que sempre faço, até por já ter exposto minha opinião sobre esse caso, e me limitar a fazer 1 minuto de silêncio (simbólico) e continuar minhas orações pela nação. Afinal, claramente SOMENTE CRISTO para nos salvar de tantos males que são feitos para destruírem com o Brasil. Peço a todos que acreditam também no poder de Deus que também orem todos os dias pela nossa nação. Mais do que nunca, é necessário. "Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os tirou da tribulação em que se encontravam. Reduziu a tempestade a uma brisa e serenou as ondas. As ondas sossegaram, eles se alegraram, e Deus os guiou ao porto almejado". (Salmos 107:28-30)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Deocy França

    ± 3 dias

    Agora plantamos algo que não conhecemos,vai crescer rápido em função dos cuidados. Que Deus olhe para o povo brasileiro ,sofrido que dá dó.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 3 dias

    De agora em diante o Zacarias, digo o Kassio assume um mandato de onde ele não pode ser removido, ele pode decidir de acordo com a lei, mesmo que desagrade seu mestre, esperemos que sua consciência o leve a favor do povo brasileiro e não que acabe como mais um trapalhão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Poder ser removido ele pode, lógico e evidente. Só que os corruptos se uniram para ele assumir a vaga de ministro e, lógico e evidente, somente sofrerá o impeachment se não defender os que o elegeram.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 3 dias

    Esta sabatina de araque, se o Senado quiser, até o tiririca o tiririca pode ser togado. Ele tem mais que 35 anos e menos que 65. Notável saber jurídico e reputação ilibada, nunca foram impedimentos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 3 dias

    Sinceramente o padrão de escolha para ministros deveria ser um concurso público de nível internacional com prova escrita, prática, habilidades e títulos devidamente comprovados sem maquiagem ou cursos não realizados. Agora só de amizades com o mitológico e algumas sabatinas apenas protocolares fica muito mais fácil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Joaquim

      ± 3 dias

      Concordo! O concurso seria a forma ideal, desde que as questões não fosse direcionas para escolher só juizes alinhado com os esquerfistas!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 3 dias

    Mais uma tranqueira no sft, juntando-se a gente como gilmar mendes, dias toffoli, lewandowski e marco aurélio. que m...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reinaldo de Oliveira

    ± 3 dias

    Esperar o quê de um sistema de governo corrompido e falido onde tudo é um faz de conta em troca de favores. Deu a lamentável lógica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rejane

    ± 3 dias

    Para mim nenhuma surpresa. Alguém realmente pensou que essa coisa de sabatina seria séria, ou algum dia foi? Mas uma séria mesmo seria se o indicado fosse Moro. Esse seria o segundo recusado em toda a história do Brasil. Enfim, surpresa nenhuma essa palhaçada de sabatina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ruy de Oliveira Melo

    ± 3 dias

    Parabéns à bandidagem. Não importa o que fizerem, do furto de pirulitos das mãos das criancinhas, assalto à mão armada, com facada ou tiro na vítima (desarmada), roubo de reles celulares, automóveis, caminhões inclusive com suas respectivas cargas, arrombamento de residências, saidinha de bancos ou explosão de agencias bancárias, tráfico de drogas, homicídios, feminicídio, estupro, sempre terão chance de topar com um 'GARANTISTA", que lhes garanta liminarmente um alvará de soltura. Ao babaca trabalhador gerador de riqueza, uma banana, OH!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • .

    .

    ± 3 dias

    Cartas já estão marcadas há tempos já. Biroliro deu pro centrão o que eles queriam e os corruptos comemoram. Era obvio que a tal sabatina seria um papo de comadre. Mais um garantista, uma suprema corte com um ministro que reprovado em concurso público e agora com um cara que nem concurso fez na vida. Governo brasileiro é sempre mais do mesmo, a corrupção sempre vence nesse país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    regina

    ± 3 dias

    Morno, inseguro, nada acrescentou. Escondeu-se o mais que pôde. Piorou ainda com a máscara no rosto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Camargo

    ± 3 dias

    Lamentável , como era de esperar

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J. Neto

    ± 3 dias

    Sabatina decepcionante? Pelo jeito mais decepcionante será a atuação do futuro ministro. Fiquem bem alertas, eleitores! Nós estamos ficando “encurralados”. Vamos pensar e repensar nossos votos e nossas escolhas. Nestas eleições municipais vamos fazer um “treino “. EM 2022, VAMOS MUDAR 100%.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    Os corruptos se uniram para aprovar o nome daquele que vai defender os corruptos e indicado para também defender a familícia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Eugênio Anunciação

    ± 3 dias

    Pelo andar da carruagem. . . Eu até já estou acreditando que os Procuradores do MP e os Juízes da Lava-Jato estão correndo sério risco de serem presos ! ! !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ED-84

    ± 3 dias

    O largo placar de vitória já mostra muita coisa sobre as futuras decisões... Infelizmente já temos uma prévia do futuro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vera Lucia Broetto

    ± 3 dias

    Passou da hora de mudar a forma de nomeação dos Ministros do STF, meio difícil isso acontecer com esses três poderes que temos aí.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 3 dias

    Mais um paspalho que o governo do psicopata aceita nas suas fileiras. Deveria ter recebido um cargo em algum organizadas público qualquer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 3 dias

    a sabatina foi um reflexo da qualidade do congresso que temos....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Maia

    ± 3 dias

    Eleições aí! Não votem em PMDB, PSDB, PT e aliados de Bolsoanaro, se votar, não reclame que ficou igual...escolha o "menos pior", melhor não existe!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 3 dias

    Engraçado. Estou lendo essa materia e ao lado aparece anuncios de PIZZA..KKKKK a Gazeta Zoando da sabatina PIZZA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Pizza foi a INDICAÇÃO DO NOME KASSIO. Ontem, foi o dia de comemorar com pizzaiada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 3 dias

    Decepcionante? Põe decepcionante nisso. Jamais teremos uma suprema corte digna de elogios. Infelizmente a lealdade é para poucos e a justiça não existe no nosso país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 3 dias

    a verdade é que o CONGRESSO NACIONAL não quer trabalhar, não quer assumir responsabilidades, não que votar leis que mudem a atual situação. Só querem mordomias, reeleição, dinheiro ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NEIDE Palmeiro

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Flavio de Lima

    ± 3 dias

    Mais um do mesmo como nos últimos 100 anos! Aqui se muda para piorar! Coitado de nós! E não nos é dada nem a condição de ir embora. Nem para o Jalapão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NEIDE Palmeiro

      ± 3 dias

      É mesmo, ser pobre é uma lástima! Tem que se acabar com essa “gente”. Só reclamam e votam no boso e nem percebem que o “jalapão” está dentro da sua medíocre cabeça.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio

    ± 3 dias

    Essas indicações e nomeações foram inspiradas no sistema americano. Lá, a coisa é de uma nação que decidiu desenvolver. Não é qualquer um que consegue chegar a maior corte judicial do país. Toda a vida do indivíduo é investigado, qualquer desvio vem a público. Aqui, a investigação é feita pela imprensa. Qualquer indicação de políticos reina a insegurança porque certamente é para a proteção de quem indica. Ou qual brasileiro que acredita que é o interesse do país?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      ED-84

      ± 3 dias

      Perfeito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIO MAC

    ± 3 dias

    puro teatro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Geraldo F.

    ± 3 dias

    Se o presidente indicasse um macaco ou rinoceronte os nobres senadores aprovariam sem maiores questionamentos pois não foi uma sabatina e sim ato de confraternização ou então chá das cinco. O senado comprova mais uma vez sua nulidade demonstrando claramente ser somente mais um cabide de emprego para seis mil parasitas. São atuantes quando emperram leis para alavancar o crescimento do país como o recente marco regulatório do gás e a lei de saneamento que demorou uma eternidade pra ser aprovada. Se for extinto ninguém sentiria falta e nos pagadores de impostos agradeceríamos muito pois o dinheiro gasto inutilmente para manter aquilo poderia ser melhor empregado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 3 dias

    Apesar de a sabatina não deixar claro a que veio o novo ministro, muitas perguntas deveriam estar direcionadas ao Congresso Nacional, responsável pelas leis que regem a conduta do País e da população.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Nm

      ± 3 dias

      Perfeito! O congresso Nacional é o maior responsável pela bagunça dos últimos 30 anos. Também com deputados como tiririca, gleise e outros macacos eleitos esperar o que?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 3 dias

    Apesar de a sabatina não deixar claro a que veio o novo ministro, muitas perguntas deveriam estar direcionadas ao Congresso Nacional, responsável pelas leis que regem a conduta do País e da população.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro tenvia

    ± 3 dias

    Bolsonaro com esta escolha deixou cair a máscara que manteve fixa por tanto tempo que o elegeu presidente da República, nada como o tempo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana

    ± 3 dias

    Esperava mais da matéria... a escassez de conhecimento acerca dos temas abordados (ou sua superficialidade), esvaziou, por completo, as críticas efetuadas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giba12

    ± 3 dias

    Resumindo, é mais do mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 3 dias

    Esperavam o quê? Deputado por quase três décadas viveu nos porões de Brasília . Por uma série de acontecimentos fortuitos assumiu a presidência só vsi priviligiar seus companheiros de calabouço. Pobre país o Brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J. Neto

    ± 3 dias

    Decepção anunciada! Alguém tem dúvida disso?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.