• Carregando...
Arábia Saudita suspende importação de frango de dois frigoríficos da BRF
| Foto: Marcelo Elias/Arquivo/Gazeta do Povo

Duas unidades de produção da BRF estão proibidas temporariamente de exportar carne de frango à Arábia Saudita. A informação é da empresa, após comunicado recebido da Saudi Food and Drug Authority (SFDA). Segundo a nota enviada ao mercado financeiro, a medida foi tomada enquanto os árabes aguardam informações sobre supostas violações cometidas pela BRF na produção de ração e premix - preparado que contém vitaminas e aminoácidos -, alvo de investigações entre 2014 e 2018. Das duas unidades envolvidas na medida, a de Dois Vizinhos e a de Francisco Beltrão, ambas situadas no Paraná, apenas a primeira vinha enviando produtos para a Arábia Saudita. O volume atual era de 6 mil toneladas por mês.

“A companhia já iniciou os ajustes de redirecionamento de produção para suas demais plantas até que os fatos sejam devidamente esclarecidos, possuindo ainda cinco plantas habilitadas para a Arábia Saudita. As fábricas de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão serão utilizadas, a partir deste momento, para atendimento de outros mercados”, explicou a empresa, que destacou estar trabalhando em conjunto com as autoridades para esclarecer os fatos. Disse ainda que não tolera desvios de qualidade e integridade em seu processo de produção. Em função disso, reitera que "intensificou e expandiu sua estrutura de controles internos, compliance e qualidade nos últimos anos com o intuito de garantir estrita aderência a toda e qualquer legislação sanitária mundial".

Em 2019, no âmbito da Operação Trapaça, segunda fase da Operação Carne Fraca, o Ministério Público Federal do Paraná denunciou 11 pessoas relacionadas à BRF. A acusação é de que usavam "substâncias proibidas pela legislação" na fabricação de compostos adicionados à ração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]