Fábrica de empanados e salsichas da JBS em Rolândia é a maior do mundo.| Foto: Jonatan Campos/AEN PR
Ouça este conteúdo

O setor industrial paranaense recebeu investimentos pesados desde janeiro de 2019. O aporte da iniciativa privada na área foi o triplo do estipulado inicialmente pelo Governo do Paraná (R$ 40 bilhões). Os dados foram apresentados na noite da última terça-feira (17) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior a um grupo de empresários, em cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

No evento, Ratinho destacou que foram investidos R$ 120 bilhões nesses pouco mais de três anos - entre janeiro de 2019 e março de 2022 - por 32 indústrias. Os dados são da Invest Paraná, agência responsável pela prospecção de novos negócios e atração de empresas, com base no volume de licenciamentos concedidos no Paraná pelo Instituto Água e Terra.

O destaque ficou por conta do setor de alimentação, entre elas a maior fábrica de queijos do Brasil, da Piracanjuba, em São Jorge D'Oeste; a maior fábrica de salsichas e empanados do mundo, da JBS, em Rolândia; e o maior frigorífico da América Latina, da Frimesa, em Assis Chateaubriand. Também ajudaram nessa conta a maltaria anunciada em 2021 por seis cooperativas, além de ampliações nas plantas de empresas multinacionais, como Klabin, Volkswagen, Renault, Gazin, Boticário, além da expansão de cooperativas agrícolas.

Publicidade

De acordo com o governo, esses investimentos ajudaram a gerar mais de 60 mil empregos, entre postos diretos e indiretos.