• Carregando...
Curitiba tem dia de limpeza e reparos após vandalismo em atos anti-Bolsonaro
| Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

Recolher cacos e pedras, trocar vidros, limpar as pichações e contabilizar o prejuízo de fachadas comerciais quebradas e equipamentos públicos danificados. O rastro de destruição do protesto contra o racismo e contra o presidente Bolsonaro que fugiu do controle na noite de segunda-feira (1), em Curitiba, ainda é visível nas ruas da cidade e dá trabalho para equipes de limpeza e manutenção.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, servidores públicos substituíram a bandeira do Brasil que foi parcialmente queimada pelos manifestantes durante a noite. Nas ruas, o trabalho envolve apagar pichações e consertar o patrimônio público destruído, como pontos de ônibus, estações-tubo do transporte coletivo e lixeiras.

Fachadas de prédios oficiais, como o Fórum Cível, e de imóveis comerciais, como o Shopping Mueller, foram depredadas. No prédio da Junta Comercial, ao chegar ao trabalho os funcionários coletaram as pedras utilizadas para estilhaçar os painéis de vidro.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte público, equipes trabalharam durante a noite toda para limpar e consertar as estações-tubo vandalizadas. Mesmo assim, na manhã desta terça-feira, ainda havia estações com vidros quebrados.

Foram danificados sete pontos na Praça Tiradentes, com danos aos totens de mapas das linhas. No Centro Cívico, vidros foram quebrados das estações-tubo Palácio, Comendador Fontana e 19 de Dezembro. Na Avenida Cândido de Abreu foram pichados tubos e apedrejados totens de publicidade. Na Junta Comercial, também na Avenida Cândido de Abreu, nove vidros foram quebrados pelos vândalos.

No Palácio Iguaçu, equipes de limpeza foram destacadas ainda durante a noite de segunda-feira para fazer a limpeza do local, que também foi alvo de pichações. Nesta manhã, porém, não havia policiamento reforçado no local.

A confusão

O vandalismo ocorreu depois de um ato contra o racismo, realizado de forma ordeira e pacífica na Praça Santos Andrade, no Centro. Na sequência, os manifestantes se deslocaram para o Centro Cívico. Após a dispersão das pessoas envolvidas, houve depredação do patrimônio público e cerca de 200 policiais tentaram evitar as ações de vandalismo. Oito pessoas acabaram presas e um policial ficou ferido após levar uma pedrada. Veja, abaixo, imagens da destruição causada na cidade, captadas pelo fotógrafo Gerson Klaina.

  • Pedaço da bandeira do Brasil queimada
  • Bancos tiveram portas de vidro quebradas durante ataques
  • Pixações ocorreram em vários equipamentos públicos
  • Bandeira do Brasil foi parcialmente queimada, na sede do governo estadual
  • Placa vandalizada em frente à Praça Nossa Senhora de Salete
  • Fachada do fórum também foi atacada
  • Vidros quebrados em agência da Caixa Econômica Federal
  • Reparos no Shopping Mueller, em Curitiba
  • Pichação em muro de vidro no Centro Cívico
  • Pedras que estilhaçaram fachada da Junta Comercial
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]